O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í 488

quelle praso, a contar do primeiro dia em que este edital for publicado no Diário de Lisboa, apresentar na secretaria d'esta presidência seus requerimentos instruídos dos seguintes documentos originaes:

l.« CertidSo de baptismo, por onde provem que têem pelo menos, vinte e dois annos completos de idade;

2.° Folha corrida em tempo, da terra da naturalidade e da residência;

3." Certidão do exame dos preparatórios e estudos que tiverem feito;

4.° Quitação com a fazenda publica por qualquer em prego de recebimento ou responsabilidade tiscal;

5." Documento em forma, do modo como desempenharam ou desempenham algum officio;

t>.° Conhecimento ou certidão do pagamento de direitos de merco e sêllo, devidos por qualquer emprego;

7.° Certidões ou attestaçoes em forma de serviços alle-gados, e especialmente de terem conhecimento do modo de processar, e das praticas do furo, como empregados de justiça, que sejam ou hajam sido;

8.* Justificação ou prova de que não são parentes em grau prohibido, do juiz, do delegado, ou dos officiaes do juizo;

9.° CertidSo de como foram recenseados, e entraram no sorteamento, nos termos do artigo 54.° da lei de 27 de julho de 1855.

O exame dos candidatos ao mencionado officio terá lo-gar n'esta relação pelas dez horas da manhã do dia 3 de julho próximo futuro.

E, para que chegue ao conhecimento dos interessados o presente edital, rerá publicado no Diário de Lisboa, e af-ííxado nos logares mais públicos d'esta cidade.

Presidência da relação de Lisboa, 31 de maio de 1862 = 0 conselheiro presidente, Júlio Gomes da Silva Sanches.

CAMARÁ MUNICIPAL DE LISBOA

A camará municipal de Lisboa ha de arrendar em hasta publica no dia 9 do corrente mez, pela uma hora da tarde, o logar n.* 13 no mercado do azeite, os logares n.OÍ 22, 40, 45 e 59 no mercado da ribeira, loja na rua direita da Boa Vista n.° 6, e o armazém na rua nova do Cães do Tojo, onde foi fabrica de cordoaria, o que tudo se acha com es-criptos. As pessoas a quem convier algum dos citados arrendamentos deverão comparecer nos paços do concelho no referido dia e hora, a fim de se levar a efFeito com as só-lemnidades legaes e do estylo.

Camará, 2 de junho de 1862. = O escrivão da camará, Nuno de Sá Pamplona.

A camará municipal de Lisboa manda annunciar que no dia 9 do corrente, pela uma hora da tarde, na sala das suas sessões, ha de arrematar em praça o fornecimento das medidas de barro para a repartição das aferições dos pesos e medidas, e isto pelo tempo que decorrer de l de julho a 31 de dezembro do corrente anno, com as condições que desde já se acham patentes nos paços do concelho.

Outrosim também faz publico que do mesmo modo no dia 16 igualmente do corrente, pela uma hora da tarde, se ha de contratar no dito local o fornecimento de vinte a trinta carradas de feno para o novo matadouro no sitio da Cruz do Taboado, e na forma das condições que serão patentes no acto da arrematação; e também uma e outra das mencionadas arrematações se verificará quando os preços offerecidos convenham á vereação.

Camará, 3 de junho de 1862. — O escrivão da camará, Nuno d& Sá Pamplona.

ASYLO DE MENDICIDADE

A administração d'este pio estabelecimento, sumraamente penhorada pelo feliz resultado do beneficio que hontem teve logar na praça do campo de Sant'Anna em favor d'e8ta casa de beneficência, n&o lhe sendo possivel fazer constar desde já a conta da sua receita e despeza, aproveita por isso com todo o goato o premente ensejo para dar uni pu blico testemunho do seu mais sincero reconhecimento e gratidão a todas as pessoas que directa ou indirectamente se dignaram de concorrer para este tão justo fim, não podendo porém deixar de especializar por esta occaaião os dignos proprietários e lavradores que do melhor grado ee prestaram a oílertar uma excellente praça dus seus mais apurados touros, e que tão justos e geraes applausos mereceram ao publico dWa corte, cabendo todavia particular louvor ao ill."10 sr. José Ferreira Roquete, pois que alem do valioso donativo dos seus touros, promptíficou bizarramente os seus creados e cabrestos para a conducção do gado para esta cidade, coadjuvando ao mesmo tempo efficazmente em tudo que esteve ao eeu alcance este estabelecimento para o bom resultado d'esta corrida de touros.

