O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

sendo o dito foro livre de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do corrente anno-— 217$090.

CONCELHO DOS OMVAES jrKEGtneszti. DE s. JOÃO BAPTISTA DO IVOMIAB

96 Foro de 467 réis, pago por dia de Natal, imposto em uma vinha situada na Ormeira na Costa da Luz: praso em vidas com laudemio de decima. Emphvteuta José Maria Cardoso da Silva, sendo o dito foro captiv© de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do corrente anno -

COHCELHO DE BELÉM s-RBCHJBaiA DO SANOÊCSSIMO sAre DB JESUS, DB

97 Foro de 128 réis, pago por dia de Natal, imposto em uma vinha no sitio do Porto Pinheiro í praso em vidas com laudemio de decima. Emphyteuta José Maria Cardoso da Silva, sendo o dito foro captivo de decima e mais impostos para o senhorio directo, e pertencendo ao arrematante o foro do corrente anno—14$11Q.

Declara-se que oa foros em géneros sSo entregues em Lisboa livres de impostos, ou pagos a dinheiro, pelo preço médio da alfândega municipal na epocha do vencimento. Todos os mais esclarecimentos de que se carecer se prestam na contadoria do hospital de S. José.

Contadoria do hospital nacional e real de S. José, 12 de abril de 1862.=0 oficial maior, Manuel Cesario de Araújo e Silva.

CAMARÁ MUMCIPAL DE MSBOA

Tendo-se dirigido á presidência da camará municipal de Lisboa uma proposta para a extincçSo rápida dos incêndios nos prédios urbanos, e isto sem soccorro algum de fora, a qual proposta nS,o tem assignatura, e declara o seu auctor que quando a camará queira com elle tratar a similhante respeito, assim o faça constar pela imprensa; por tal motivo se faz este annuncio, para que o referido auctor possa comparecer nos paços do concelho no dia sexta-feira próxima, 16, pelas onze horaB da manhã,, para $e entender com o sr, presidente sobre o mencionado assumpto.

Camará, 12 de maio de 1862. = O escrivão da camará, Nuno de Sá Pamplona.

ALFÂNDEGA GRANDE DE MSBOA

QuarÉa-feira 14 do corrente, pelas onze horas da manhS, continua n'esta alfândega o leilão annunciado para hoje; e também haverá vidros de varias qualidades.

ALFÂNDEGA MUNICIPAL DE LISBOA

Tendo de proeeder-se á feitura de um telheiro de ferro com columnas, que se deve assentar junto da casa de despacho em Alcântara, são para isso convidados os indivíduos que estiverem nas circunistancias de fazer & dita obra, a dirigirem as ?uas propostas á direeçào até ao dia 24 do corrente, ao meio dia, em que serio abertas as propostas, e remettidas superiormente.

Na secretaria da alfândega se pôde ver todos os dias a planta para a dita obra.

Pela alfândega municipal de Lisboa se ha de proceder á «ompra de 180 enxergas e travesseiros para os guardas da dita alfândega, e 180 mantas de lã. As pessoas que quize-rem fazer o dito fornecimento dirigirão em carta fechada á direcção a sua proposta até ao dia 24 do corrente, e ás -doze horas d'esae dia se abrirão as propostas, a fim de serem remettidas superiormente.

Alfândega municipal de Lisboa, 12 de maio de 1862.

CONSELHO DE SAÚDE NAVAL E DO ULTRAMAR

Está aberto concurso perante o conselho de ssaude naval e do ultramar, por espaço de três mezes, a contar da data da publicaçlo d'este aununcio na folha offieíal, para o provimento de dois logarea de pharmaceuticos do quadro de saúde da província de Angola, na conformidade do artigo 2.* do deareto de 11 de dezembro de 1851.

Os indivíduos que pretenderem estes legares deverUo apresentar no hospital da marinha os seus requerimentos documentados, em que provem ter as habilitaçSet legaea para serem providos.

Hospital da marinha, 10 de março de 1862. == Dr. Francisco Frederico Hopfferf secretario.

DO

ftl

Pela administração central do correio de Lisboa se faz publico que aaírá, a 15 do corrente, para S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Fayal e Graciosa, o vapor Açoriano.

