O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 7.

SESSÃO DE 8 DE ABRIL-DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sn. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

D. Antonio da Costa Macedo

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Albino de Figueiredo, Vidal, Castro e Abreu Sá Nogueira, Antonio Emilio Brandão, Girão, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Cunha e Sá, Seabra, Breyner, Sousa e Menezes, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Baião das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Bento de Castro, Cyrillo Machado. Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Rezende, Zuzarte, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, Banha, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Latino Coelho, Silvestre Ribeiro, Teixeira de Queiroz, Rebello da Silva, D. Luiz da Camara, Mendes Leite, Jacome Correia, Menezes Pila, Rodrigues Leal, Senna Bello e Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os srs. Abilio Costa, Azevedo e Cunha, Heredia, Duarte de Campos, Fontes Pereira de Mello,. Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Possolo de Sousa, Barata, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Nazareth, Pegado, Alves de Sá, Honorato Ferreira, Benevides, José Guedes, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, J. M. Gentil, Mello Gouveia, Trindade Sardinha, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manoel), Marianno de Sousa. Paulo. Romeiro, Placido d'Abreu,*Nogueira Soares, Fernandes Thomás e Sebastião Coelho.

Abertura—ao meio dia. Acta — approvada.

Declarações.

1.ª—Do sr. Matoso, de que o sr. Garcia Peres não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

2.ª— Do sr. Alves Vicente, de que o sr. Nogueira Soares falla á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Pinto d'Almeida, de que o sr. Honorato Ferreira não comparece á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° —Da camara dos dignos pares, acompanhando a relação dos projectos de lei que lhe foram enviados por esta camara, e que foram ali approvados. A camara ficou inteirada:

2.º—Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de João Pedro Remy.

A commissão de guerra.

3.º—Do chefe da repartição de saude do ministerio da guerra, acompanhando cento e dez exemplares do mappa da gerencia da repartição de saude do exercito, respectivo ao anno economico de 1855-1856.

Mandaram-se distribuir.

4.º—Do sr. deputado eleito Dionysio José Barroso, dando os motivos por que não póde vir tomar assento na camara.

A commissão de poderes.

Representações.

1.ª—Dos habitantes de Alhos Vedros e Moita, pedindo a reconstrucção daquelles concelhos.

A commissão de estatistica.

2.ª — Da junta de parochia da Villa de Avô, pedindo a reconstrucção do seu concelho.

A mesma commissão.

3.ª — Da commissão administrativa da misericordia de Portalegre, pedindo a concessão do extincto convenio de S. Francisco, para n'elle estabelecer um hospital.

EXPEDIENTE

a que se deu destino pela mesa.

Requerimentos.

1.° —Achando-se proposta no artigo 32.°, secção 2.ª do orçamento do ministerio do reino a quantia de 300$000 réis para a publicação dos catálogos do archivo da tôrre do tombo, e 400$000 réis para adiantar os trabalhos do mesmo archivo, requeiro que pela mesa se officie ao governo:

I. Para que envie a esta camara a synopse dos trabalhos feitos no mesmo archivo no anno de 1856.

II. Para que informe a mesma camara, declarando: — 1.° Quantos volumes dos ditos catálogos se acham publicados: — 2.° Se desde 22 de julho de 1842 se procedeu no dito archivo a algum trabalho para colligir e publicar os documentos n'elle existentes, que mais interessam á economia nacional, e melhor esclarecem tanto a direito dos particulares como o do estado, e dos donatarios da corôa em materia de forças: — 3.º Qual foi a importancia dos emolumentos cobrados no dito archivo nos annos de 1854, 1855 e 1856, e qual a sua distribuição?= Passos (José).

Vol. IV. —Abril— 1857.

7