O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

62.ª SESSÃO

EM 9 DE SETEMBRO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta dá-se conta do expediente, que consta de officios de diversos Ministerios. - Teem segunda leitura dois projectos de lei relativos á instituição de bibliotecas municipaes e á congrua de parochos, da iniciativa respectivamente dos Srs. Feio Terenas e Oliveira Guimarães. Foram admittidos - O Sr. Presidente communica haver recebido uma representação da Associação Commercial Vinicola e uma commissão de viticultores. - O Sr. Augusto do Valle faz considerações acêrca do estado da nossa marinha de guerra. - O Sr. Luis Gama trata do mau estado da estrada da Nazareth ao Vallado. - O Sr. Jorge Vieira pede providencias contra o aumento da emigração clandestina e o Sr. João de Menezes chama a attenção do Governo para o alastramento do jogo. Responde-lhes o Sr. Presidente do Conselho (Wenceslau de Lima). - Entre os Srs. Augusto de Castro e Valerio Villaça trocam-se explicações. - O Sr. João Ulrich allude ao credito agricola, respondendo-lhe o Sr. Ministro das Obras Publicas (Barjona de Freitas).

Na ordem do dia, e em negocio urgente, o Sr. Moreira de Almeida insiste pela necessidade de, no intervallo parlamentar, funccionar a commissão do bill de indemnidade, requerendo que a proposta que manda para a mesa seja discutida e votada com dispensa do regimento, o que foi approvado, usando da palavra as Srs. Brito Camacho, Pereira de Lima, João de Menezes e José Tavares, sendo approvada a proposta. - Seguidamente entra em discussão o projecto de lei n.° 32, garantindo a tres generaes do quadro auxiliar o direito á reforma por equiparação. Usam da palavra os Srs. Brito Camacho, Rodrigues Nogueira (relator) e Matheus Sampaio. A requerimento do Sr. Joaquim Veiga é a materia julgada sufficientemente discutida. - Procedendo-se á contagem a requerimento do Sr. João de Menezes verifica se não haver na sala numero sufficiente de Srs. Deputados, encerrando-se em seguida a sessão.