O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 64

SESSÃO DE 20 DE MAIO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios-os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramirez

SUMMARIO

Dá-se conta de um officio do ministerio da marinha e têem segunda Leitura, sendo admittidos, dois projectos de lei. - Resposta do sr. ministro da justiça a um pedido do sr. Ferreira de Almeida.- Apresenta e justifica uma representação o sr. Oliveira Matos. - Mandam para a mesa: um projecto de lei o sr. Simões dos Reis e um parecer o sr. Franco Frazão.-Usa da palavra sobre diversos assumptos o sr. Ferreira de Almeida. Resposta do sr. ministro da marinha. - Interrompe-se a sessão por não estar presente o sr. ministro da fazenda. Reaberta, manda para a a mesa um parecer da commissão de obras publicas o sr. Simões dos Reis. Na ordem do dia prosegue a discussão do capitulo III do orçamento geral do estado, continuando e concluindo o seu discurso, começado na sessão anterior, o sr. Marianno de Carvalho, que manda para a mesa uma moção de ordem e duas propostas. Responde-lhe o sr. ministro da fazenda, e a este o sr. Teixeira de Vasconcellos, que apresenta uma moção de ordem. - Explicações do sr. presidente. - Toma parte no debate o sr. Jeronymo Barbosa, defendendo o projecto do orçamento.-Representação e justificações de faltas.

Primeira chamada- Ás dez horas e meia da manhã.

Presentes- 10 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás onze horas.

Abertura da sessão - As onze horas e treze minutos.

Presentes- 50 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel da Silva, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Conde de Silves, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Frederico Ressano Garcia, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, João Antonio de Sepulveda, João Catanho de Menezes, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João Marcellino Arroyo, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Simões Ferreira, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Capello Franco Frazão, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Matos, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Antonio Moreira Junior e Martinho Augusto da Cruz Tenreiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Augusto José da Cunha, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Barbosa do Couto Cunha
Sotto Maior, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Ornellas de Matos, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim da Silva Amado, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Pereira de Lima, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Luiz José Dias, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Telles de Vasconcellos e Marianno Cyrillo de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alfredo Cesar de Oliveira, Alvaro de Castellões, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto Cesar Claro da Ricca, Carlos José de Oliveira, Conde do Burnay, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paço Vieira, Conde da Serra de Tourega, Francisco Furtado de Mello, Francisco José de Medeiros, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Cândido da Silva, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João de Mello Pereira Sampaio, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Adolpho de Mello e Sousa, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria Barbosa de Magalhães, José Mathias Nunes, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Pinto de Almeida, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta.- Approvada.

O sr. Presidente: - Previno a camara de que ha de entrar-se na ordem do dia aos treze minutos depois do meio dia, e de que a sessão tem de encerrar-se ás tres horas e treze minutos.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da marinha, remettendo mais 30 exemplares do relatorio sobre administração ultramarina, apresentado em sessão de 20 de março de corrente anno.

Para a drcretaria.