A administração d'este asylo lhe cumpre também fazer expressa mençSo da acção generosa, praticada pelo insigne artista heapanhol, António Luque, conhecido por joven Cu-chares, quo estando em vespora já de se retirar para a sua pátria, veiu aspontanea e generosamente offerecer-se para trabalhar de graça n'este beneficio, querendo assim fazer uma esmola aos pubres d'e.sta capital antes da sua partida.

Lisboa, 2 de junho de 1SG2.=Q adjunto servindo de provedor, António Maria de Sampaio Freire d& Andrade.

HOSPITAL NACIONAL E REAL DE S. JOSÉ

A administração do mesmo hospital manda annuneiar que no dia 9 do corrente mez, pelas onze horas da manhS, se hSo de vender em hasta publica no dito estabelecimento, se os preços convierem, alguns objectos de lã, linho, algodão e

Bronze velho..................... 14 kilogrmmmas

Latão dito....................... 115 »

Ferro dito.......................1:270 »

Trapo branco.....................1:760 »

Dito de canhamaço................ 600 >

Contadoria do hospital de S. José, 3 de junho de 1862 = 0 official maior, Manuel Ccsario de Araújo e Silva.

Relação das esmolas e legados recebidos no mesmo hospital 110 mez de maio de 1362

Esmola de ura anonymo, 14$400 réis.

Dita com que os ex.moa caixas geraes do contrato do ta baço costumam soccorrer mensalmente os enfermos pobres 11,16 kilogrammas de rapé.

Legado do ill.1" António Gonçalves de Moraes, pago pel< seu testamenteiro o \\\.m* Jono Francisco de Moraes, l:000jí réis em inscripçSes da junta do credito publico.

Contadoria do hospital do S. José, 3 de junho de 1862 = 0 official maior, Manuel Cesario d& Araújo e Silva.

PRIMEIRA DIVISÃO MILITAR

Estando re«olvido pelo ministério da guerra que os corpos da guarnição de Lisboa, Belém, Santarém, presidio do castello de S. Jorge, e geralmente todas as praças avulsas que na actualidade estão e de futuro vierem a estar n'estai localidades, sejam fornecidas de rações de pão de l de julho próximo futuro em diante pela padaria militar; s. ex.* o sr. tenente general conde de Santa Maria, commandante d'esta divisão, faz saber a todas as pessoas a quem convier arrematar as referidas rações para os corpos e praças avulsas, que tenham os seus quartéis fora das referidas locali dades, mas dentro do districto da mesma divisão militar desde o dia indicado até ao fim de setembro do presente anno, que para este fim estará aberta praça publica no dia 18 do corrente, pelas onze horas da manhã, n'este quarte' general na rua de S. José.

São condições as que marca o regulamento de fazenda militar de 18 de setembro de 1844, na parte relativa a este objecto, e na portaria de 25 de maio de 1859, publicada no Diário do Governo de 27 do dito mez, assim como serem os licitantes os próprios que tiverem feito os depósitos pecuniários, ou seus representantes competentemente aucto-risados, sendo a quantidade de cada ração a designada na tabeliã publicada na ordem geral do exercito n.° 20, de 11 de setembro do anno próximo findo.

Quartel general da primeira divisão militar, 2 de junho de 1862. = Francisco da Cunha e Menezes, tenente corone addido.

Finalisando no ultimo do mez actual o praso marcado na escriptura celebrada em 30 de setembro de 1861 para o fornecimento das rações de forragem aos corpos de caval-laria e de artilheria montada, e em geral para todos os of-ciaes e empregados civis do exercito, com direito a esse vencimento na primeira divisão militar, e tornando-se por isso necessário tratar desde já de prover ao mesmo fornecimento de l de julho próximo futuro até ao ultimo de setembro do presente anno, s. ex.R o sr. tenente general conde de Santa Liaria, commandante da divisão, em virtude das ordens que recebeu do ministério da guerra, faz saber ás pessoas a quem convier arrematar as referidas rações no praso indicado, que devem comparecer n'este quarte] general na rua de S. Joeó, no dia 18 do corrente, pelas onze horas da manhã, sendo as condições as que se acham indicadas para a arrematação de rações de pão, que n'eata mesma data se annuncia.

