O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 226 )

Os Srs, Deputados que combatem o Projecto, po-

do para soccorro de Navio de Guerra com a deira Portugueza— quando do Thesouro se expedirem ordens sobre as Províncias para pagamento,~ sem que alli se achem fundos^ encanando e malogrando os cálculos dps Portadores , l que contam d© boa fé alli encontraf :os meios parados seiís negócios, e que nisso são teirivelrnente prejudicadas— qtiajndo se'anHunciar ao Publico,-que uma ép' hca> de certa divida «-vai entrar em pagamento, como' aconteceu coui os Soldos e Ordenados de 1837, e cjue uma porção é paga, e. a outra •fica^proscripta: em quanto houverem estas reminiscp.ncia^ ,-de CdrLa que «ainda que se sentem naquellas Cadeiras esteou aqueUe 'indivíduo, os nocnes não-gecarão-credu to.-Não e o nome de^Florido', Miranda, ou Avi* Ia ^ que pôde dar Credito fiublico , e'a,boa fé,.-e a religiosa .observância, de bons princípios administrativos por algum tempo, que fará es-e milagre; mas nas circumstancias actuaes, eu entendo, que nào se podia sahir melhor desta crise, que trocando'por dinheiro alguns -desses papeis, que a nos^a desjjr. -ca (faz-que seja necessário recebe-los em transacções desta natureza: portanto voto pelo Projecto. (Fozes : — Muito bem ? muito bem). , < - .

í'

i . . ' O REDACTOR ',

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO,

N." 17.

1 5 te ;Junh.0.

1841.

Presidência do Sr» Pinto de Magalhães•

C,,

hamada — Presentes 72 Srs. Deputados. Abertura — Meia hora depois do meiordia.

. Acta — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS. — Do Ministério da Guerra. — Um , devolvendo um Requerimento doCapiiâo reformado António Jcse d'Ar«iujo, em que pede que o Gover-no'seja aulhorisado arestilui-lo áeffectwdade do seu posto, e dando varias informações sobre este objecto, que pela Camará foram pedidas. — A* Coinmissâo de Guerra.

- Outro, devolvendo outro Requerimento-do Major, servindo de Governador da Praça da Figueira, e Fortalezas annexas, Francisco de Paula Caceres, em que pede ser abonado com uma ração dianu de forragem , pelo exercício em que se achava de Com-mandante da Sub-Divisâo Militar de Coimbra, e dando sobre esta pertenção vários esclarecimentos, que pela Camará haviam sido pedidos. -•- A' Com-missão de Guerra.

IHEMEIRA FARTE DA ORDEM DO DIA.

Requerimentos, Representações, segundas Leituras , ele.

O Sr. Ferrer: —Mando para a Mesa uma Re-pie^eniaçâo dos moradores do extinclo Concelho^e Pornbeiro, e de algumas Freguezifls visitihas, de differentes Concelhos, em que pedem que se restabeleça o Concelho em Pombeiro, o que'duern ser possível depois que se estabeleceu alli uma ponte, e porque it-m capacidade para servir de Concelho. Peço a V. Ex.tt que a mande á Commissão de Estutistica.

O Sr. J. M. Grande: — Mando para a Mesa uma Representação dos Officiaes da Estação de Saud« de Belém", em que se queixam de terem sido lesados pelo D.ecreto de 14.dei Novembro de 1836; pedem providencias a respeito do seu estado. Rogo a^V. Ex.a que, a mande para a Gomuiissão respectiva.

Ò Sr. Affonseca: — Pedi a palavra para fazer um Requerimento, e peço licença a V. Ex.a, e á Camará para o fundamentar.

Seria certamente para mi m extremamente lison-geiro o poder ser. o.prgão de expressões de satisfação e de contentamento originadas na ventura e prosperidade; dos povpa que tenho a honra de representar : não me cabe certamente uma tão agradável tarefa; beoj diverso é o dever que lenho hoje a preencher. Sr. Presidente, o Commercio da Ilha da Madeira, em outros tempos tão prospero, e tão feliz definha rapidamente; torpor irmão da morte paralysa* todos os, seus canaes, e a Ilha outr'ora appelhdada a ílôr do Oceano não é mais que um vão simulacro da sua gloria passada^. seus habitantes arrastram apoz si uma mísera existência, tanto mais pesada, quanto é fresca ainda a reminiscência de seus dias de ventura.