O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 25.

SESSÃO DE 28 DE MARÇO DE "857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Miguel Osorio Cabral.

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Abilio Costa, Thedim, Sá Nogueira, Antonio Emilio Brandão, Girão, Barros e Sá, Cunha e Sá, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Pinto Albuquerque, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão das Lages, Bartholomeu dos

Martyres, B. C. do Amaral, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Cyrillo Machado, Barata, Vivião Pessanha, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Barroso, Rezende, F. C. do Amaral, Pegado, Sant'Anna e Vasconcellos, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira Pinto Bastos, Ferreira de Castro, José Guedes, Banha, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Gentil, Mello Gouveia, Pinto Soares, Silveste Ribeiro, Teixeira de Queiroz, Matoso, Aboim, Rebello da Silva, Mendes Leite, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Romeiro da Fonseca, Rodrigues Real, Senna Bello, Victorino de Barros, e Visconde de Pôrto Carrero.

Não compareceram—os srs. Breyner, Rodrigues Sampaio, Bento de Castro, Possolo de Sousa, Garcia Peres, Fonseca Coutinho, Honorato Ferreira, Judice Samora, Benevides, Delorme Collaço, Tenreiro, Mariano de Sousa, Placido d'Abreu, Sebastião Coelho.

Abertura. — ao meio dia. Acta-approvada.

Declarações.

1.ª— Do sr. Duarte de Campos, de que fallou á sessão de hontem por motivo justificado,

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Jeremias Mascarenhas, de que o sr. A. R. Sampaio não comparece á sessão de hoje e a mais algumas por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª—Do sr. Pessanha (João), de que o sr. Collaço não assiste á sessão de hoje, e talvez amais algumas por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º—Do sr. deputado eleito Antonio Pereira da Cunha, participando os motivos porque não comparece ás sessões da camara.

Á commissão de poderes.

2. º — Do sr. deputado eleito Francisco Maria Caldeira Castello Branco de Almeida Vasconcellos, no mesmo sentido que o antecedente.

A mesma commissão.

3. º— Do ministerio das obras publicas acompanhando o plano do brigadeiro Audinot para a encanamento dai ribeiras da cidade do Funchal, e arborisação das serras e encostas da Madeira, o qual foi pedido pela camara.

A commissão de agricultura.

4. º — Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que os escripturarios e amanuenses da repartição de saude daquelle ministerio pedem que se lhes appliquem as disposiçoes do decreto de 10 de dezembro de 1851.

A commissão de guerra.

5. º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major reformado João Gomes da Silva Telles.

A commissão de guerra.

6. º—Do mesmo ministerio, participando que se deram as ordens para se satisfazer ao hospital de Vizeu o que se lhe deve pelo curativo de enfermos.

Para a secretaria.

Representações.

1.ª—Da camara municipal de Ourique, pedindo ser novamente elevada á categoria de comarca.

A commissão de estatistica.

2.ª—Da camara municipal de Villa Real, pedindo que do emprestimo de 100:000$000 réis para obras do Douro se destine uma parte para a estrada da margem direita d'este rio.

A commissão de obras publicas.

3.ª—.Da camara municipal de Marvão, pedindo a extincção dos juizes ordinarios.

A commissão de legislação.

4.ª — Dos habitantes das freguezias do Troviscal e Mamarrosa, pertencentes ao concelho de Oliveira do Birro, pedindo que não se reconstrua o concelho de S. Lourenço do Bairro.

A commissão de estatistica.

EXPEDIENTE

a que se deu destino pela mesa. Requerimento.

Requeiro que se peçam ao govêrno, pela secretaria d* lado dos negocios do reino, as seguintes informações:

Vol. III—Março—1857.

22