O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 19.

SESSÃO DE 25 DE MARÇO DE 4857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede. Miguel Osorio Cabral.

Chamada. — presentes 67 srs. deputados.?

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Albino de Figueiredo, Nogueira Soares, D. Antonio da Costa, Antonio Emilio Brandão, Girão, Barros e Sá, Cunha e Sá, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Cunha Pessoa, Rezende, Alves Vicente, Pegado, Zuzarte, Pessanha (João), Sousa Machado, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, Banha, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Mello Gouveia, Teixeira de Queiroz, Matoso. Rebello da Silva, Mendes Leite, Osorio de Figueiredo, Placido d'Abreu, Rebocho, Jacome Correia, Pita, Nogueira Soares, Senna Bello, Thomás de Carvalho, Victorino de Barros.

Não compareceram—os srs. Abilio da Costa, Azevedo e Cunha, B. C. do Amaral, B. F. da Costa, Possolo de Sousa, Alves de Sá, Roboredo, Benevides, J. J. da Cunha, Tenreiro, Passos (Manuel), Mariano de Sousa e Sebastião Coelho.

Abertura—ao meio dia. Acta-approvada. Declarações.

1.ª —Do sr. Rebello Cabral, de que o sr. Alves de Sá faltou ás sessões da semana passada, por motivo justificado até sexta feira, e por doença no sabbado; e por este ultimo motivo falla á sessão de hoje, e não poderá comparecer a mais algumas até se restabelecer.

A camara ficou inteirada.

2.ª —Do sr. Emilio Brandão, de que fallou ás duas ultimas sessões por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° —Do ministerio do reino, acompanhando os cadernos dos cidadãos habilitados para serem eleitos deputados ás côrtes nos concelhos da Horta, Lagem do Pico, Santa Cruz das Flores e Magdalena.

A commissão de poderes.

2.º —Do mesmo ministerio, enviando alguns dos esclarecimentos pedidos pelos srs. Pessanha (João) «Tenreiro, relativos á eleição de Moncorvo, e declarando que mandará os restantes logo que chegarem. Para a secretaria.

3.º — Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando o mappa pedido pelo sr. Pereira da Silva, demonstrando o numero de corados, qualidade e preços dos lanificios que nos ultimos tres biennios tem sido comprados para serviço d'esta repartição.

Para a secretaria.

4.º —Do ministerio da justiça, acompanhando as copias pedidas pelo sr. Rebello Cabral, do requerimento e decretos a que allude o juiz de direito José Bernardo Gonçalves Ferreira Pinto da Cunha, no officio que por copia acompanhou o d'esle ministerio de 10 do corrente.

Para a secretaria.

5.° —Do ministerio da fazenda, acompanhando a copia do officio que o sr. Antonio José d'Avila dirigiu ao sr. ex-ministro da fazenda, sôbre a questão da administração do monopolio do tabaco por conta do governo no imperio francez, no reino de Hespanha e no da Sardenha.

Para a secretaria.

6.° —Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Passos (José), sobre a liquidação dos generos e sommas tiradas pelos partidos belligerantes em 1846 e 1847.

Para a secretaria.

7.° — Do mesmo ministerio, participando que foram dadas as ordens para obter os esclarecimentos necessarios para satisfazer ao requerimento do sr. Paulo Romeiro, em que pede uma relação dos empregados que não concorrem ás suas repartições desde 30 de junho de 1836.

Para a secretaria.

8.º —Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do alferes ajudante da praça de Campo Maior, Manuel Mathias Guedes.

A commissão de guerra.

9.° —Do mesmo ministerio, acompanhando um exemplar da ordem do exercito n.º 53 de 1856, em que se publicou o regulamento disciplinar, adoptado pelo governo para a execução da lei de 14 de julho de 1856, que aboliu os castigos corporaes no exercito.

A commissão de guerra.

10.º — Do presidente da junta do credito publico, acompanhando cento e quarenta exemplares das contas da mesma junta, relativas á gerencia do anno de 1855-1856, e d» exercicio do anno de 1854 a 1855.

Mandaram-se distribuir.

Representações.

1.ª —De duzentos e cincoenta e seis habitantes de Aveiro

Vol. III—Março —1857.

18