O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(- 346 )

"e 'sfe saiba corn exactidão a importância das somrnas t}Ue tom sido a"bohad~as iios 'contractos é fendas^u-:blica's a'rtteriòre's à 1833. . '

'Réqúeiro que se reootomènde ao Governo, que cumpra sem demora ò determinado pela Câmara dos Deputados na Sessão de 11 de Julho de 1839, que vem na Acta numero 159 sobre proposta do Sr» Deputado Alberto Carlos Cerqueirâ de Faria-. Càrna-ra dos Deputados.7 d'Agosto de 1840. Brandão. 'Ficou para, segunda leitura. O Sr. Ministro da Justiça : ^ Creio que sobre á

Mezá- se acha um Parecer daCom"rhissão de Guerra, dando authorisáção ao" Governo 'para,,p.roceder ao recrutamento; todos reconhecem -que a força do'. Exército se acha multo'diminuta ; e todos reconhecem que nas circuinstanciás actuáes. só aonde 'ha; força'é quê ha ordem ;. por tanto torríâ-sè necessa» rio ò tracta r este negocio'quanto antes. " ' ' °ÍJ, O Sr. Presidente : -r-Será parte da ordêai do djâ,' de amanhã, assim como os números'7, 20, e 57. Está levaritacta a Sessão. Eram quatro 'hóras.

Presidência do ISr. Pinto de Magalhães*

-bertura — As onze horas 'e 'meia *da manhã;

Chamada — • Presentes 76 Srs. Deputados.

Acta-t— Sobre ella disse

O Sr. Cardoso Castel- Branco ': — Não percebi o destino, que teve b meu additamento, que hontem fiz relativamente á lei do censo.

O Sr. Pfè&idente : — O additamento ficou julgado hão' pertencer ao projecto, por issoy íenr de ser considerado como proposta nova.

'O Sr. Cardoso Castel- Branco : — Eu pedi, que fosse á Commissão de Fazenda.

Foi approvada a acta.

' O Sr. Celestino Soares : i«- Mando pára a Mxésa á "seguinte ..

DECLARAÇÃO DÊ VOTO. — Déclàratnos, que na Sessão de honterú, votámos 'òòhtra a ultima rédâc-Çao dos additameritos á lei da suspensão das garantias.-^- Celestino Soarem ) 'A. M. de *4lbuqtier-çuej.J. A* de Campos j Per es da Si lua j jVl\J,M. fceilej "Brandão. .

Jllinislerio da Guerra. — Um Offició acompanhando uma Proposta de lei ,' sobre os meios de indemnizar o Asylo de Inválidos de Runa, pelo , rendimento, que lhe provinha da administração da Commenda 'de S. T hiago *de Beduido. — A' Commissão de Guerra.

Outro — Acompanhando uma Proposta de lei, par'a a concessão de uma pensão extraordinária de 22^500 réis men^aes , a D. Laureana Izabei de Figanière de Serpa' Pinto, viuva do Conselheiro,. Alexandre Alberto de Serpa Pinto. ^— A" Commissão de Guerra. ^

Outro— Participando, q\ie naquella SectetáVia, não ha colíecção alguma 'das Ordens' 'do Exército , 'que se possa dispensar, e por. isso não pôde satisfazer á exigência desta Camará , que lhe foi feita em S8 de Julho ultimo.

O Sr. Bardo de Leiria: — Sinto muito, "quê do Ministério da Guerra, viesse essa resposta, e eu peço á Camará, 'que à tome em consideração, e que torne ú o.) a resolução. Pedio-se da Commíssão de Guerra, uma colíecção das Ordens do Dia do Exercito; a Caioara approvõú esta requisição, e o Governo responde, que não ha uma colíecção, que se possa dispensar! Daqui o que se segue, é que quando a Coinm.issào tiver de dar o seu parecer

sobre qualquer matéria, lerá de andar mèrídig"ando as Ordens do Dia, pelos corpos, ou a comprá-las avulsas pelos livreiros ; eu sei, que ria Secretaria da. Guerra^ ha uma imprensa para imprimir as Ordens do Dia, e deve pois haver algum exemplar" excedente, pôde não ser completo, mas .nian-dem-se reirnpYitnir as que falta reín ; peço a V. Ex.a, que consulte a Camará, se quer, quê sej officiê outra vez áó Governo neste sentido.

O Sr. Presidente ': — - Seria bom que a Còmmissrio:' apresentasse por escriptb um requerimento nesse sentido.- — O Oíficio vai á Commissão de Guerra. "~ '

O Sr. Barão de Leiria : — Bem ; á Commissão o fará. . .

foram lidas na Mesa, e f oram apipr ovadas, as 'ré- ' dacçoes d' alguns projectos de lei aniecèdenteniehtè approvados.

O Sr. -Secretario .Sá P"argàs : — ~ Esíá aqui um parecer da Comiiiissão de Guerra sobre as emendas que na Camará dos Senadores se fez a urh projecto que daqui foi relativo aos Oríiciaes da Convenção d'Evora-Monte ; não sei se a Camará quer votai já, ou quer que se mande imprimir.

O Sr. Seabrá : - — E* preciso saber sobre ò quê se vota , por isso requeiro a impressão.

O Sr. Barão de Leiria : ~ Peço licença á Cá~-mara para lhe dizer quê riãò precisa riem gastar tempo, neiíi 'mandar imprimir, ás alterações que consisíern na mudança da palavra convenção por concessão , e "desta creio quê à Camará julgará não dever fazer questão, outra alteração é pára fazer extensiva aquêlla -disposição aos Cirurgiões militares, ~é creio que ate' não só será de justiça , mas convirá rhuilò, por isso que habilitará o Governo a aproveitàr-se destes ihdividuos, attenta ã faltít que há de Facultativos nos Corpos do Exercito; Posto o parecer á votação foi approvadoi

O Sr. Presidente : -"- Passamos á ordem dó dia $ ò primeiro parecer, que foi dado, é ò que se acha impresso debaixo do n.° 7. ('f. a pag. 369 do 3.° vol. >2.a col,) Não sei se a'Camàra quer que se adie ate que esteja presente o Sr. Ministro dá Guerra.