O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SENHORES:

H,

lonrado com a confiança da Soberana, que, por Decreto de 4 do Março próximo passado, Se Dignou encarregar-me da Repartição dos Negócios Ecclesiasticos e do Justiça, cumpria desvelar-me por merecer também a vossa confiança; sem o apoio simultâneo destes dois elementos de força moral os melhores desejos do Ministro seriam infecundos; todas as suas fadigas baldadas.

Mas, Senhores, para chegar a esse fim não havia senão um meio, a realisação de trabalhos verdadeiramente úteis ao Paiz.

Esse tem sido o objecto que me tem occupado incessantemente durante a vossa ausência, c venho hoje apresentar-vos uma parte dos trabalhos que me foi possível preparar em (i\o curto espaço de tempo.

Por certo, Senhores, que não são elles tão vastos como eu desejara, mas haveis de reconhecer, PU espero, a sua urgência e manifesta utilidade.

E, como é meu dever, informar-vos do estado cm que se acham os diíferentes ramos dii administração a meu cargo, os inconvenientes que softrem, e os melhoramentos que reclamam, pareceu-mc mais acertado ligar a essa exposição as minhas Propostas, de forma que vos poupasse, e n mim próprio, o incommodo de repetições escusadas.

SECRETARIA 1>'ESTAJ>O

• •

Na Sessão de 4 de Maio de 18;iO (Diário n." 109) foi apresentada peto JV!iu«ln*; ^u» então era desta Repartição, uma Proposta sobre a organisação da Secretaria d'Estado, e »o-* bre os requesitos que deviam concorrer nos seus diflerentes Empregados. O pensamento que i\ dictou acha-se justificado no seu Relatório, e nada-mais evidente que a necessidade de pro-.videncias, que assegurem no futuro o bom serviço da mesma Secretaria; mas julgo que devem ser modificadas e alteradas algumas das provisões consignadas no dito Projecto.