Quartel general da primeira divisão militar, 2 de junho de 1862. = Francisco da Cunha e Menezes, tenente coronel addido. ______ . _____

«ATERIAS APPARELFIADAS DO CORPO DE ARTILHERIA

O conselho administrativo das baterias apparelhadas do corpo de artilheria pretende vender em hasta publica, na feira do gado á Cruz do Taboado, um cavallo que a com-missão de remonta julgou incapaz do serviço da arma.

As pessoas a quem convier este annuncio queiram comparecer no dia 17 do corrente mez no local indicado, ao meio dia.

Quartel na Boa Hora, em Belém, 3 de junho de 1862.

-.Francisco Higino Craveiro Lopes, 2.° tenente.

CASA DA MOEDA

Na administração geral da casa da moeda e papel sel-lado se ha de proceder no dia 7 do presente mez de junho, pela uma hora da tarde, ao leilão de ama porção de aparas de papel existentes nos armazéns da me«ma administração. ______.•»——-

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARINHA

Não se tendo eflectuado o contrato para o fornecimento da stearina necessária para consumo da armada, de novo ha de o conselho de administração de marinha no dia 6 do corrente, pelo meio dia, na sala das suas sessões, contratar em hasta publica o fornecimento do dito artigo, nacional ou estrangeiro, pelo tempo que se convencionar.

No mesmo dia, pela uma hora da tarde, ha de o referido conselho comprar em hasta publica o seguinte.'

800 kilogrammaa de IX para colchões;

600 metros de panno riscado para o mesmo fim.

Sala daa sessões do conselho de administração de marinha, 3 de junho de 1362.==: O secretario, António Joaquim de Castro Gonçalves.

PARTE N\0 OFF1C1AL

LISBOA, 3 DE JUNHO

O governador civil de Vianna dá parte que á de-Suajo viera um individuo de Monção, que em seguida J caram os sinos a rebate, jactando-se alguma gente, quei chou não se sabe ao certo se para Monção se para Meif

A mencionada auctoridade tinha, do accordo com o mandante da respectiva divisão militar, dado as provif cias, fazendo partir tropa para vários pontos, a fim de tar que a desordem proseguisse.

Nos outros districtos do reino a tranquillidade publíc continua inalterável.

CORTES

CAMARÁ DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 2 DE JUSHO BB 1888 PBB8IDENCIA DO BB. ANTÓNIO LCI2 DE 8&ABfU

Secretarioa 03 srs íMÍSuel Osorio Cabral becretanoa 03 srs. jAntonio Eleutherio Dias da Silva

Chamada—Presentes 67 srs. deputados. Presentes á abertura da sessão—Os srs. Adriano Pequito, Aníbal, Soares de Moraes, Ayres de Gouveia, Quaresma, Eleutherio Dias, Seixas, Pinto de Magalhães, Seabra, Mi ziotti, Aristides, Palmeirim, Zeferino Rodrigues, Barão Torre, Almeida Azevedo, Carlos Bento, Ferreri, Cesariíhp Cláudio Nunes, Rebello de Carvalho, Mota, Drago, F roso, Diogo de Sá, Fernandes Costa, F. L Lopes, Boi Fernandes, F. L. Gomes, F. Manuel da Costa, Bicado, de Barros, Mendes de Carvalho, Fonseca Coutinho, Nepo» muceno de Macedo, Aragão, Sepulveda, Mendonça, Meu» tel, Ortigão, Faria Guimarães, J. A. Gama, Infante Pés* sanha, J. Estevão, José Guedes, Figueiredo Faria, L. de Castro, D. José de Alarcão, Costa e Silva, Frazão, R0jiot Toste, José de Moraes, Nascimento Correia, José Paes,^a-talhoz, Camará Leme, L. de Vasconcellos, Moura, Maimei Firmino, Sousa Júnior, Murta, Pinto de Araújo, Vaz Preto, Miguel Osorio, Modesto, Pitta e Visconde de Pindella.

