O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 2 DE MAIO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretaries - os exmos. srs.

Francisco Augusto Florida de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Dá-se conta de dois officios do ministerio da fazenda, um enviando esclarecimentos pedidos pelo sr. Baima de Bastos, outro remettendo esclarecimentos pedidos pela commissão do fazenda ácerca do projecto de lei n.° 31-F. - O sr. Carlos Lobo d'Avila apresenta um projecto de lei. - Apresentam representações: o sr. Dias Ferreira, dos habitantes da freguezia de Oiã, da comarca da Anadia; o sr. Frederico Arouca, dos negociantes exportadores de vinhos, com armazens em Belem; o sr. Bernardino Machado, do juiz e mesarios da irmandade de Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Braga. - Justifica faltas o sr. Vicente Pinheiro. - Trocam-se algumas observações entre os srs. Carlos Lobo d'Avila, presidente, Alfredo Rocha Peixoto e Luiz de Lencastre, ácerca da demora em se apresentar uma solução com respeito a crise agricola da parte da commissão de inquerito. - O sr. Joaquim José Alves faz algumas considerações, chamando a attenção do governo para o estado pouco lisonjeiro em que se encontra o monte pio de marinha; e bem assim pedindo as commissões respectivas que dêem andamento ao requerimento dos operarios do arsenal da marinha, cuja causa advogou. - O sr. Eduardo Coelho refere-se a novos conflictos que se deram em Chaves; responde-lhe o sr. ministro do reino. - O sr. Elvino de Brito faz largas considerações ácerca das differentes tentativas que se têem dado para a adjudicação do fornecimento e serviços da hospedaria do lazareto no porto de Lisboa, pedindo ao governo que resolva brevemente este assumpto. - Responde-lhe o sr. ministro do reino.
Na ordem do dia continua a discussão na especialidade do projecto n.° 13 (reformas politicas). - É approvado o artigo 6.°, depois de fallarem os srs. João Arroyo e Dias Ferreira, sendo as propostas que foram offerecidas durante a discussão, rejeitadas umas e retiradas outras. - Entra em discussão o artigo 7.° - Fallam os srs. Fuschini, Manuel d'Assumpção, Elias Garcia e Bernardino Machado, e fica pendente.

Abertura - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada - 37 srs. deputados.

São os seguintes: - Agostinho Fevereiro, Garcia de Lima, Albino Montenegro, A. da Rocha Peixoto, Alfredo Barjona de Freitas, Silva Cardoso, Pereira Côrte Real, Antonio Centeno, A. J. d'Avila, Moraes Machado, Santos Viegas, Lobo d'Avila, E. Coelho, Elvino de Brito, Fernando Geraldes, Vieira das Neves, Francisco de Campos, Mártens Ferrão, Scarnichia, João Arroyo, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Teixeira Sampaio, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Simões Dias, Luiz Ferreira, Bivar, Luiz Dias, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Guimarães Camões, Gonçalves de Freitas, Rodrigo Pequito, Sebastião Centeno, Pereira Bastos e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Adriano Cavalheiro, Torres Carneiro, Sousa e Silva, A. J. da Fonseca, Antonio Ennes, Lopes Navarro, Pereira Borges, Cunha Bellem, Fontes Ganhado, Jalles, Carrilho, A. M. Pedroso, Sousa Pavão, Almeida Pinheiro, Seguier, A. Hintze Ribeiro, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Poppe, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Pereira Leite, Avelino Calixto, Barão de Ramalho, Bernardino Machado, Sanches de Castro, Carlos Roma du Bocage, Conde da Praia da Victoria, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Ribeiro Cabral, Sousa Pinto Basto, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Correia Barata, Mouta e Vasconcellos, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Motta, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Franco Castello Branco, Souto Rodrigues, Teixeira de Vasconcellos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, J. Alves Matheus, Ponces de Carvalho, Coelho de Carvalho, Simões Ferreira, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida,
Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, José Luciano, Ferreira Freire, Oliveira Peixoto, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço Malheiro, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Reis Torgal, Luiz Jardim, Luiz Osorio, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, Tito de Carvalho, Visconde de Alentem, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos e Wenceslau de Lima.

Não compareceram á sessão os srs.: - Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Anselmo Braamcamp, Antonio Candido, Garcia Lobo, Pinto de Magalhães, Urbano de Castro, Neves Carneiro, Barão de Viamonte, Caetano de Carvalho, Conde de Villa Real, Emygdio Navarro, Goes Pinto, E. Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Filippe de Carvalho, Castro Mattoso, Wanzeller, Frederico Arouca, Barros Gomes, Matos de Mendia, Costa Pinto, Baima de Bastos, Franco Frazao, J. A. Pinto, Melicio, Ribeiro dos Santos, J. A. Neves, Amorim Novaes, Correia de Barros, José Borges, Lobo Lamare, J. M. dos Santos, Pinto de Mascarenhas, M. da Rocha Peixoto, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Roberto, Dantas Baracho, Vicente Pinheiro, Visconde de Ariz, Visconde de Balsemão e Visconde de Rio Sado.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio da fazenda, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Baima de Bastos, copias do officio n.° 1:373 de 18 de novembro de 1884 do delegado do thesouro no districto de Castello Branco para o escrivão de fazenda no concelho da Certã, do officio do mesmo escrivão, e do officio do administrador do dito concelho.
Á secretaria.

2.° Do mesmo ministerio, remettendo a informação que a direcção geral dos proprios nacionaes prestou ácerca do projecto de lei n.° 31-F, que tem por fim conceder ao asylo de cegos de Nossa Senhora da Esperança, da villa de Castello de Vide, o terreno em que se acha estabelecido o cemiterio publico.
Á secretaria.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Dos negociantes, exportadores de vinhos, com armazem em Belem, pedindo para ser excluida da nova area de alargamento do municipio de Lisboa a area de terreno que fica entre o Tejo e a estrada districtal de Lisboa a Cascaes, desde o caneiro de Alcantara até ao rio de Alges.
Apresentada pelo sr. deputado Frederico Arouca, enviada a commissão de administração publica e mandada publicar no Diario do governo.

2.ª Do juiz e mesarios da irmandade de Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Braga, pedindo a approvação do

74