O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 4 DE JONHO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Rocha (vice-presidente)

Secretarios - os srs.

Thomás Frederico Pereira Bastos
D. Miguel de Noronha

SUMMARIO

É approvada uma proposta do sr. Mariano de Carvalho, para que o empregado d'esta camara, Clemente José dos Santos collija e coordene todos os elementos e dados precisos para uma estatistica geral e historica da camara dos deputados, ficando a mesa auctorisada a fazer a despeza necessaria.- Foi declarado urgente um projecto do sr. Alves da Fonseca, sobre a inquilinagem.- Leu-se o decreto pelo qual Sua Magestade El-Rei houve por bom dissolver a camara dos senhores deputados e convocar as cortes geraes para o dia 2 de janeiro do proximo futuro anno.

Abertura. - Á uma hora da tarde.

Presentes á chamada 76 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Adriano Machado, Albino das Neves, Alexandre de Aragão, Alfredo de Oliveira, Alipio de Sousa Leitão, Sarrea Prado, Braamcamp, Alves Carneiro, Alves da Fonseca, Rodrigues Ferreira, Azevedo Castello Branco, Antonio Candido, Fialho Machado, A. J. de Avila, Antonio Ennes, A. J. da Rocha, Bigotte, Guimarães Pedroza, Mazziotti, Xavier Torres, Eça e Costa, Filippe Simões, Victor dos Santos, Barão do Paço Vieira, Diogo de Macedo, E. J. Coelho, Elvino de Brito, Sousa e Serpa, Emygdio Navarro, Goes Pinto, Evaristo Brandão, F. J. Teixeira, Francisco Beirão, Castro Monteiro, F. J. Medeiros, Vanzeller, Ressano Garcia, Gaudencio Pereira, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Pires Villar, Melicio, Barros o Cunha, Izidro dos Reis, Gallas, Alves Matheus, Almeida e Costa, Joaquim Tello, Paes de Abranches, Simões Ferreira, Homem da Costa Brandão, Bandeira Coelho, Pereira e Matos, Eça do Azevedo, Dias Ferreira, Garcia Diniz, Abreu Castello Branco, Laranjo, Rodrigues de Freitas, Silva Amado, Oliveira Baptista, Lemos e Napoles, José Luciano, Rodrigues de Carvalho, Simões Dias, Julio de Abreu e Sousa, Julio Rainha, Mancellos Ferraz, Luiz Oliva, Celestino Emygdio, Almeida Brandão, Nobre do Carvalho, Mariano de Carvalho, Miguel do Noronha (D.), Pedro Franco, Thomás Bastos, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Saraiva de Carvalho, Xavier Teixeira, Barão de Combarjua, Condo de Bomfim (José), Pinto Basto, Fernando Caldeira, Gomes Barbosa, Ignacio do Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Sepulveda, Candido de Moraes, Scarnichia, Vieira de Castro, Alfredo Ribeiro, J. A. Neves, Nogueira, Bivar, L. J. Dias, Aralla e Costa, Visconde da Arriaga.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Janqueiro, Sousa o Silva, Ribeiro Ferreira, Antunes Guerreiro, Tavares Crespo, Arrobas, Pessoa de Amorim, Soares, de Azevedo, Mello Gouveia, B. X. Freire, Andrade o Albuquerque, Carlos Ribeiro, Conde de Sabugosa, Pinheiro Borges, Cunha Souto Maior, Pereira Caldas, Simões Carneiro, Sousa Machado, Oliveira Valle, Ornellas e Matos, Jorge de Mello (D.), Sousa Lixa, Barbosa Leão, José Guilherme, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Luiz Jardim, Macedo Sotto Maior, Penha Fortuna, Pinheiro Chagas, Dias de Freitas, Pedro Monteiro, Pedro Roberto, Theotonio Paim, Thomás Ribeiro, Visconde de Arneiros, Visconde de Bousões.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando 150 exemplares de mais um volume do Livro branco.

Mandaram-se distribuir.

2.° Da sra. duqueza d'Avila e de Bolama, agradecendo o voto unanime de sentimento pela morte do duque d'Avila e do Bolama, lançado na acta das suas sessões.
Inteirada.

Declaração

Declaro que por incommodo de saude não pude comparecer ás sessões anteriores d'esta semana. = Guilherme de Abreu.

Para a secretaria.

O sr. Luciano de Castro: - Pedi a palavra para dar conta a v. exa. e á camara do modo como a commissão que foi encarregada pela mesma camara de apresentar uma mensagem a El-Rei, se desempenhou dos seus deveres.

A commissão que foi nomeada hontem, tendo recebido participação do sr. ministro do reino de que Sua Magestade a receberia hoje antes do meio dia, apresentou-se a essa hora no paço da Ajuda o foi immediatamente recebida por El-Rei. O sr. Anselmo Braamcamp encarregado pela commissão de apresentar a mensagem a El-Rei, leu essa mensagem.

El-Rei houve por bem receber com a affabilidade do costume a commissão e declarou que acceitava a mensagem da camara dos deputados e que podia assegurar á mesma camara e a todos os portuguezes que o seu mais sincero desejo era acertar.

N'essa occasião Sua Magestade appellou para o testemunho de alguns cavalheiros que pertenciam áquella commissão, e que bem sabiam que eram exactas as suas palavras.

Como tive a honra de servir com Sua Magestade já por mais de uma vez, e visto que não era essa a occasião propria de confirmar o que El-Rei dizia, aproveito agora este ensejo para declarar que sempre tive occasião de reconhecer, durante o tempo que exorei o cargo do ministro, que as suas intendes em favor do bem publico e dos interesses de todos os portuguezes eram leses e rectissimas. (Apoiadas.)

Aproveito esta occasião para fazer esta declaração em testemunho da verdade.
Do que nós nos queixâmos não é de Sua Magestade, e a prova do que n'elle temos confiança é que á sua sabedoria recorremos, resolvendo, apresentar-lhe a mensagem que a camara hontem approvou; do que nos queixâmos é dos conselhos perfidos e desleaes dos ministros que o persuadem a entrar n'um caminho que julgâmos contrario á constituição e ás liberdades publicas. (Apoiados.)
O sr. Mariano de Carvalho: - Todos sabem que um habil empregado d'esta camara, o sr. Clemente José dos Santos, tem colligido um peculio de informações particulares, ácerca da historia parlamentar e politica, a que todos nós, sem distincção de côr politica, temos sempre recorrido. (Apoiados.)
O sr. Clemente José dos Santos é como que o archivo vivo de todos os factos parlamentares, desde que em Portugal ha camara dos deputados.

Todos nós, que somos amigos d'elle, desejâmos que Deus lhe dê vida e saude por longos annos. (Apoiados.) Mas, se a má sorte quizesse que o sr. Clemente José dos Santos tivesse uma vida curta, perder-se-ía um importantissimo trabalho, que seria difficil tornar a reunir, e que eu con-

75