O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(303)

mente mais decente para a Camara cantar a palinodia; quando se venha dizer — eu não posso fazer obra pelo projecto, venho pedir a faculdade que redizei; e como no projecto não se encerra, eu acho que esta proposta é uma victoria conseguida pela razão, pelos factos, pela sciencia, e até mesmo a favor do Governo, que não deve querer, nem quer, ser exclusivista sobre objecto algum, e neste ponto não o póde ser.

Sr. Presidente, em consequencia desta explicação, e pelas razões que acabo de expor, entendo que o adiamento deve conceder-se, mas definido. Como o illustre relator da commissão o propoz, parece definido, mas não me persuado que o seja com o adverbio «logo» isto é muito vago, eu desejava que se definissem dias, porque realmente devemos tractar deste negocio com instancia; o paiz quer estradas; todo necessita de estradas; sem ellas não ha qualidade de movimento nenhum de industria na ordem social: por tanto devemos vêr como havemos de resolver este problema, porque ainda esta para resolver. Entremos neste negocio devidamente, com affortea e dedicação; porque sabemos que temos de arrostar com difficuldades; mas senão as arrostarmos, então ficaremos parados a olhar e a esperar alguma cousa da divina providencia; ora uma Camara que se pozesse á espera da divina providencia para resolver negocios de que depende a nossa prosperidade, parece-me que não andaria bem. Por tanto, sem me alargar mais em um objecto que parece por sua natureza pequeno, mas que o não é, em attenção ao adiamento que se pediu primeiramente, eu entendo que este que agora se pede, póde conceder-se, mas definido, sem o adverbio «logo» por cinco ou seis dias, que me parecem sufficientes para se reconsiderar o projecto, e fazerem o seu accordo os illustres membros da commissão, conjunctamente com o Governo, a fim de apresentarem uma base segura para a discussão; porque de outra maneira nada faremos. Por isso approvo o adiamento com esta modificação.

O Sr. Assis de Carvalho: — Sr. Presidente, a historia particular deste projecto é muito especial, e nem agora é a occasião de se explicar. Se o illustre Deputado que acaba de fallar, tivesse conhecimento desta especialidade, não diria que a proposta para o projecto voltar á commissão era o resultado do abalo de convicções, ou vantagem ganhada pela opinião publica contra os erros que se contém no projecto, e pela força dos argumentos por parte dos Srs. Deputados que o impugnavam Se S. Ex.ª estivesse ao fatito das especialidades saberia — que ha muito tempo um poder occulto havia predestinado este resultado, e que tudo tem caminhado para esse fim.

Mas para não sair do objecto para que pedi a palavra, devo dizer a V. Ex.ª, que quando o illustre relator da commissão me veio dizer se eu concordava neste adiamento, eu lhe disse que sim, porque me não explicou tudo. Perguntei-lhe se esse adiamento era para se reconsiderar a minha emenda, sobre a repartição de contribuição, disse-me que sim; se me dissesse que era para reconsiderar os pontos cardiaes do projecto, dizia-lhe logo que não; e dizia-lhe que não, porque quando eu assigno algum projecto, não ponho o meu nome em vão, nem sou affeito a mudar de opinião tres ou quatro vezes no decurso de seis mezes. Assignei o projecto sem declaração, e esta circumstancia impunha-me o dever de o defender até á ultima, ou, como já disse, com todos os pontos e virgulas; aliás seria eu suspeito de mudar ligeiramente de convicções, mudança esta que faz crer de quem a commette, que tem muito pouca consciencia da sua individualidade. Peço pois á Camara que considere a proposta não como da maioria da commissão; mas como de algum de seus membros, que mudou de opinião. Não me opponho comtudo ao adiamento, mas não concordo em que se reconsidere o projecto nos pontos cardiaes: voto pelo adiamento porque o assignei, mas não porque tenha modificado as minhas opiniões.

O Sr. Palmeirim: — Sr. Presidente, das palavras que eu disse nesta Camara, e do que escrevi, não se infere que a commissão quando reconsidere o projecto, renuncie o seu pensamento principal; mas a idéa apresentada pelo Sr. Deputado pelo Algarve, relativamente á repartição de contribuição, fez trocar nessa occasião algumas idéas, aliás muito importantes, e que a, commissão entendeu dever reconsiderar; o que não importa, torno a dizer, uma renuncia completa do projecto. Ora eu pedi a palavra para declarar a V. Ex.ª mesmo porque o pede a minha dignidade, que estou preparado para a discussão como simples Deputado; mas não posso continuar nella para sustentar opiniões por parte da commissão, quando ella não estiver entre si de accordo. Nós não ternos pertinecia de opiniões, porque entendemos que o que mais nos cumpre fazer, é cuidar no bem do publico, e vêr se alcançámos esse fim por este projecto; é vêr se dotámos o paiz com verdadeiros e proveitosos meios de obter estradas.

A outra questão era se por ventura devia de ser a feitura das estradas encarregada inteiramente á Administração, ou se devia dar-se a faculdade de admittir pequenas emprezas. Eu creio que a Camara de um e outro lado não combate o pensamento de se dar ao Governo a parte essencial deste negocio. Ora realmente parece-me um pouco apressado que os illustres Deputados que combateram o projecto, já cantem hymnos de gloria e de triunfo, realmente não sei porque; não é por falta de razões da parte da Commissão, porque eu estou preparado para continuar a defender o projecto.

Sr. Presidente, isto é negocio de boa fé e de amor para com o paiz; debaixo deste ponto de vista, se V. Ex.ª e a Camara por ventura entendem que a commissão póde reconsiderar estes pontos do projecto sem prejuiso da discussão de todas as outras disposições, que juntamente com esta o constituem, vamos á discussão: por mim estou prompto, não declino o combate: estou preparado para elle, e ainda não exhauri as reservas, e com quanto me confesse de menos habilidade, e intelligencia que o illustre Deputado por Cabo-verde, bem sabe S. S.ª, que com quanto não tenha a honra de pertencer ao corpo de engenheiros, aprendi nas mesmas fontes, e conheço igual somma de dados, e de douctrinas: que finalmente até posso apresentar factos a que não recorri na generalidade, por então virem prematuramente. Se por ventura algumas cousas apparecerem aqui no sentido terapêutico, anatómico, e fisiológico, a tudo isso tenho alguma cousa que oppor. Por ultima observação direi, Sr. Presidente, que a respeito deste projecto dá-se uma circumstancia pouco commum, foi elaborado por uma commissão Externa, em que entravam o director da escóla polytechnica, o Sr. Fe-