O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 61

SESSÃO DE 7 DE MAIO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Manuel Affonso de Espregueira

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Carlos Augusto Ferreira

SUMMARIO

Approvada a acta dá-se conta do expediente, lendo-se dois officios e dois telegrammas recebidos na mesa, e tem segunda leitura um projecto de lei do sr. Tello. - Explicação dada pelo sr. ministro da guerra ao sr. Teixeira de Sousa, em referencia á classificação dos alumnos da aula de equitação da escola do exercito. - Parecer apresentado pelo Sr. Luiz José Dias. - A requerimento do sr. Avellar Machado entra em discussão, e é approvado, o projecto de lei n.º 65. -Pede o sr. Ravasco, e a camara concorda, que seja posto em discussão o projecto de lei n.° 67. Em seguida, sob proposta do sr. Ramires, resolve-se que sobre o mesmo projecto seja ouvida a commissão de fazenda. - Proposta do sr. Moncada, que a justifica com algumas considerações. Requerimento do mesmo sr. deputado. - Declaração do sr. ministro da fazenda, em referencia á noticia de uma operação sobre as acções da companhia de Moçambique. - Acceita a proposta do sr. Moncada o sr. ministro das obras publicas. - Parecer da commissão de administração publica, apresentado pelo sr. Festas. - Observações do sr. conde de Paço Vieira, em referencia ao facto de ter sido agraciado com a carta de conselho o sr. Miguel Antonio da Silveira, governador civil da Horta. Resposta do sr. ministro da fazenda. - Representação mandada para a mesa pelo ar. Catanho de Menezes. -Proposta do sr. Alpoim. - Parecer da commissão de administração publica, apresentado pelo sr. Alexandre Cabral. - Dá-se conta da ultima redacção dos projectos de lei n.ºs 48,49 e 55.

Na ordem ao dia continua em discussão o orçamento da receita, usando em primeiro logar da palavra o sr. Teixeira de Sousa, que analysa e impugna muitas das suas verbas. Responde-lhe o sr. Cayolla, e em seguida encerra-se a sessão.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 41 srs. deputados. São os seguintes: - Abel da Silva, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alvaro do Castellões, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Barbosa de Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho de Menezes, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Maria de Oliveira Matos, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz José Dias, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida e Martinho Augusto da Cruz Tenreiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto Cesar Claro da Ricca, Carlos José de Oliveira, Conde de Paço Vieira, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim José Pimenta Tello, José Adolpho de Mello e Sousa, José da Cruz Caldeira, José ias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Oerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira de Lima, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Telles de Vasconcellos, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Sertorio do Monte Pereira.

Não compararam á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Cesar de Oliveira, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio Simões dos Reis, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Conde de Burnay, Conde de Idanha a Nova, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira, Franco Pinto Castello Branco, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu de Couto Amorim Novaes, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Capello Franco Frazão, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, José Mathias Nunes, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomos, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Marianno Cyrillo de Carvalho, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da guerra, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Francisco José Machado, copias relativas á contagem do tempo de commando de companhia, requerido pelo capitão de infanteria André Joaquim Bastos.

Para a secretaria.

Do juizo de direito do 3.° districto criminal de Lisboa, solicitando auctorisação para que o sr. deputado José Rey-