O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE l DE MAIO DE 1888

Presidencia do. exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral
Francisco José Machado

SUMMARIO

Decreto prorogando as côrtes geraes até ao dia 22 de maio inclusive.- Requerimento de interesse publico apresentado pelo sr. Bandeira Coelho. - Requerimento de interesse particular mandado para a mesa pelo sr. Alfredo Brandão. - Justificação de faltes do sr. Alpoim. - Considerações feitas pelo sr. Terceira de Vasconcellos era referencia ao caminho de ferro em estudos, e que faz parte do plano das linhas ferreas ao norte do Mondego. Resposta do sr. ministro das obras publicas. - Manda para a mesa um parecer da commissão de guerra e renova a iniciativa de um projecto de lei o sr. Brito Fernandes. - O sr. Carrilho apresenta dois pareceres da commissão de fazenda. - Considerações feitas pelo sr. Barbosa de Magalhães em referencia aos factos que se têem dado em Ovar, no sentido de justificar alguns d'elles, de restabelecer a verdade em relação a outros e de repellir accusações que reputa injustas. Responde-lhe em seguida, por concessão especial da camara, o sr. Arroyo.

Na ordem do dia o sr. Pedro Victor continua o seu discurso sobre a interpellação relativa ao contrato para a adjudicação das obras do porto de Lisboa, ficando ainda com a palavra reservada para a sessão seguinte. - O sr. Ruivo Godinho, que pedira a palavra para antes de se encerrar a sessão, insta com o sr. presidente do conselho para que compareça antes da ordem do dia. Resposta de s. exa. - Trocam-se explicações entre os srs. Avellar Machado e presidente do conselho relativamente á prisão do redactor do Diario do Alemtejo. - O sr. Serpa Pinto requer a impressão e distribuição pelos srs. deputados de uns documentos relativos ao em: prestimo para estradas. A camara resolve affirmativamente. - O sr. Franco Castello Branco reclama a presença do sr. ministro do reino no dia seguinte antes da ordem do dia, para lhe expor algumas considerações com respeito á influencia das obras do porto de Lisboa na salubridade publica. - O sr. Avellar Machado refere-se segunda vez ao fado da prisão do redactor do Diário do Alemtejo. Responde aos dois ultimos oradores o sr. ministro do reino, e levanta-se a sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 48 srs. deputados. São os seguintes: - Serpa Pinto, Mendes da Silva, Oliveira Pacheco, Guimarães Pedrosa, Antonio Maria de Carvalho, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Augusto Ribeiro, Lobo d'Avila, Eduardo de Abreu, Eduardo José Coelho, Emygdio Julio Navarro, Feliciano Teixeira, Firmino Lopes, Francisco de Barros, Sá Nogueira, Candido da Silva,, Baima de Bastos, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, Dias Gallas, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Rodrigues dos Santos, Correia Leal, Simões Ferreira, José Castello Branco, Ruivo Godinho, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, José Maria do Andrade, Barbosa de Magalhães, Rodrigues de Carvalho, Santos Moreira, Julio Graça, Julio de Vilhena, Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Martinho Tenreiro, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor, e Dantas Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Alfredo Brandão, Alfredo Pereira, Anselmo do Andrade, Sousa o Silva, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Antonio Centeno, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Mazziotti, Fontes Ganhado, Jalles, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Victor dos Santos, Barão de Combarjua, Bernardo Machado, Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Elvino de Brito, Góes Pinto, Madeira Pinto, Este vão de Oliveira, Matoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Castro Monteiro, Francisco Matoso, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Vieira do Castro, Sousa Machado, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Jorge do Mello (D.), Alves de Moura, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, Ferreira de Almeida, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Ferreira Freire, Alpoim, Oliveira Matos, José de Saldanha (D.), Pinto de Mascarenhas, Abreu e Sousa, Julio Pires, Lopo Vaz, Marcellos Ferraz, Vieira Lisboa, Bandeira Coelho, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Manuel José Vieira, Pinheiiro Chagas, Marçal Pacheco, Marianno Presado, Pedro Monteiro, Sebastião Nobrega, Vicente Monteiro, Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Consiglieri Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Albano de Mello, Alves da Fonseca, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Ennes, Gomes Neto, Conde de Fonte Bella, Elizeu Serpa, Almeida e Brito, Francisco Beirão, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Casal Ribeiro, Souto Rodrigues, Santiago Gouveia, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Avellar Machado, Pereira de Matos, Guilherme Pacheco, José Maria dos Santos, Simões Dias, Santos Reis, Marianno de Carvalho, Matheus de Azevedo, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Visconde da Torre, Visconde de Silves e Wenceslau de Lima.

Acta-Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio do reino, acompanhando o seguinte:

Decreto

Usando da faculdade que lhe confere a carta constitucional da monarchia no artigo 74.°, § 4.° e a carta de lei de 24 de julho de 1885, no artigo 7.° § 2.°, depois de ter ouvido o conselho d´estado, nos termos do artigo 110.° da mesma carta: hei por bem prorogar as cortes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 22 do proximo mez de maio inclusivamente.

O presidente da camara dos senhores, deputados da nação portugueza, assim o tenha entendido para os effeitos convenientes.

Paço da Ajuda, em 30 de abril de 1888. = REI. = José Luciano de Castro.

Inteirada.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro, por parte da commissão de guerra, que seja remettido ao governo, para informar, o requerimento de João Francisco das Noves. = O secretario da commissão, Luiz de Mello Bandeira Coelho.

Mandou-se expedir.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PARTICULAR

Do aspirante a official de fazenda da armada, Eduardo Augusto Cabral de Sampaio, pedindo o soldo de 30$000

76