A correspondência será lançada na caixa geral até ao referido dia, e na da estaçSo postal do Terreiro do Paço meia hora antes da que ali for «anunciada para a mala ser levada a bordo,

Administraçlo central do correio de Lisboa, 10 de maio

O aviso telegraphico do paquete vindo de Inglaterra estar á viste recebeu-se hoje ás nove horas e trinta minutos da manhã; chegou a mala a esta repartição aos trinta minutos da tarde; a distribuição da correspondência começou ás duas hora» e trinta e oito minutos; a pequena posta saiu ás duas e quarenta e cinco minutos.

Em 12 de maio de 1862.

OOEEESPONDENCIA BETIDA POB FALTA DE SELLOS Para Lisboa

CAKTAS

António José, Anna de Matos— Colorab — Joaquim da Conceição.

JOHKAE8

António Joaquim lê Oliveira Juttior — Belchior José Gar-cez — Escrivão da camará municipal de Belém, Estevão de Sousa — - Felicifíno José da Sttv-a — 0uilherme Augusto de Carvalho, Guilherme José Bnne» — Joaquim José de Sousa, Joaquim Teixeira da Coita, José António Pereira Lima, José Joaqtnm AfFonso Pereira, José Maria da Coata Cordeiro — Manuel da Serra, Ministro da fazenda, Mínia-tro da marinha, Maria da Conceição Padilha»

COKRESPOKDBNCU BETIDA POB FALTA DB t Para a Bélgica

OARTAS

Chantrell De Stappens — Bruges,

Carlos Augusto Flore» e José Damaaio Ferreira — Cfand,

Para Dínant (Bélgica) Ferange (mr.)

Para oa Estados Unidos

CAUTAS

Joio Maurice Smith — New York Lizzy S. Hinds — Bound Pourd (Maine). Administração central do correio de Lisboa, em 12 de maio de 1862,

PARTE NÃO OFFICIL

LISBOA, 12 DE MAIO

As participações telegraphicas continuam a ser favoráveis, dando como restabelecida a ordem publica nos distrí-cíos do norte e no de Castello Branco.

Na freguezia de Soajo, concelho dos Arcos, o povo levantou-se e quiz marchar para aquella villa, porém saindo-lhe ao encontro o arcipreste e o secretario da camará municipal, estes empregados dissuadiram os amotinados, e conseguiram que elles regressassem para a sua freguezia, ficando todo o concelho em socego.

S

DOS DEPUTADOS

SESSÃO DE 10 DE MAIO DB 1862 PRESIDÊNCIA DO BB. ANTÓNIO LTJIZ DE SEABBA.

Secretários os srs

(Cláudio José Nunes

í António Eleutherio Dias da Silva

Chamada—Presentes 62 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão—Os srs. Adriano Pequito, Affonso Botelho, Alvares da Silva, Soares de Moraes, Sá Nogueira, Carlos Maia, Correia Caldeira, Quaresma, Eleutherio Dias, Gomes Brandão, Pinto de MagalhSes, Seabra, Mazziotti, Palmeirim, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Garcez, Francisco Abrancbes, Almeida Azevedo, Cesario, Cláudio Nunes, Conde de Valie de Reis, Rebello de Carvalho, C. J. da Costa, Mota, F. de Mello, Barroso, Diogo de Sá, Fernandes Costa, F. I. Lopes, Borges Fernandes, F. L. Gomes, F. M. da Costa, Pulido, Mendes de Carvalho, Nepomuceno de Macedo, Sepulveda Teixeira, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Ferreira de Mello, Coelho de Carva lho, Neutel, OrtigEo, J. A. Gama, Galvão, J. Guedes, Alves Chaves, ITigueiredo de Faria, Feijó, D. José de Álar-cão, Costa e Silva, Frazão, Rojão, Sieuve, Toste, Nascimento Correia, José Paes, Camará Falcão, Luiz de Vas-eoncellos, Moura, Alves Guerra, Sousa Júnior, Pinto de Araújo, Vaz Preto, Modesto Borges, Plácido de Abreu, S. de Almeida, Horta e Visconde de Pindella,

