O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-332-

V. ex.ª que tenha a bondade de me reservar a palavra para O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados. a sessão seguinte. (Esle discurso não foi revisto pelo orador).

Discurso que devia lêr-se a pag. 254, col. 2.ª, lin. 26, da sessão n.° 21 d'este vol.

O s. Fontes Pereira de Mello: — Sr. presidente, eu espero que o nobre ministro da fazenda, que acaba de entrar na sala, apreciará os sentimentos de delicadeza que me levaram a propor á camara o adiamento d'este debate até que s. ex.ª se achasse presente. Não sei como s. ex.ª tomará este procedimento da minha parte; mas espero e peco ao nobre ministro que o tome como uma expressão de consideração que tenho para com s. ex.ª, e do desejo que me assistia de não fazer observações, que dissessem respeito á sua pessoa, sem que se achasse presente para as ouvir.

O motivo do adiamento cessou completamente; agora que posso continuar com a discussão que tinha encetado na ultima sessão n'esta casa, devo dizer á camara que não foi o sentimento de amor proprio lisonjeado, que me levou, nem a mim, nem aos meus illustres collegas que se assentam d'esle lado da camara, a approvar na sua generalidade o projecto n.° 21, pelo qual se decreta a liberdade do fabrico e commercio do sabão em lodo o reino. Não foi, sr. presidente, porque o ministerio de que fiz parte tivesse a honra, na sessão do anno anterior, de apresentar á camara um projecto quasi concebido nos mesmos lermos que este que agora discutimos; mas porque tenho um convencimento profundo de que esta medida é reclamada por todo o paiz, (Apoiados.) e de que a opinião publica se tem pronunciado por ella, e que para nós cumprirmos os nossos deveres e mandatos devemos seguir estas inspirações da opinião, acompanha-la, e reduzir a-preceito legislativo o que está na nossa cabeça e nos sentimentos de todos. (Apoiados.)

Sr. presidente, a situação politica a que se chamou regeneração acha-se justificada, e acha-se justificada por testemunhos insuspeitos, pelos seus mais implacaveis adversarios, e pelos mais respeitaveis campeões que n'esta casa do parlamento sustentaram o debate por parte da opposição durante uns poucos de annos. Algumas das medidas mais importantes que aquelle ministerio tinha trazido ao parlamento estão já approvadas e convertidas em lei; outras discutimo-las agora, e espero ainda que havemos de assistir á apresentação de novas propostas, que venham confirmar aquellas que n'essa occasião tivemos a honra de apresentar na camara, porque, sr. presidente, os srs. ministros primeiro que tudo, e faço-lhes justiça e não favor, são homens do seu paiz, e hão de considerar que é melhor prescindir de qualquer sentimento de amor proprio da sua parte, do que sacrificar os interesses publicos, que se acham vinculados com as idéas que então nós sustentávamos. (Apoiados.)

Sr. presidente, um illustre deputado e meu amigo, que se senta n'estas cadeiras, ha poucos dias pretendeu lavrar o epitaphio sobre a campa da regeneração. O illustre deputado, poeta inspirado, homem de talento e de coração, não quiz significar aqui a reprovação dos principios que presidiam ao ministerio que então dirigia os negocios publicos, e que alguns dos srs. deputados apoiaram; o illustre deputado, se bem posso interpretar os seus elevados sentimentos, quiz proclamar uma idéa generosa; quiz que depois de ler deixado de existir, politicamente fallando, na gerencia dos negocios publicos uma facção politica, se não atirasse a pedra áquelles que já não tinham a responsabilidade do poder. (O sr. Rodrigues Cordeiro: — É verdade) A idéa do illustre deputado não é a condemnação das nossas doutrinas; a idea do illustre deputado é a expressão de um sentimento generoso, como elle é capaz de comprehender e sentir.

