O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(105)

pouco esqueciam tudo. É, na verdade, uma grave censura aos militares que sáem daquellas escólas. Portanto insisto na minha idéa; é muito possivel conhecer quaes são os melhores estudantes, os que fazem melhor exame, os que são premiados; pois nós mesmos que estudamos, não sabiamos em cada anno qual era de entre nós o melhor estudante? Pois não se podem exigir do conselho das escólas essas informações? Pois os conselhos escolares não informam o Ministerio da Guerra todos os mezes sobre a applicação dos individuos que frequentam a academia? Pois como é que se póde duvidar na secretaria da Guerra do merito relativo destes individuos, se lá existem as informações a que alludo? É pena que quando se tracta de dar uma melhor protecção ás habilitações scientificas, se apresentem idéas de similhante natureza; mas eu julgo que isto foi unicamente um lapso, que escapou ao illustre Deputado, e como S. Ex.ª já pediu a palavra, estou certo que ha de confessar, que não são taes as suas idéas; faço esta justiça á sua intelligencia.

O Sr. J. J. de Mello: — Não parecerá estranho que eu tome parte nesta discussão, porque é uma questão de principios (apoiados). Eu não posso deixar de apoiar as idéas do illustre Deputado que se senta no banco superior, e não posso deixar de as apoiar pelas razões que vou expor.

Sr. Presidente, em materia de promoções em todas as classes da sociedade tem-se seguido principios diversos; seguiu-se o principio da antiguidade, e este é o mais velho, e seguiu-se depois o principio do merito; o principio da antiguidade tem suas conveniencias, e eu as conheço; porque dá certas garantias, mas o tempo mostrou que olhado o objecto por outro lado se devia recorrer necessariamente ao principio do merito; e hoje o systema mixto é o systema que está adoptado em toda a parte. Mas mais particularmente o que eu vejo, e permitta-me a illustre commissão que lhe diga, é que a força do habito arrastou a commissão a dar preferencia a estes principios, e senão peço que se veja o art. 20 que diz (leu).

Quer dizer, não dá preeminencia nenhuma aos principios da sciencia, e senão, pergunto, qual é o incentivo que se quer dar á sciencia, se para estes postos se exige a antiguidade? Por tanto a commissão deixou-se levar pela força do habito a adoptar este principio. Mas o verdadeiro systema a seguir, o verdadeiro principio é o merito para os primeiros postos, e o da antiguidade depois de terem dado provas desse merito; por consequencia eu quero o principio do merito do começo, e depois de terem chegado a certos postos avançados é que então tem logar a antiguidade.

O Sr. Presidente: — Deu a hora. A ordem do dia para ámanhã são os trabalhos em commissões depois do expediente, e novamente recommendo ás commissões a necessidade e urgencia de apresentarem alguns trabalhos para se imprimirem, e serem dados a tempo para ordem do dia. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.