O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 3.

SESSÃO DE 3 DE ABRIL DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada — presentes 68 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Vidal, Castro e Abreu, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Antonio Emilio Brandão, Barros e Sá, Cunha e Sá, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Bartholomeu dos Martyres, Cyrillo Machado, Garcia Peres, Rezende, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Rasto, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Banha, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Mello Gouveia, Passos (José), Teixeira de Queiroz, Rebello da Silva, D. Luiz da Camara, Romeiro da Fonseca e Rodrigues Leal.

Não compareceram—os srs. Affonso de Castro, Serzedello, Seixas e Vasconcellos, Possolo de Sousa, Barroso, Soares Franco, Gaspar Pereira, Alves de Sá, Rebello Cabral, Benevides, Ferreira de Castro, Delorme Colaço, Pinto de Almeida, Sousa Cabral, Tenreiro, Mariano de Sousa, Placido d'Abreu, Jacome Correia, Fernandes Thomás, Sebastião Coelho, Senna Bello, Victorino de Barros e visconde de Porto Carrero.

Abertura—ao meio dia. Acta — approvada.

Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. Antonio Augusto de Mello Castro e Abreu.

Declarações.

1.ª—Do sr. Nazareth, de que faltou ás sessões de 1 e 2 do corrente por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Gaspar Pereira, de que não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª—Do sr. Castro Guedes, de que faltou ás sessões de 1 e 2 do corrente por falta de saude.

A camara ficou inteirada.

4.ª— Do sr. Pereira Garcez, de que o sr. Soares Franco falta á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

Representações.

1.ª—Dos professores de ensino primario do concelho de Agueda, pedindo augmento de vencimento.

A commissão de instrucção publica, ouvida a de fazenda. 2. º—Dos habitantes da villa de Alpedrinha, pedindo reconstrucção do seu concelho.

À commissão de estatistica.

3.ª—Da junta de parochia de Alvares, pedindo a reconstrucção do seu concelho.

A mesma commissão.

4.ª — Do administrador e mais empregados do correio de Béja, pedindo augmento de vencimentos.

A commissão de obras publicas.

5.ª. — Dos carteiros da administração central do correio de Lisboa, aprovando o pedido que fizeram na sessão passada, para serem augmentados os seus vencimentos.

A mesma commissão.

6.ª — Da camara municipal da Covilhã, pedindo a construcção das estradas da Beira, que indica.

A mesma commissão.

7.ª — De algumas praças de pret, que em 1828 emigraram pela Galliza, que hoje se acham reformadas e addidas aos corpos de veteranos, pedindo augmento de pret, e que se lhes dê pão e fardamento.

A commissão de guerra.

8.ª — Dos mestres das musicas dos corpos da capital, pedindo uma lei de refórma para os musicos.

A commissão de guerra.

9.ª — Dos habitantes da freguezia de Gandara, no concelho de Paredes, pedindo ser reunida ao de Vallongo.

A commissão de estatistica.

10. ª—Dos secretarios e officiaes de secretarias militares, pedindo que se lhes faça extensiva a lei da reforma dos officiaes combatentes.

A commissão de guerra.

11. ª—Do conselho do lyceu de Villa Real, pedindo que se mandem fazer as obras necessarias na casa das recolhidas da Senhora das Dores daquella villa, para onde deve ser transferido o mesmo lyceu.

As commissões de instrucção publica e de fazenda.

O sr. Nogueira Soares: — Eu recebi uma carta dos membros do concelho do lyceu de Villa Real, em que me recommendam este negocio, e então peço licença para juntar os meus votos aos dos representantes para que este negocio tenha o devido andamento; e quando vier o parecer da commissão proponho-me a defende-lo com todas as minhas forças se elle for favoravel.

O sr. Secretario (Mamede): — Eu tambem recebi uma carta de um dos membros d'esse concelho em que me faz a mesma recommendação, e eu espero auxiliar o illustre deputado com os meus desejos para que se faça alguma cousa a este respeito.

Vol. IV. —Abril—1857.

3