O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Nº66

SESSÃO DE 13 DE MAIO DE 1898

Presidencia do exmo sr. Manuel Affonso de Espregueira

Secretarios - os exmo. srs.

Frederico A. Garcia Ramires
Carlos Augusto Ferreira

SUMMARIO

Approvada a acta., o sr. Frederico Ramires trocou algumas explicações com o sr. ministro das obras publicas ácerca de uns documentos que requisitou, pelo seu ministério.- O sr. Eusebio Nunes mandou para a mesa a participação da constituição da commissão de artes e industrias, o sr. Tavares Festas um parecer da commissão de administração publica e o sr. Francisco Machado um requerimento, pedindo documentos pelo ministerio da guerra. - Interrompeu-se a sessão, quando se ia a entrar na ordem do dia, por não estar presente, o ministro respectivo; e reaberta, foi apresentado pelo sr. José de Alpoím um projecto de lei, concedendo um titulo e vários direitos ao descendente de Vasco da Gama, projecto que foi approvado por acclamação, depois de a elle se terem associado os srs. ministro da marinha e Dantas Baracho.

Na ordem do dia proseguiu-se na discussão do artigo 2º do capitulo 1.º do orçamento da receita, addicional de 5 por cento, que foi approvado, depois de terem usado da palavra os srs. Queiroz Ribeiro, Eduardo Villaça e Dias Ferreira, tendo sido a sessão prorogada a requerimento do sr. António Cabral e julgada a matéria discutida a requerimento do sr. Cruz Caldeira.- Pelo sr. presidente foi lido o decreto prorogando as cortes geraes.

Abertura da sessão- Ás três horas da tarde.

Presentes á chamada, 42 srs. deputados. São os seguintes:- Abel da Silva, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, António Carneiro de Oliveira Pacheco, António Ferreira Cabral Paes do Amaral, António Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto César Claro da Ricca, Augusto José da Cunho, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Silveira Vianna, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João António de Sepulveda, João Lobo de Santiago Gouveia, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Simões Ferreira, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Mathias Nunes, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio António Fialho Gomes, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.:- Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, António Eduardo Villaça, Antonio Máximo Lopes de Carvalho, Arthur Pinto de Miranda Montenégro, Bernardo Homem Machado, Condo de Burnay, Conde de Paçô Vieira, Ensebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco António da Veiga Beirão, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, João Baptista Ribeiro Coelho, Joaquim José Pimenta Tello, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gil e Borja Macedo e Menezes (D.), José Gonçalves Pereira dos Santos, José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, José Maria Pereira de Lima, Lourenço Baldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz José Dias e Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Não compareceram á sessão os srs.:- Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo César de Oliveira, Álvaro de Castellões, Anselmo de Andrade, António Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, António de Menezes e Vasconcellos, António Simões dos Reis, António Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde de Idanha a Nova, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Jacinto Cândido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Ornellas de Maios, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva da Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Capello Franco Frazão, José Gregorio do Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osório da Cunha Pereira de Castro, Manuel António Moreira Júnior, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sertorio do Monte Pereira e Visconde de Melicio.

Acta. - Approvada.

Não houve expediente.
O sr. Frederico Ramires: - Sr. presidente, nas poucas palavras que vou proferir não pretendo molestar o sr. ministro das obras publicas, pois pedi a palavra simplesmente para frisar o facto de que, na sessão de 7 de março da actual sessão legislativa, enviei para a mesa um requerimento pedindo, pelo ministerio das obras publicas, alguns documentos referentes á sociedade agrícola e financeira de Portugal, e que, apesar de decorridos mais de dois mezes, ainda não chegaram a esta camara.

Esses documentos, que dizem respeito a umas propriedades que em Castro Marim e Villa Real de Santo António possue a mencionada sociedade, careço d´elles, a fim de conversar com o sr. ministro das obras publicas sobre o assumpto, pois o considero importante para e bem do estado.

Como não desejo que se encerre a actual sessão parla-