O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(124)

dêm deixar do suppor-se pessoas abastadas, e d'um educação elevada, e que como taes não deixariam tambem de sobresair pelos seus brios militares, logo que entrassem naquella carreira. Por conseguinte ainda insisto na minha convicção de que muito conviria que a minha proposta fosse approvada pela Camara, com tudo a Camara decidirá o que julgar mais conveniente.

Não havendo quem mais pedisse a palavra, julgou-se a materia discutida, e foi rejeitado o additamento do Sr. Pessanha.

O Sr. Antunes Pinto: — Sr. Presidente, peço licença para lêr e mandar para a Mesa dois pareceres da commissão Ecclesiastica, os quaes são os seguintes.

Leu-os, e delles se dará conta, quando entrarem em discussão.

O Sr. Cabral de Mesquita. — Peço licença para lêr o seguinte

Parecer. — A commissão de Administração Publica, para poder apresentar um parecer definitivo, ácerca do requerimento de Jeronymo Ferreira Pinto Bastos, sobre as minas de carvão de S. Pedro da Cova, requer que pelo Ministerio do Reino sejam remettidas a esta Camara com a maior urgencia todas as demarcações e informações, que se tenham feito sobre os terrenos em que existem as ditas minas, e sobre os proprietarios dellas compreendidos na concessão feita pelo Governo ao Conde de Farrobo: assim como requer que lhe seja enviada, a existir, qualquer planta desenvolvida do terreno das ditas minas com a designação dos seus proprietarios. — Sala da commissão, em d'abril de 1842. — albano Caldeira, A. Emilio Brandão, Luiz Augusto Rebello da Silva, José Silvestre Ribeiro, Zeferino Teixeira Cabral de Mesquita.

O Sr. Presidente: — Este parecer pede certos esclarecimentos ao Governo, mas como além disso involve mais alguma cousa, vou submette-lo á approvação da Camara.

Foi approvado sem discussão.

O Sr. Presidente: — Peço a attenção da Camara, porque o Sr. primeiro secretario vai lêr um parecer da commissão Administrativa, sobre um requerimento do Sr. ex-Deputado Pacheco.

O Sr. Secretario Corrêa Caldeira: — (Leu-o).

O Sr. Jeremias Mascarenhas: — Eu peço a impressão deste parecer.

O Sr. Presidente: — Eu consulto a Camara, mas peço que se considere, que estes objectos não são daquelles que mereçam a despeza da impressão, a qual importa em mais do que o objecto vale em si (apoiados).

A Camara não approvou a impressão.

O Sr. Presidente: — Este parecer fica reservado para entrar em discussão n'outra sessão, para haver tempo de poder ser examinado.

A hora esta a dar, por consequencia escusado é principiar a discussão sobre o art. 14 do projecto n.º 13. A ordem do dia para ámanhã é a mesma, mas como o Sr. Ministro da Guerra tem de ir á outra Camara assistir á discussão d'um projecto, que foi desta para lá, e já foi adiado por S. Ex.ª não poder estar presente, tem de principiar a discussão primeiramente pelo projecto n.º 33 que é sobre vinhos, e depois passa-se ao projecto n.º 31 que é um parecer da commissão do Ultramar. Os objectos são os mesmos que estavam dados, e só ha a alteração em quanto á ordem, em consequencia do Sr. Ministro da Guerra não poder estar presente no principio dos trabalhos. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O Redactor

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.