O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N: 63

SESSÃO NOCTURNA DE 10 DE MAIO DE 1898

Presidencia do exmo. Sr. Manuel Affonso de Espregueira

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Carlos Augusto Ferreira

SUMMARIO

Approvada a acta e não havendo expediente, o sr. Ribeiro Coelho apresenta uma representação contra a lei de instrucção secundaria em vigor, acompanhando-a de considerações - O sr. Abel da Fonseca justifica as suas feitas. - O sr. Luiz José Dias apresenta uma representação da junta de parochia de Villa Mou, e espraiando-se em considerações, é interrompido pelo sr. Jacinto Candido.
Levantando-se baralho, e depois das advertencias do estylo, o sr. presidente interrompe a sessão. Reabarta, o sr. Luiz José Dias conclue o seu discurso, e entre os srs. Mello e Sousa (para um negocio urgente) e ministro da fazenda (Ressano Garcia) trocam-se explicações ácerca do supprimento caucionado com obrigações da companhia real dos caminhos de ferro do norte e leste.

Na ordem do dia, com a sessão prorogada e com a materia julgada sufficientemente discutida, vota-se e approva-se o capitulo 1.°, com excepção do artigo 2.°, do projecto de lei n.° 54 (orçamento de receita), fallando os srs. Lourenço Cayolla e Malheiro Reymão.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 50 srs. deputados. São os seguintes : -Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio de Menezes é Vasconcellos, Antonio Teixeira de Sousa, Carlos Augusto Ferreira, Conde de Paçô Vieira, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho do Menezes, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José de Borja Macedo e Menezes (D.), José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, José Matinas Nunes, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alvaro de Castellões, Anselmo de Andrade, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Tavares Festas, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos José de Oliveira, Conde de Burnay, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Silveira Vianna, Franciscoo Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José da Cruz Caldeira, José Dias Ferreira, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira de Jima,1 Leopoldo José da Oliveira Mourão e Manuel Teles de Vasconcellos.

Não compareceram dá sessão os srs.: - Abel da Silva, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Cesar de Oliveira, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio Simões dos Reis, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Idanha a Nova, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu o Lima, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lobo do Santiago Gouveia, João Pinto Rodrigues aos Santos, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Capello Franco Frazão, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Antonio Moreira Junior, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Ribeiro Coelho : - Sr. presidente, em 27 de fevereiro transacto realisou-se n´esta capital um comicio importantissimo, não só pelo numero e qualidade dos assistentes, mas ainda pelos fins da reunião fins que se prendem aos mais altos interesses do estado.

No referido comicio lavrou-se um protesto eloquente e sincero contra o regimen actual do ensino secundario, e votou-se a representação, que tenho aqui e vou enviar para a mesa.

Tive a honra de ser solicitado pela digna commissão promotora do comicio para acceitar o encargo de apresentar n´esta casa do parlamento a alludida representação.

Do melhor grado accedi ao pedido da illustre commissão; pois que pertenço ao numero dos que entendem que o actual regimen da instrucção secundaria carece de profundas e urgentes reformas. (Apoiados.)

A primeira vez que tive a honra de fallar n´esta cama a indiquei de um modo geral os vicios organicos da nossa instrucção publica, e teria versado em especial o as-