Entraram durante a sessão — Os srs. Affonso Boteli Moraes Carvalho, Braamcamp, Sá Nogueira, Carlos Gomes Brandão, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, lfe§ reira Pontes, Arrobas, Br&yner, Pereira da Cunha, Branco, António de Serpa, Xavier da Silva, Barão das gês, Barão de Santos, Barão do Rio Zezere, Freitas rés, B. de Albuquerque, F. Abranebes, Beirão, Gyrillo chado, Pinto Coelho, Poças Falcão, F. da Gama, F. Magalhães, F. de Mello, Bivar, Coelho do Amaral, mico, Gaspar Pereira, Gaspar Teixeira, Carvalho e Abreu, de Castro, Blanc, Sant'Anna, J, J. do Azevedo, Roboi Noronha e Menezes, Ferreira de MelJo, Torres e Alrneii Coelho de Carvalho, Matos Correia, Rodrigues Cl Lobo d'Avila, J. A. Maia, Galvãe, Alves Chaves, J. de Abreu, Alvares da Guerra, Sieuve, Oliveira Baptista,^ Sousa Telles, Gamara Falclo, Rocha Peixoto, Monti Castello Branco, Plácido, Nogueira Soares, VellosodeHoi Teixeira Pinto, Ferrer e Visconde de Portocarrero.

Não compareceram—Oa srs. Alves Martins, Bernarda Ferreira, Correia, Fontes, António Pequi to, Fonseca rio, Pinto de Albuquerque, David, V. Peixoto, B. do Vi lado, Queiroz, Belchior, Oliveira e Castro, Conde da Assara-bnja, Conde da Torre, Conde de Valle de Reis, C. J. da Costa, Abranebea Homem, Vianna, Pulido, Gomes de Castro, Abreu e Sousa, Almeida Pessanha, Calça e Pina, Si* mas, Pinto de MagalhSea, Veiga, Silva Cabral, Feijoada-sal Ribeiro, Silveira Menezes, Mendes Leal, Afionseca, Al~ vês Guerra, Pereira Dias, Feio, Ricardo Guimarães, Char-ters, Moraea Soares, S. Coelho de Carvalho, S. de Almeida e Th ornas Ribeiro.

Abertura—Aos três quartos depois do meio dia.

Acta — Approvada,

EXPEDIENTE

1." Declaro que se estivesse presente, quando na peasao do dia 30 de maio se votou o requerimento do sr. Mártens Ferrão, teria votado a favor, ~^A. Z. Rodrigues.

Mandou-se, lançar na acta.

2.° Declaro que na ultima sessão votei contra o projecto n,° 50, projecto que tem por firn chamar ás armas a reserva do exercito. ^= Manual Firmino de Almeida Maia.

Mandou-se lançar na acta.

3.° Do gr, Freitas Branco, de que faltou áa eeiêões d$ 24, 26, 27 e 28 por incomiuodo do saúde; e ás de 30 e 31 de maio ultimo também por motivo justificado,—Inteirada.

4.° »Um offiok) do ministério das obras publicas, dando os esclarecimentos pedidos pelos srs. José de Moraes e Sousa Júnior, acerca das madeiras compradas para aã obra» da barra da Figueira da Foz. — Para a secretaria.

5.° Uma representação das confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nosea Senhora do Rosário, erectas no mosteiro de S. Salvador de Fonte Arcada, no concelho de Po* voa de Lanhoso, contra o projecto da desamortisaelo. — À commissão de fazenda.

6,8 Da camará municipal de Sabrosa, pedindo qae «s approve o projecto de lei do sr. Júlio do Carvalhal, para a construcção de um caminho de ferro do Porto á Régua. — A commissão de obras publicas.

7.° Dos escriptararios da repartição de fazenda à$ dís-ricto de Leiria, pedindo augmento de ordenado»*—A 60m~ missão de fazenda.

8.° Da confraria de S. Pedro Gonçahrei> 4a eíâade de 'onta Delgada, pedindo que se lhe torne dfeetóvft B confissão da igreja do extincto convento dói Graeianos. •— i commissão de fazenda.