Entraram durante a sessão — Os srs. Moraes de CarvA-lho, Braamcamp, Alves Martins, Ayres de Gouveia, Gonçalves de Freitas, Pontes, Seíxan, Fontes, Breyner, Pereira da Cunha, Lopes Branco, António de Serpa, V, Peixoto, Bariío da* Lages, Barfto do Santos, Bário da Torre, Freitas SoareSj Beirão, Carlos Bento, Ferreri, Pinto Coelho, Condo da Torre, Poças Falelo, F. da Gama, F. de Magalhães, Bivar, Vianna, Bicudo, Chamiço, Gaspar Pereira, Carvalho e Abreu, G. de Barros, H. de Castro, Blanc, Sant'Anna, Femlò, Abreu e Sousa, í'on8eca Coutinbo, J, J, de Azevedo, J, de Roboredo, AragSo, Torres e Almeida, Simas, Matos Correia, Rodrigues Gamara», Faria GuímarSes, Lobo d'Ávila, Veiga, Infantfi tessanha, José EatevSo, Lu-ciano de Castro, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Alvares da Guerra, Silveira « Menezes, J. de Moraes, Oliveira Baptista, Mendes Leal, Camará Leme, Freitas Branco, AfFon-seca, Manuel Fírmino, Murta, Pitta, Thomás RibeÍro} Teixeira Pinto, Ferrer e Visconde de Portocarrero,.

NS,o compareceram—Os srn. Bernardo Ferreira, Dias de Oliveira, Gouveia Oiorio, Arrobas, Fonseca Osório, António PÍEÍO, David, Ábran<_:hfl de='de' homem='homem' oliveira='oliveira' silva='silva' branco='branco' osório='osório' castello='castello' feio='feio' pinto='pinto' do='do' drago='drago' queiroz='queiroz' velloao='velloao' vaa='vaa' oaatello='oaatello' albuquerque='albuquerque' rio='rio' maia='maia' machado='machado' zfizero='zfizero' conde='conde' freire='freire' vallado='vallado' telles='telles' peasanha='peasanha' gomes='gomes' cabral='cabral' barão='barão' carvalho.='carvalho.' sousa='sousa' monteiro='monteiro' catro='catro' bário='bário' batalhoz='batalhoz' nogueira='nogueira' castro='castro' rocha='rocha' miguel='miguel' azam-buja='azam-buja' coutinho='coutinho' peixoto='peixoto' charters='charters' gutmarses='gutmarses' dias='dias' mendonça='mendonça' cyrillo='cyrillo' ricardo='ricardo' coelho='coelho' e='e' magalhães='magalhães' teixeira='teixeira' abrandio='abrandio' antónio='antónio' moraes='moraes' p='p' almeida='almeida' mello='mello' gaspar='gaspar' pereira='pereira' cruz='cruz' amaral='amaral' soares='soares' da='da'>

Abertura — Aos três quartos depois do meio dia.

Acta — Approvada.

J255

EXPEDIENTE

l.6 Uma declaração do sr. Affonso Botelho, de que só agora pôde vir cumprir os seus deveres, por falta de saúde, que o obrigará talvez a faltar a mais algumas sessSes, —Ik? teirada.

2.° Um offieio do ministério da marinha, dando as informações pedidas pela commissSo de marinha Acerca do projecto de lei para se crear uma escola de pilotagem na cidade da Horta. — A cammiasão â& marinha.

3.° Do cirurgião em chefe do exercito, acompanhando cento e dez exemplares do mappa da gerência d'esta repartição, respectiva ao anno económico de 1860-1861.—Mandaram-se distribuir.

4.° Do secretario da academia real das Bciencias de Lisboa, acompanhando sete exemplares do tomo 1,° do corpo diplomático portuguez, contendo 03 actos e relaçSea políticas e diplomáticas de Portugal com as diversas* potências do mundo desde o século xvi sito ao& IIO&SOH dia«,—Diítri-buiãas pelos membros da mesa, ô o resta para ti bibliútheca. EXPEDIENTE

Á. QUH BB DEU DESTINO PELA MESA.

REQUERIMENTOS

1." Roqueiro que se peça ao governo, pelo minkterio dos negócios da marinha e ultramar, que, com urgência, haja de reraotter a esta camará:

I As copias dos decretos de 30 de abril ultimo, pelos quaea foram nomeados os bachareifs JoSo Cândido Furtado de Mendonça de Antas ©Vicente Máximo da Silveira, o primeiro para o logar de juiz de direito substituto da comarca de Loaada, e o segando para o logar de delegado do procurador da coroa- e fazenda, da comarca de Sotavento de Cabo Verde;

II Ai copias das consultas do conselho ultramarino relativas AO concurso que houve para o provimento dos ditos legares de juiz de direito substituto da comarca de Loan-da, e de delegado do procurador da coroa e fazenda da comarca de Sotavento de Cabo Verde,==Z?í5i«nan2o Francisco de Abranches, deputado pela ilha de S, Thoruó.

