O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í 609 )

dês ao recrutamento entre nós, mas o-que custa tudo no estado actual é o dinheiro; todos os Ministros respondem » não temos meios 55; interpella-se qualquer dos membros do Ministério acerca de qualquer dos ramos de serviço publico, responde»?não tenho meios, não tenho dinheiro, o Orçamento não era effectivo ; então se nós votarmos mais alguma coisa amanhã dá-se-nos a mesma resposta; por consequência i^Ss não-temos adiantado coisa nenhuma em ap-provar o Parecer da maioria da Commissão, porque eífectivamente votamos uma coisa ideal; e não há coisa roais redicula , que um Legislador l anca r-se nas regiões das probabilidades: por consequência, Sr. Presidente, em quanto não forem dadas explicações suficientemente cathegoricas acercada maneira de pagar a divida actual do exercito, e de fazer face á despeza corrente no anno seguinte, é impossível approva*-se o Parecer da maioria da Commissão, o mais que podemos fazer é votar o Parecer da minoria.

O Sr. Ministro da Guerra: — E' para um objecto

pessoal, não entrarei cousa alguma na matéria: o Sr. Conde da Taipa nó meio do seu discurso alludiii a que tinha visto algum gesto... .. sinto bastante nào o ver no seu logar....

O Sr. Conde da Taipa:- —Cá estou.

O Orador: — Bem ; estimo muito; pérmitta-me S. Ex.a que lhe diga que houve bastante susceptibilidade da sua parte, e então não se pode estranhar que lambem me ferisse a minha susceptibilidade , rnas pôde ficar certo que não tive a menor intenção d'offender a S. Ex.% porque é minha intenção não offender nenhum Deputado, e muito menos âquelle com quem estou ligado desde longo tempo; edezejo muito que todos os Srs. Deputados estejam certos, que só o bem do serviço e que derige aqui as minhas acções.

O Sr. Presidente:—-A hora deu ; a ordem do dia para amanhã é a continuação desta, e a do Projecto n.° Í25 na sua especialidade; éstú levantada a Sessão. -*- Jíram 4 horas da tarde.

N.° 62.

òt 21 í>e JÍtarc0.

1839.

Presidência do Sr. J. C. de Campos.

.b&rtura—Depois do meio dia.

Chamada — Presentes 103 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs.- César de f^asconccllos, Bispo Conde, Dias d*Azevedo, Hen-riques Ferreira, e Pa f sós (Manoel).

Acta — Approvítda.

Expediente — Teve o seguinte destino:

Ministério dos Negócios Estrangeiros •*— Um offi-•cio, comoMinicando que naquella Repartição não existe partecipação alguma a respeito decontrabando do Algarve. — Para a Secretaaia.

jWinisterio do Reino—Um officio, incluindo uma representação dos Empresários da nova estrada de Lisboa para oí Por to. -r- A' Commissão d" Administração Publica.

Outro, acompanhando vários papeis relativos ao Terreiro Publico , em que se requerem providencias dependentes de medidas legislativas.—A' mesma Commissão , ouvindo a d'Agricultura.

Outro, acompanhando vários papeis relativos ao local, em que se projecta edificar umTheatro Nacional nesta Cidade. — A' Commissão de Fazenda.

Ministério da Fazenda—Um officio , incluindo vários papeis, e documentos, relativos áarremataçào daUrzella nas Ilhas dos Açores.— A* Commissão do Ultramar.

Outro, acompanhando cinco Consultas da Com-uiissào permanente das Pautas acerca das alterações; fnodiíicaçqes, e addicionamentos, que convém fazer na Pau.ta Geral das Alfândegas. — A* Commissão de Commercio e Artes.

Outro, incluindo uma Consulta da Commissão interina da Junta do Credito Publico, e o officio do Ministério da Guerra, acerca de Bens Nacionaes re-quesitados para objectos de serviço publico.-—A1 Commissão de Fazenda.

Outro, .respondendo a um officio, desta Gamara,

incluindo, vários papeis concernentes á períençâo do cidadão António Thomaz da Costa e Alello, a que se referia um requerimento do Sr. José' Alexandre do Campos, mandado remetter ao Governo. — Para a Secretaria.

Ministério de Justiça—-Um officio, respondendo a outro desta Camará, e declarando que pela Secretaria do Reino é que se podem fornecer quaesquer esclarecimentos a respeito de Seminários, e dos de roais estabelecimentos desimilhante natureza. — Para a Secretaria.

Outro, acompanhando uma relação de todas asDi-gnidades, e Cónegos da Sé Primaz de Braga.— Para a Secretaria.

Representações — Uma dos Etnprezarios da estrada de Lisboa ao Porto, expondo as medidas, que julgam mais opportunas para aEmpreza poder progredir nos seus trabalhos.—A Commissão d'Administração Publica.

Quatro das Camarás, Lavradores, e cultivadores dos Concelhos de Villa Franca de Xira, Azambuja, e Benavente, reclamando contra a projectada intro-ducção de Cereaes pelo rio Douro, bem como outra da Camará Municipal do Cartaxo sobre o mesmo objecto. — A's Commissoes de Commercio e Artes, e de Administração Publica, ouvindo a de Agricultura.

Outra da Camará Municipal do Peso da Regoa, reclamando providencias contra o máo estado do com-mercio dos vinlios. —A' Commissão Especial dos fuinhos.

Outra da mesma, pedindo o exclusivo da passagem do rio Douro desde o sitio do Corgo até o das Caldas daquelie Concelho. — A' Commissão d"Administração Publica.

Outra da Camará Municipal de Trancoso, reque-rendo o indeferimento aos requerimentos dosalumnos das escolas Medico-Cirurgica de Lisboa, e Porto, em que reclamam a concessão d'um gráo académico. — //' Commissão de Instrucçâo Publica.