O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

despezas da guerra com os rebeldes devem elles paga-las por seus bens; e quando isto fosse duvidoso, não pôde haver duvida em que se precisão medidas prontas e vigorosas.

O Sr. Presidente: — O projecto está na imprensa : eu não me esquecerei de o dar para ordem do dia sem ser necessário estar seaopre a lembrar-mo.

Deu o Sr. Presidente para ordem do dia, tanto para a hera ordinária como para a extraordinária, a continuação da discussão do projecto sobre a responsabilidade; e levantou a sessão depois das Ires horaa

RBSOXUÇÔBS E ORDENS DAS CORTES. Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo eExcellentissimo Senhor. —AsCortes mandão voltar ao Gdverno os inclusos autos findos entre partes os herdeiros de Cosrne José Rodrigues ^ e o Conde da Lousa, para que nos termos da Conétitílição mande fazer éífectiva a responsabilidade dos juizes que assignárâo os accordãos constantes dos fiiesmos .autos a f. 447 e f. 470, exceptuando o juis «que assignou vencido. O que V. Exc.a levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. £xc.a Lisboa Paço das Cortes 13 de Março de 18f 3. — João Baptista Felgueiras,

Para Sebastião José de Carvalho.

íilustrissimo e Excellentissimo Senhor. —As Cortês tomando em consideração a conta da junta provisória do Maranhão, datada i bro de 1817, fàz«ndo?-se entregar o prodncto da tnsen-cionada negociação aos interessados: e fecotnnnc-twilâo q«e sei» demora se expessão a« ordens necessárias « toda? às juntas do Brasil, não dissidentes, pata que -esteja» B« inteHigeecia de que o 'comaaercíio costeiro ;í e ip-folaibklo aos estrangeiros peias fei« actuaes, cujo» transgressores devem ser pttniídoe com aã pcoas q^íe nolVas &e «stabe-lecem. O que V. Exc.* levará a^ cicmbecirB%Mo de Sèâ Magèskd*.

Deus guaidie a V» Exc.* Lisboa Paço das Cortes W de Mwço de 18S3. — João

Para o mesmo

Illuílrissuríò e Excel lentíssimo Senhor. —A s Cos-lês mandão remei ter ao Governo, a firn cio ser com-petenlemente verificado, o ofiferccimento incluso quo faz para aã urgência-? da Nação, em quanto preciso for, o cirurgião da viila de Óbidos José Rodrigues da Silva, da quantia de 10^000 reis annuaes de seu partido. O que V. Exc.a levará ao conhecimento de Sua Magestade; . ,

Deus guarde a V. Exc.* Lisboa Paço das Cortes 13 de Março de 18S3. — João Baptista Fclguéiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellenlissimo Senhor. —As Cortes precisão de que o Governo lhes transmitia com urr gencia as informações exigidas na ordem de 3 de Fevereiro próximo passado á cerca das manadas do Ribatejo G AI ler do Chão. O que V. Exc.a levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V< Exc.a Lisboa Paço das Cortes 13 de Março de 1813. — João Baptista Fclguéiras.

Para Manoel Gonsalves de Miranda.

Iliustrissimo e Excelientissimo Senhor. —As Cortes mandão remelter ao Governo para lhes dar a consideração que merecsr, os offerecimentoi inclusos quo fazem de seus serviçoi o cidadão José Francisco Pa* checo, e o capitão deartilheria reformaílo João Chry-sostomo Xavier de Sousa. O que V. Exc.a levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exc.a Lisboa Paço das Cortes 13 de Março de 18Í3. -r-Jaáo Baptista Felguciras.

Para o mesmo.

IHustrissimo e Excellentissimo Senhor. — As Cortes mandão ren>ctt€r ao Governo para tomar na consideração que merecer, o incluso, offerecimento que faz de seiís serviços o coronel do corpo dos engenheiros António Bernetrdino Pereira dó Lago. O que V. Exc.a levará ao conhecíoierito de Sua Mage^laJe.

Deus guarde a V. Exc.a Lisboa Paço das Cortp.s 13 4e Môrço de 1823.. ~-Joâ& Baptista Feígueiras.

SESSÃO DE 14 DEMARCO.