O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(150)

manhã desde as 7 hora até que vim para esta Casa não fiz senão tractar da commissão de Inquerito, para organisar um mappa comparativo, que eu entendo ser preciso, dos actos e dos factos que fazem o objecto especial daquella commissão; mas o illustre Deputado não poderá deixar de reconhecer, que uni objecto de tamanha consideração requer um assiduo trabalho; e que os membros da commissão estão occupados com muitas outras commissões, e que temos portanto muito pouco tempo; temos de vir á Camara senão somos aqui apontados tres vezes; e por esta occasião lembro a V. Ex.ª que observe, ou queira ter a bondade de observar, que se deixámos de Comparecer nesta Casa, mui rara será a vez, que não seja por motivo de serviço; tenho tambem outro emprego que a Camara me accumulou, que é o do Tribunal do Thesouro.

Mas tractando da questão tenho a fazer uma observação, sobre a qual chamo a attenção da Camara, e vem a ser, que a commissão de Inquerito, logo que se reuniu, para caminhar com acerto e poder formar um juizo conveniente sobre o objecto, desejou ouvir as opiniões das associações commerciaes, tanto de Lisboa como do Porto, e dirigiu-se ao Governo para que mandasse ouvir estas duas associações: este passo, creio eu, que não deixará de ser tido em muito louvor: a associação de Lisboa sei que já se reuniu, e que já se discutiu o seu parecer; já tive o gosto de vêr um impresso, e digo que é uma obra muitissimo digna daquella associação, e que lhe faz muita honra; agora da do Porto nem official nem particularmente sabemos se já enviou ao Governo o seu parecer; poderá já estar feito, discutido e nas mãos do Governo; mas a commissão de Inquerito não tem nem um, nem outro, e a commissão não ha de apresentar o seu parecer a esta Camara, sem ter examinado aquelles pareceres, e comparado o seu trabalho: muitas horas temos trabalhado no Banco, e muito pausadamente, porque a commissão deseja apresentar-se com imparcialidade, ha de fazer justiça á verdade unicamente: parece-me que com estas explicações se dará por satisfeito o nobre Deputado; na certeza de que o mesmo zêlo que o anima, anima tambem os membros da commissão de Fazenda: por tanto a commissão ha de apresentar o seu trabalho, poderá não ser muitissimo perfeito, no emtanto ha de ser uma obra, que ha de dar uma demonstração do estado do Banco, não esperem grande cousa pela minha parte porque digamos a verdade, disputou-se o meu nome para aquella commissão, e se me não tivessem nomeado, livravam-me das costas um pêso e uma responsabilidade gravissima, como Vice-Presidente do Tribunal de Contas: não desejava eu ter entrado nessa commissão, porque, não direi que foi o mesmo que caír sobre mim uma praga, mas não foi objecto que me agradasse muito, não me fizeram obsequio, mas esse mesmo não-obsequio, com que me quizeram honrar, aqui mesmo foi disputado nesta Casa, sabe Deus como (apoiado), não posso deixar de aproveitar esta occasião para me mostrar altamente sentido disso, as cousas marcham assim, e oxalá que mudem, e que mudem para melhor. Volto ao ponto da questão, e digo que a commissão de Inquerito tracta affincadamente do objecto que lhe foi commettido, espera trazer o resultado de seus trabalhos nestes quinze dias, isto é, até ao fim deste mez ha de ser resolvido o objecto em questão..

O Sr. Pereira de Mello: — Sr. Presidente, começo por agradecer ao nobre Deputado, a urbanidade com que tractou a commissão de Legislação: e direi a S. S.ª que o projecto a que se referiu, se acha nas mãos do seu proprio auctor; é a quem na commissão foi distribuido. É pensamento da commissão ver se em algum dos projectos apresentados pelo Governo, é possivel introduzir alguma provisão relativamente ao objecto que contém o projecto de que fallou o illustre Deputado; isto no caso de que a commissão, em discussão definitiva, entenda que é de conveniencia publica essa providencia. Por tanto já vê o nobre Deputado que a commissão não perdeu de vista este negocio, e que estando como esta nas mãos do seu proprio auctor, para o fim indicado, é isto garantia sufficiente de que não deixará de ser attendido o objecto de que se tracta.

Aproveito esta occasião para lêr e mandar para a Mesa um parecer da commissão de Legislação sobre a proposição de lei vinda da Camara dos Dignos Pares, a respeito das commissões Mixtas, o parecer é o seguinte (leu-o).

Mandou-se imprimir, e delle te dará conta, quando entrar em discussão.

O Sr. Rebello da Silva: — Sr. Presidente, agradeço as informações que me acabam de ser dadas pelos dous Oradores que me precederam, e por ellas estou plenamente satisfeito. Agora aproveitando a presença de S. Ex.ª o Sr. Presidente do Conselho, peço-lhe que empregue os meios ao seu alcance para que as duas representações das corporações que referiu o Sr. Albano, se já existirem no Ministerio da Fazenda, sejam remettidas quanto antes á commissão de Inquerito, para ella dar o seu parecer sobre este objecto.

O Sr. Carlos Bento: — Eu não teria pedido a palavra, se acaso um nobre Deputado não tivesse tocado n'um assumpto de bastante importancia, e a respeito do qual entendo que devemos insistir. — O meu illustre collega da commissão de Inquerito, nas explicações que deu, parece-me que demonstrou sufficientemente quanto era precisa a unidade que deve existir sobre tudo que diz respeito a tornar este assumpto liquido e desembaraçado —. É preciso que se façam todas as instancias para que elle se tracte, e se tracte o mais convenientemente possivel; se eu não estivesse na commissão d'Inquerito obrava como o nobre Deputado que pediu explicações, e todos os dias insistiria neste objecto, porque a apresentação d'uma similhante instancia é muito digna, não ha nada mais louvavel, nem ha nada mais apreciavel do que esta instancia, para que se tomem providencias sobre um objecto de tanta importancia. Mas apresentou o nobre Deputado receios de que talvez pela escacez do tempo a este assumpto não fosse tractado tão largamente, como cumpria ser. A este respeito devo eu dizer á Camara qual é o meu pensamento, e parece-me que, a respeito delle, todos nos devemos unir. Eu entendo que para tractar um assumpto desta importancia não ha nem duração de tempo de sessão, nem embaraços dos Srs. Ministros, nem demoras das commissões; questões desta ordem não devem estar sujeitas a estas considerações. Vencer é muito facil, decidir bem é muito difficil; não se póde decidir bem sem esclarecimentos, e estes não se podem obter sem o tempo competente. Eu entendo que este assumpto deve ser tractado larga, profun-