O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 105

(105)

N.º 6. Sessão em 12 de Abril 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada — Presentes 49 Srs. Deputados.

Abertura — Á meia hora depois do meio dia.

Acta......

Sobre ella disse

O Sr. Barão de Francos: — Sr. Presidente, parece-me que não ouvi que na acta se mencionasse, que eu tinha fallado a favor do projecto hontem; ouvi fazer menção do nome de outros Srs. Deputados que fallaram, mas parece-me que não se mencionou o meu.

O Sr. Secretario Lacerda (Antonio): — É verdade, e eu reparei agora nisso. Não é necessario, nem se exige, que se insira na acta o nome dos Oradores, que tomam parte nas discussões nem pro, nem contra; mas visto que fiz menção de alguns, não posso deixar de mencionar tambem a V. Ex.ª

O Sr. Barão de Francos: — Tendo ouvido mencionar o nome de alguns Srs. Deputados, entendi que tambem se devia mencionar o meu, por isso que eu tinha fallado: agora peço a V. Ex.ª a palavra para antes da ordem do dia.

Foi approvada a acta.

CORRESPONDENCIA.

Officios. — 1.º Do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, participando que já se expediram aa convenientes ordens ao Ministro de Sua Magestade juncto de Sua Santidade, para informar ácerca da administração da igreja e hospital de Santo Antonio da nação portugueza em Roma: satisfazendo assim ao requerimento do Sr. Deputado J. Silvestre Ribeiro. — Para a Secretaria.

2.º Do Ministerio da Justiça, enviando cópia do decreto de 7 de dezembro de 1835; e declarando que o dito decreto nunca teve execução, nem chegaram a expedir-se sobre elle participações algumas officiaes. — Idem.

3.º Do Ministerio do Reino, devolvendo o requerimento do desembargador Antonio Maria de Sampaio Freire de Andrade, e bem assim a consulta do Tribunal do Thesouro Publico, a que o mesmo allude, e tambem uma resumida exposição do seguimento, que ha tido a pretenção do supplicante. — Á commissão Especial do Orçamento, com urgencia.

4.º Do Ministerio dos Negocios da Marinha e Ultramar, enviando o officio do governador geral de Cabo-Verde de 11 de novembro ultimo, acompanhando o orçamento da receita e despeza daquella provincia para o anno economico de 1849 a 1850: bem como o officio do mesmo governador de 31 de agosto de 1841, com as alterações á pauta geral das alfandegas do reino, que se acham em vigor naquella provincia; satisfazendo assim ao requerimento do Sr. Deputado Fontes Pereira de Mello. — Para a Secretaria.

VOL. 4.º — ABRIL — 1849.

27

Página 106

(106)

5.º De Jeronymo Ferreira Pinto Bato, dirigido á presidencia da Camara enviando alguns folhetos sobre o objecto das minas de carvão do pedra da freguezia de S. Pedro da Cova. — Mandáram-se distribuir.

O Sr. Presidente: — Hoje não se póde conceder a palavra senão áquelles Senhores que a pediram por parte de commissões; nesse sentido tem a palavra o Sr. Silvestre Ribeiro.

O Sr. Silvestre Ribeiro: — É para mandar para a Mesa o seguinte parecer da commissão de Administração Publica.

Ficou reservado para occasião opportuna, e se transcreverá quando se discutir.

O Sr. Presidente: — Mandam-se pedir os esclarecimentos que a commissão julga necessarios. As palavras que estão pedidas desde a sessão do dia 10, e não puderam verificar-se na sessão de hontem, e as pedidas ha pouco, ficam para ámanhã. A ordem do dia, além da continuação do projecto n.º 13, é o projecto n.º 20, e o de n.º 32 que já foram dados

para ordem do dia, e dá-se mais o projecto n.º 31 sobre vinhos. A Camara vai trabalhar em commissões, e eu lembro especialmente ás commissões de Estradas, e de Legislação, a apresentação dos seus pareceres sobre os projectos, que lhes estão affectos. Escuso de dizer á commissão de Estradas, que a sua propria dignidade pede que traga este trabalho á Camara, porque e hoje reclamado pelo paiz, (apoiados) e o seu adiamento teve logar a pedido da commissão; por consequencia sobre a commissão recae o odioso da não apresentação desse trabalho (apoiados). Ha outros objectos importantissimos: estou persuadido de que a commissão Especial do Orçamento não ha de demorar o seu parecer, porque é indispensavel que entre em discussão quanto antes (apoiados). Já dei a ordem do dia. Está levantada a sessão. — Era menos da uma hora da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×