O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 26 DE MARÇO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Bocha (vice-presidente)

Secretarios - os srs.

Thomás Frederico Pereira Bastos
José Julio do Oliveira Baptista

SUMMARIO

Apresenta-se o novo ministerio, presidido pelo sr. Antonio Rodrigues Sampaio, e fallam a respeito da sua organisação na srs. presidente do conselho, Braamcamp, Rodrigues de Freitas, Dias Ferreira, ministro da fazenda, Fialho Machado, Thomás Ribeiro, ministro da guerra, Mariano de Carvalho, Evaristo Brandão, visconde da Arriaga, conde de Bomfim (José), e Antonio Candido.

Abertura. - Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada 105 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Adriano Machado, Alexandre de Aragão, Alfredo de Oliveira, Alipio de Sousa Leitão, Sarrea Prado, Braamcamp, Alves Carneiro, Alves da Fonseca, Rodrigues Ferreira, Sousa e Silva, Azevedo Castello Branco, Antonio Candido, Fialho Machado, Ribeiro Ferreira, Antunes Guerreiro, A. J. de Avila, A. J. da Rocha, Bigotte, Guimarães Pedroza, Tavares Crespo, Mazziotti, Pessoa de Amorim, Xavier Torres, Eça e Costa, Soares de Azevedo, Filippe Simões, Mello Gouveia, Victor dos Santos, Xavier Teixeira, Barão de Paçô Vieira, Diogo de Macedo, Pinheiro Borges, E. J. Coelho, Elvino de Brito, Sousa e Serpa, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Hintze Ribeiro, Evaristo Brandão, F. J. Teixeira, Francisco Beirão, Castro Monteiro, F J. Medeiros, Pereira Caldas, Gomes Barbosa, Simões Ferreira, Vanzeller, Gaudencio Pereira, Guilherme de Abreu, Burros Gomes, Baima de Bastos, Pires Villar, Sepulveda, Candido de Moraes, Scarnichia, Barros o Cunha, Izidro dos Reis, Gallas, Vieira de Castro, Sousa Machado, Alves Matheus, J. A. Neves, Almeida e Costa, Oliveira Valle, Joaquim Tello, Ornellas e Matos, Paes de Abranches, Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Homem da Costa Brandão, Bandeira Coelho, Pereira e Matos, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Abreu Castello Branco, Laranjo, Rodrigues de Freitas, Oliveira Baptista, Lemos o Napoles, Ferreira Freire, Nogueira, Simões Dias, Julio do Abreu e Sousa, Julio Rainha, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Mancellos Ferraz, Bivar, Luiz Jardim, Luiz Oliva, Almeida Brandão, Macedo Sotto Maior, Penha Fortuna, Aralla e Costa, Nobre de Carvalho, Marianno de Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Dias do Freitas, Pedro Monteiro, Pedro Roberto, Thomás Ribeiro, Visconde de Arneiros, Visconde da Arriaga, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Arrobas, Saraiva de Carvalho, Barão de Combarjua, Conde de Bomfim (José), Fernando Caldeira, Ressano Garcia, Melicio, Alfredo Ribeiro, Sousa Lixa, Garcia Diniz, José Luciano, Rodrigues de Carvalho, J. M. dos Santos, L. J. Dias, Celestino Emygdio, Pinheiro Chagas, Pedro Franco, Thomás Bastos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Albino das Neves, Antonio Ennes, B. X. Freire, Andrade e Albuquerque, Carlos Ribeiro, Condo de Sabugosa, Goes Pinto, Cunha Souto Maior, Ignacio do Casal Ribeiro, Barbosa Leão, José Guilherme, Theotonio Paim, Visconde de Bousões.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Da presidencia do conselho de ministros, e do teor seguinte:

«Illmo. o exmo. sr. - Tenho a honra de participar a v. exa., para conhecimento da camara dos senhores deputados da nação portugueza, que, tendo Sua Magestade El-Rei, era attenção ao que lhe representou o ministerio presidido pelo conselheiro d'estado Anselmo José Braamcamp, exonerado por decreto da data de hontem o mesmo ministerio: houve por bem nomear-me para os cargos de presidente do conselho de ministros e secretario d'estado dos negocios do reino, dignando-se outrosim nomear para o ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça o conselheiro Antonio José de Barros o Sá, par do reino, juiz relator do tribunal superior de guerra o marinha; para o ministerio dos negocios da fazenda, o conselheiro Lopo Vaz de Sampaio e Mello, deputado da nação, director geral das alfandegas e contribuições indirectas; para o ministerio dos negocios da guerra, o coronel de engenheria Caetano Pereira Sanches de Castro, antigo deputado da nação; para o ministerio dos negocios estrangeiros, interinamente, Miguel Martins Dantas, par do reino, enviado extraordinario e ministro plenipotenciario na côrte de Londres; para o ministerio dos negocios da marinha e ultramar, o dr. Julio Marques do Vilhena, deputado da nação, ajudante do procurador geral da corôa e fazenda; para o ministerio das obras publicas, commercio e industria, o dr. Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro, deputado da nação; e servindo-se por outro decreto da mesma data encarregar-me interinamente do expediente do ministerio dos negocios estrangeiros.

Deus guarde a v. exa. Presidencia do conselho de ministros, em 26 de março de 1881. - Illmo. e exmo. sr. presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza. - Antonio Rodrigues Sampaio.

Á secretaria.

2.° Do ministerio da guerra, enviando a informação da repartição competente, ácerca da pretensão de Antonio José Cazimiro Ferreira.

Á commissão de guerra.

O sr. Guimarães Pedroza: - Mando para a mesa a seguinte declaração.

(Leu.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Declaração

Declaro que faltei a algumas sessões da camara por motivo justificado. = Guimarães Pedroza.

Enviada á secretaria.

O sr. Nogueira: - Mando para a mesa a seguinte declaração.

(Leu.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Declaração

Participo a v. exa. que, por falta de saude, não tenho podido comparecer ultimamente ás sessões d'esta camara. = José Pedro Antonio Nogueira.

Enviada á secretaria.

O sr. Joaquim Tello: - Mando para a mesa a seguinte declaração.

(Leu.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Declaração

Declaro que por motivo justificado faltei ás ultimas sessões. = Joaquim Tello.

Enviada á secretaria.

Sessão de 26 de março de 1881.

67