A regeneração deixou de presidir aos negocios do paiz; e é preciso que se diga bem alto que deixou de existir", porque quiz ser fiel ás suas tradições e doutrinas; porque as quiz manter incolumes; porque não quiz transigir com os conselhos que lhe davam os cavalheiros que então dirigiam a opposição n'esta casa. Se nós quizessemos aceitar o conselho benevolo do illustre ministro da fazenda, a regeneração estaria ainda agora sentada naquellas cadeiras, e todos os seus amigos podiam apoiar as mesmas doutrinas que linham apoiado durante cinco annos. Mas para isso era necessario que adiassemos por longo tempo os melhoramentos publicos, que reputávamos uma necessidade indispensavel para o paiz; para isso era preciso que sacrificássemos as nossas doutrinas e precedentes; e nós entendemos que valia mais deixar os bancos livres aos nossos adversarios para que elles viessem, ou justificar as suas asserções ou auctorisar com os seus votos e acquiescencia o pensamento do ministerio que combatiam, do que permanecer naquellas cadeiras, não levando por diante a execução do pensamento que linhamos concebido, e que reputávamos de uma alta importancia.

O que succedeu? Seguiu-se um ministerio composto de cavalheiros, quasi todos membros das duas casas do parlamento, que tinham apoiado a politica da administração que deixava de gerir os negocios publicos. Esses cavalheiros assumindo a direcção dos-negocios publicos vieram ás duas casas do parlamento, e disseram, primeiro que tudo, como base do seu programma politico e economico, que seguiam o legado que a regeneração lhes tinha deixado, e o caminho que estava traçado por ella, e que as suas maximas e doutrinas ensinavam a marcha e o caminho dos melhoramentos economicos do paiz. Foi preciso para obter maioria nas duas casas do parlamento, para obter sobretudo a boa vontade da opinião publica, que aquelles que nos vieram succeder, depois de uma campanha tão porfiada, depois que as opiniões se tinham gladiado nas duas casas dó parlamento, viessem dizer que seguiam o mesmo pensamento politico e economico! (Apoiados.) Que fizeram então alguns cavalheiros que pertencem a um certo partido politico, que linham combalido constantemente a regeneração? Foram coherentes e disseram ao governo: «Se vós sustentaes os mesmos principios politicos e as mesmas idéas, contra as quaes aqui temos discorrido, e contra as quaes lemos votado constantemente, nós não podémos deixar de fazer opposição ao ministerio, que se declara herdeiro dos seus antecessores, e que promette continuar do mesmo modo. Esta opposição era logica, nobre e honrosa; e foi a que tomou aquelle partido diante do ministerio.

Recompoz-se essa administração, ou caiu essa administração, e assim se póde dizer em attenção ás circumstancias que acompanharam essa mesma recomposição; surgiu um novo ministerio, entraram novos cavalheiros na gerencia dos negocios publicos: foi á camara dos deputados, aos individuos que mais tenazmente e mais dignamente tambem (faço honra aos meus adversarios) se linham mostrado implacaveis em relação ao gabinete da regeneração, que se foi procurar o elemento que devia predominar no novo ministerio. Não eram individualidades indifferentes que se chamavam á frente dos negocios publicos, eram caracteres respeitaveis, homens conhecidos pelo seu talento na imprensa, pela sua capacidade nos negocios; um d'elles, chefe da opposição na camara dos deputados, o outro um talento brilhante, um orador distincto, mas um implacavel adversario da regeneração, de quem aliás já linha sido particular amigo. (Riso.) Sr. presidente, e não trago isto para lançar desfavor sobre o cavalheiro a que me referi; estimo o muito e respeito-o, para o querer expor ao publico como homem versátil, como uma especie de Prometteu, que muda de opinião segundo as circumstancias, e que segundo essas circumstancias se une a diversos partidos; não, senhores: faço justiça inteira ao caracter do illustre ministro; sei quaes são os seus sentimentos patrioticos e as suas aspirações elevadas: o illustre