O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 20 DE JUNHO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Dá-se conta de dois officios, um do ministerio dos negocios estrangeiros, outro do ministerio da guerra, enviando informações.- Têem segundas leituras um projecto de lei do sr. Barbosa de Magalhães e outro do sr. Francisco Matoso. - Apresentam projectos de lei aos srs. Guilherme Pacheco e Cardoso Valente. - Enviam para a mesa notas, renovando a iniciativa, de projectos de lei, os srs. Cardoso Valente e Sonsa e Silva. - Refere-se á falta de pagamento dos professores de instrucção primaria, e pede providencias ao governo para attender a este estado, o sr. João Pinto; responde-lhe o sr. ministro do reino. - O sr. Augusto Pimentel chama a attenção dos poderes publicos para a crise agricola que está flagellando o paiz. - O sr. Eduardo de Abreu mostra a conveniencia de Portugal ser representado nos congressos scientificos de Varsovia, Vienna de Austria e Washington que no presente anno, se devem reunir. Responde-lhe o sr. ministro do reino. - Apresenta o sr. Augusto Pimentel uma representação do municipio de Amares, o sr. Cardoso Valente outra de alguns thesoureiros de bancos e sociedades anonymas de Lisboa e Porto, e o sr. Marçal Pacheco outra dos empregados do governo civil de Faro. Manda tambem um requerimento, pedindo esclarecimentos, pelo ministerio dos negocios estrangeiros. - Apresentam requerimentos de interesse particular os srs. José Castello Branco, Francisco Machado, Elizeu Serpa e Matheus de Azevedo. - Vota-se um parecer da comimmissão de verificação de poderes, com relação ao circulo n.° 97 (Funchal), e é proclamado deputado o sr. Henrique de Saut'Anna e Vasconcellos Moniz de Bettencourt. - Justificam faltas os srs. Francisco de Medeiros e Guilherme Pacheco.
Na ordem do dia realisa-se a interpellação do sr. João Arroyo ao sr. presidente do conselho e ministro do reino, ácerca dos acontecimentos que se deram no Porto no mez de março ultimo. N'esta interpellação tomaram parte, alem do interpeliante, os srs. presidente do conselho. Oliveira Martins e Consiglieri Pedroso, apresentando moções de ordem os srs. João Arroyo e Oliveira Martins, das quaes a primeira foi rejeitada e approvada a segunda. - O sr. ministro da fazenda apresenta um projecto de lei, regulando a moeda nos Açores. - A sessão acaba às seis horas e meia da tarde.

Abertura da sessão - As duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 66 srs. deputdos. São os seguintes:- Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Sousa e Silva, António Castello Branco, Campos Valdez, Antonio Candido, Oliveira Pacheco, Guimarães Pedrosa, Tavares Crespo, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Augusto Pimentel, Bernardo Machado, Eduardo de Abreu, Feliciano Teixeira, Freitas Branco, Firmino Lopes, Castro Monteiro, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Sá Nogueira, Pires Villar, Cardoso Valente, João Arroyo, Vieira de Castro, Teixeira de Vasconcellos, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Correia Leal, Oliveira Martins, Amorim Novaes, José Castello Branco, Pereira e Matos, Ruivo Godinho, Guilherme Pacheco, Vasconcellos Gusmão, José de Nápoles, Ferreira Freire, Alpoim, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Simões Dias, Santos Reis, Julio Graça, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manuel Espregueira, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Marcai Pacheco, Marianno Prezado, Matheus de Azevedo, Miguel da Silveira, Pedro Victor, Estrella Braga, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Baptista de Sousa, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Pereira Borges, Fontes Ganhado, Jalles, Pereira Carrilho, Santes Crespo, Augusto Fuschini, Miranda Montenegro, Victor dos Santos, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Goes Pinto, Matoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Almeida e Brito, Francisco Beirão, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Casal Ribeiro, Scarnichia, Franco de Castello Branco, Izidro dos Reis, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Alves Matheus, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Jorge O'Neill, Alves de Moura, Avellar Machado, Barbosa Collen, Dias Ferreira, Elias Garcia, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, José Maria dos Santos, Santos Moreira, Abreu e Sousa, Julio Pires, Luiz José Dias, Manuel d'Assumpção, Pinheiro Chagas, Marianno de Carvalho, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Dantas Baracho, Tito de Carvalho, Vicente Monteiro, Visconde de Monsaraz e Visconde da Torre.

Não conpareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, António Centeno, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Barros e Sá, Urbano de Castro, Conde de Castello de Paiva, Eduardo José Coelho, Elvino de Brito, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Francisco de Barros, Francisco Matoso, Guilhermino de Barros, Candido da Silva, Baima de Bastos, João Pina, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Oliveira Valle, Jorge de Mello (D.), Ferreira Galvão, Ferreira de Almeida, Abreu Castello Branco, Laranjo, Barbosa do Magalhães, Oliveira Matos, Pinto de Mascarenhas, Mancellos Ferraz, Pedro Diniz e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da guerra, remettendo, para conhecimento da commissão de guerra desta camara os requerimentos do coronel de infanteria, Francisco José de Brito e do alferes reformado, Bernardino de Saavedra Prado e Thermes, acompanhados das informações respectivas.
Á secretaria.

Do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Pinheiro Chagas, copias do officio do ex-director politico dos negocios estrangeiros, Vicente Rodrigues Monteiro e da resposta às accusações apostas n'aquelle officio do primeiro official José Maria Sousa Monteiro.
Á secretaria.

Segundas leituras

Projecto de lei

Senhores. - Em conformidade das disposições contidas o decreto de 29 de julho de 1886, é proposta pelos deputados abaixo assignados a creação de um julgado de paz na extincta villa de Angeja, actualmente pertencente á comarca de Aveiro,
São muitas as rasões que aconselham a sua creação, que representa um elemento de vida e progresso para uma das mais ricas e bellas povoações que é banhada pelo rio Vouga.
Bastara attender-se que o julgado, cuja creação propo-

61