O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(W)

balhps que foram pieserHes á Camará, e que foram ch^tubuitios hofUem, se a Camará negar esaes meios ÍIQ Governo, então Q Governo apresentará para os substituir oquos.

O Sr. Sá Nogueira; — Então peça a palavra para amanhã. , ' -

O Sr. Presidente:-?- A'maphã. prosegue a^mestna Ordem do dia. Está levantada aj Sessão quatro horas dq, tavde.

O

JOSÉ DE CASTRO r,REiRE DE

N.° 8.

Presidência do Sr. Pinto de Magalhqeç.

Presentes 81 Srsf Deputareis. ra—Depois, do meio çlia.

Acta — Approv^da seíp discussão. CORRESPONDÊNCIA.

OF?ICIOS:— Um do Sr. Deputado Oliveira Bor-g«&, pai t>ci pando q^ie, por impedimento de saúde, não pôde cnmpaiecer «a Sessão d/boje, e amanha-— Inteirada.

Outro : — Do Sr, Farinho, partecipando que, por doenle, não podeiia comparecer nas Sessões da Ca-maia por algum: tempo.— Inteirada.

Outro : — PO Sr. Kebellq Cabral, parlecipando que, por doente, não tqm comparecido, nem poderá comparecer nas Sasspes da Camará. — Inteirada.

O Sr. Presidçntç ; — Peço attençâo á Camará paia ep ler a ultima redacção da Mensagem dirigida a Sua Magestade.

JE' a seguinte:

MENSAGEM:—Senhora: a Camará dos Deputados da Nação Porlugueza, jnterpiele fiel dos sentimentos deste Povo generoso, envia respeito»amen-te á Pjesença de Vossa Magestade a expressão de sq» rnagoa profunda, pelo calamitoso succe«so que destruiu um dos mais nobres padrões da gloria Por-tijgueza, e reduziu á miséria, e deixou foragidos e «i sua propila terra tantos milhares de Cidadãos. A Praia d d Victoria guardava em si o mais antigo monumento das nussas fortunas, e façanhas antigas, e era elln mesma monumento d'urn desses recentes prodígios de heroísmo, corn que tão poucos Portu-guezus leconquistaram pafa Vossa Magestade o Tbro-«Q, e para a Nação a Liberdade. A'quclla teria sagrada, áqueUes Povos hoje t ao infelizes, a lodosos nossos Concidadãos que habitam o Are h i pélago dos Açores, Deve Vossa Magestade, devemos os Por-luguezes todos urna grande dívida : é forçosa esta #çcasião de solvermos paste delia. A gloria de Vossa Majestade, a honra da Nação Portuguesa estão empenhadas. A Camará vem agradecer a Vos«aMa-geaiade as p* oro pias e enérgicas providencias, com que para logo se Dignou mandar accudir ás primei» ra$ necessidades claquelle Povo desgraçado : cila vem protestar ^olemnemente, que astá prornpla a cooperar com o Governo de Vossa Magestade em tudo qyanfo fôr [iec^4sario p^ra reparar tamanho jnforlu? mo. Senhor^ , p esta calamidade terrível no principio do sei* tomado não ha de ser de ru]m agouro. Adiais ti emenda foi a q4ie en(uU?n o& primeiros an-DÓS do Governo daqueíle glande Príncipe, lerceiio Afô d-e Vossa iVfageatpde, e que em vez d,e o aba-tef, íjiiscilo^ as energias de seu graade coração. AsT sim como á voz do penhor Rei D. José 1.° Lisboa surgiu de syas cinza», e o Reino prosperou pelo sa-

1841.

bedoria das Leis, e do Governo,, á voz da Rainha D. Maria 2.a.a Praia d.a Victoria ha de levantar-se das rujnas, e o Reiqo ha de levantar-se tambern da prostração e «p quejaz, copi a sabedoria das Leis, e com a de urp Governo justo, e verdadeiramente Nacional.—Sala da CojrnmUsão, em 8 de Julho de

1841,----1. B, d'Almeida Garrett, F. J. Coelho,

J. E. Abreu Tavares.

O Sr. Presidente: — Parece-me que, está redigida segqndo as ideas que vagaiam na Camará quando jslo se tractou (Apoiados). — Foi aprovada.

O Sr, Simas: — tíu pedia a V.Ex.a que consultasse a Camará sobre se queria tranfenr a primeira parte da Ordem do Dia para a ultima hora,- para ver se acabávamos agora a votação que está pendente sobre o Projecto de Foraes , e depois passarmos a discutir a Lei sobre oLaçamentoda Decima, que é um objecto, urgente , *• importante.

O Si. Eugênio d"Jlmeidq : — O Sr. Deputado Derramado acha-se doente, por isso não pôde comparecer na Camará: pediu-mc que apresentasse á Camará esta desculpa.

A Camará consultada sobre a Proposta do Sr. Simas , aporovou-a.

PRIMEIRA FARTE PA ORPEM DO DIA.

Continuação da discussão especial do Projecto de Lei

dos Forae» (§ 2.° do Artigo 5.°)

O Sr. Presidente'. — Vai lêr-se a emenda offereci-da pelo Sr. Sousa Magalhães, para se ver se a Camará a admitte ou não ú discussão.

(Uma voz:—Já foi admittida).

O Sr' Presidente: — EnJào prosegue a discussão sobre a emenda.

O Sr. Izidro CHaves: —r- ( Q Sr. Deputado ainda, não restituiu o seu discurso).