2,° Requeiro que o governo, pelo ministério dos negócios da marinha e ultramar, haja de remetter a esta camará a copia de toda a correspondência do governador geral de Angola,- relativa ao processo de contrabando que foi instaurado na segunda vara da comarca de Loanda, contra o súbdito inglez E, Gabriel. — Bernardo Francieco Abran-ches) deputado pela ilha de S. Thomé,

Foram remettidos ao governo.

NOTA DE INTERPELLAÇXO

Requeiro que seja prevenido o sr, ministro dos negócios da marinha e ultramar de que, com urgência, desejo inter-pellar a s. ex.a acerca do1? decretos de 30 de abril ultiniOj pelos quaes foram nomeados o bacharel João Cândido Furtado de Mendonça de Antas para o logar de substituto do juiz de direito da comarca.de Loanda, e o bacharel Vicente Máximo da Silveira para o logar de delegado do procurador da coroa o fazenda da comarca de Sotavento de Gabo Verde. = Bernardo Francisco de Abranches, deputado pela ilha de S. Thomé.

Mandou-se f ater a commitnicação.

O sr. Visconde de Pindella:—Vou usar da palavra para chamar aattcnçSo da illustre com missa* o de fazenda e de orçamento, que sei que se estão occupando incessantemente dos trabalhos a ?eu cargo, a fim de que tomem na maior consideração oa difíerentes requerimentos, que a esta camará lêem sido enviados por parte da$ pensionistas do estado, pelos egressos, pelos officiaes que serviram na guerra peninsular e pelos da convenção de Évora Monte.

Todas estae classes são irmãs pela miséria e soffrimentOf e irmãs até na injustiça que se lhes tem feito; por conseguinte oecupando-me de uma, devo faliar de todas, isto é> pedir igualmente para todas a attençjío da parte doa illus-trea uiombros da comraissSo de fazenda e de orçamento, e estou bem certo que ss. ex." nlio se esquecerão d'ella«, porque não deixam de conhecer comigo a urgentíssima necessidade de fazer justiça a estas classes que tão desprotegidas toem sido, quando nos deveriam ter merecido, o maior cuidado (apoiados).

Como na occasiSo da discuaslo do orçamento tem de se tratar d'eate objecto, porque é essa a oecasiâo própria, pareceu-me conveniente chamar a attençEo da ill ostra commis-BJÍO, principalmente quando eu sei que ella se está oecu-pando do orçamento.

Estou certo que alguns doa illuetres membros da cora-missão me estilo ouvindo, e que as. ex.M, nSo a pedido meu, mas a bem da justiça de que n'eatft momento me occupo, iiílo se escusarão a trazer ao parlamento uma reparação d*esta divida sagrada, e que noa envergonha não ter satisfeito (apoiados).

A eaudade é nobre quando vae sobre o túmulo, mas a reparação é utn escarneo, porque já não aproveita ao infeliz (que ali jaz. (Vomn:— -Muito bem.)

E unia classe que está pala maior parte em uma avançada idade, e que todos os dian está a desapparecer, e ppí isso eu pedia que a justiça fosse feita de prompto, porque quando nSo a poucos ou a nenhum poderá aproveitar.

Já divise que m« ouvem alguns dos membros da coramis-sto da fazenda, e o meu amigo, o sr. Plácido de Abreu, que está n'este momento a raeu lado, ouve-me perfeitamente.

O PI-. Plácido de Abreu: — Eu já tenho a, palavra.

O Orador:—E estou certo que nHo deixará de concoí^ rer para que esta justiça se faça. Assumptos taes lembram-tô e nada mais (apoiados).

Por esta oceasiSo também nSo deixarei de chamar a attga-çlo da illustre commiprôo de guerra e de adtnintetraçtíô publica, para oa projectos qne lhes estio confiados, que sé apre-, sentaram n'esta casa sobre a lei do recrutamento.