O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

68.ª SESSÃO

EM 17 DE AGOSTO DE 1908

SUMMARIO.- Approvada a acta e lido o expediente teem segunda leitura dois projectos de lei: elevando a central o Lyceu de Castello Branco, e dispensando aos alumnos do Conservatorio a classificação de distincto para o concurso aos logares do mesmo estabelecimento, respectivamente da iniciativa de diversos Srs. Deputados. Foram admittidos. - É proclamado Deputado e toma assento o Sr. José Maria Cordeiro de Sousa. - O Sr. Presidente communica a nomeação de commissões de tarifas, de pescarias e de colonização. - O Sr. Alexandre de Albuquerque refere se ao traçado do caminho de ferro do Valle do Vouga, e requer a continuação da discussão acêrca da segunda epoca de exames, o que é approvado. Sobre este projecto usam da palavra os Srs. Araujo Lima, Zeferino Candido, Brito Camacho, Presidente do Conselho (Ferreira do Amaral), João de Menezes, Oliveira Simões, Archer da Silva, Alexandre de Albuquerque, Rodrigues Nogueira, Affonso Costa, Paulo Cancella e Luis Gama. Esgotada a inscrição é o projecto approvado com algumas das emendas apresentadas - O Sr. Presidente do Conselho (Ferreira do Amaral) manda para a mesa uma proposta de lei approvando a pauta dos impostos indirectos para Angra do Heroismo e Praia da Victoria. - O Sr. Conde de Penha Garcia apresenta o parecer sobre o projecto n.° 27 (emprestimo para a Camara de Setubal), e o Sr. Abel Andrade manda para a mesa um projecto de lei autorizando a Camara da Covilhã a contratar um emprestimo. - O Sr. Oliveira Simões declara que lançou na caixa respectiva um requerimento dos distribuidores telegrapho-postaes de Leiria, e o Sr. Manuel Fratel apresenta um pedido ao Sr. Ministro da Marinha justificando-o. - Apresentam representações os Srs. Presidente e Caeiro da Matta.

Na ordem do dia prosegue a discussão do projecto de lei n.° 22, continuando no uso da palavra que lhe havia ficado reservada o Sr. Brito Camacho. A requerimento do Sr. Aurelio Pinto é julgada a materia sufficientemente discutida e o Sr. Affonso Costa requer a contagem, verificando-se haver na sala numero sufficiente. - São admittidas as propostas de emendas enviadas para a mesa pelos Srs. Brito Camacho, Luis da Gama e Oliveira Simões, requerendo o Sr. Paulo Cancella que todas essas emendas vão á commissão, sendo approvada a moção de confiança apresentada pelo Sr. Luis da Gama.