O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 245

(245)

N.º 19. Sessão em 22 de Março 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada — Presentes 51 Srs. Deputados.

Abertura — Á meia hora depois do meio dia.

Acta — Approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios. — Um do Ministerio da Guerra enviando uma proposta, para que o Governo seja auctorisado a dispender mensalmente até á quantia de 200$000 réis com as reparações necessarias na fabrica das ferrarias da Foz d'Alge.

Foi julgada urgente a proposta, e remettida á commissão de Guerra, ouvida a commissão Especial do Orçamento. (Transcrever-se-ha quando entrar em discussão o parecer sobre ella.)

Tambem se mencionou na mesa o seguinte:

Uma representação da camara municipal do concelho de Maçãs de D. Maria, apresentada pela presidencia, pedindo promptas providencias, para que os povos do seu concelho sejam alliviados do vexatorio tributo, a que estão sujeitos, pelo uso em que os parochos do mesmo concelho se conservam de fazerem officios obrigatorios pelas almas dos fallecidos. — Á commissão Ecclesiastica.

Quatro representações das camaras municipaes do concelho do Porto Santo no Funchal, e concelho de Santa Anna, S. Vicente, e Machico na ilha da Madeira, apresentadas pelo Sr. Moniz, pedindo pelas razões que allegam, que a distribuição do imposto sobre cereaes, que se cobra e distribue na camara municipal do Funchal, seja feita, dando-se sómente adita camara, metade do producto do dito imposto, e a outra metade se divida pelas nove camaras restantes da provincia, derogando-se para isso o § 2.º do artigo 1.º da lei de 2 d'agosto de 1839.

Foram todas estas representações remettidas á commissão de Administração Publica, ouvida a de Fazenda sendo preciso.

O Sr. Freire Falcão: — Pedi a palavra para mandar para a mesa quatro pareceres da commissão de Petições.

Ficaram reservados para occasião opportuna, e se transcreverão quando se discutirem.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação do projecto n.º 103 sobre estradas. Eu convido as illustres commissões, a que estão affectos negocios importantes, para apresentarem com a possivel brevidade os seus pareceres sobre elles; porque além do projecto sobre estradas, sobre a lei eleitoral, e sobre promoções militares, não ha negocio geral, que séde para ordem do dia. Recommendo sobre tudo á commissão Especial do Orçamento a urgencia da apresentação do seu parecer sobre as despezas publicas, porque este negocio está affecto á commissão ha muito tempo, e torna-se urgente que venha o parecer (apoiados). Quanto ás propostas sobre fazenda, estão a imprimir-se; por isso não convido já a commissão de Fazenda para apresentar os seus pareceres, porém espero que a commissão, considerando a urgencia deste negocio, ha de apresentar os seus pareceres logo que possa (apoiados). — A Camara vai trabalhar em commissões. Está levantada a sessão. — Era quasi uma hora da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×