O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1297

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

4.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 24 DE MAIO

PRESIDENCIA DO SR. CYPRIANNO JUSTINO DA COSTA (DECANO)

Secretarios os srs.

Claudio José Nunes.

José Augusto da Gama

Á meia hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes 64 srs. deputados eleitos. (Pausa.)

Á uma hora e um quarto, estando presentes 75 srs. deputados eleitos.

O sr. Presidente: — Em virtude da carta constitucional a camara dos deputados, presidida pelo seu decano, vae proceder á verificação dos poderes de seus membros.

EXPEDIENTE

1.° Um officio do ministerio do reino, acompanhando cento e cincoenta processos eleitoraes, correspondentes a igual numero de deputados eleitos em primeiro escrutinio nos circulos em que se divide o continente do reino. — Inteirada.

2.º Do sr. Antonio Dias de Oliveira, participando que, por incommodo de saude, não pôde por ora comparecer na camara. — Inteirada.

3.° Do sr. Joaquim Velloso da Cruz, participando que não pôde comparecer desde já ás sessões preparatorias da camara. — Inteirada.

4.° De Francisco de Paula Cabral Freire de Sampaio, acompanhando um protesto contra a eleição do sr. Antonio de Serpa pelo circulo de Moimenta da Beira. — Á respectiva commissão de poderes.

Seguidamente procedeu-se á chamada para os srs. deputados enviarem para a mesa os seus diplomas.

O sr. Gomes de Castro: — Mando para a mesa o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 15, Joaquim Januario de Sousa Torres e Almeida, e este sr. deputado encarrega-me de participar á junta de que, por incommodo de saude, não pôde por ora comparecer na junta, o que fará logo que lhe seja possivel.

O sr. Vellez Caldeira: — Mando para a mesa o diploma do sr. deputado eleito Marcos Torres Vaz Freire, que ainda se não pôde apresentar na junta por incommodado de saude, mas que comparecerá logo que possa.

O sr. Presidente: — O regimento determina que as tres commissões de verificação de poderes sejam tiradas á sorte, mas a pratica tem sido de serem eleitas por escrutinio secreto, e por isso consulto a junta se quer que sejam eleitas por escrutinio secreto.

Resolveu-se afirmativamente.

O sr. Presidente: — Para abreviar tempo vae proceder-se á chamada para a eleição simultanea das primeira e segunda commissões, escrutinando-se cada uma em separado.

Corrido o escrutinio para a primeira commissão, verificou-se terem entrado na urna 88 listas, sendo 1 branca, e saíram eleitos com maioria absoluta: