O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 28 DE ABRIL DE 1880

Presidência do ex.BO sr. José Joaquim Fernandes Vaz

Secretários — os srs.

Thomás Frederico Pereira Bastos António José d'Ari!a

luboiiitorio

K\

V^' " SUaCMUOSIO dido, A. J. da Rocha, Pessoa da Amorim, Villafanha,

, , . , v- Ferreira tio Mesquita., Carlos Ribeiro, Elvino de Brito.

AKftí,&:^ Knt° ^St°' ir r>itiVa'^!lcr' Ref^Garcia, Joio

losophia da universidade o lo.snr cie cheio dos trabalboa práticos ynrysostomo, Alfreao lubciro, ilomern da Costa Brandão, e preparador do laboratório c!ii;i'ico, com o ordenado ^niinual de Sousa Lixa, Dias Ferreira, Garcia Diniz, José Guilherme,

J. M. dos Santos, Nogueira, Júlio de Vilhena, LopoVat, Pires de Lima, Nobre de Carvalho, Pedro Correia, Pedro Roberto, Theoíonio Paim, Visconde de Arneiros, Zo-« pliimo Pedroso.

Aai».—Approvada.

500ÍÔOO ríis, snppriniindo-se

souro, aliMii u;i vrrha auetorisada pulo capitulo 3." Ao. thbc-lia 3." junta á cnrbi da loi <ío tag1:i='_:i' tag2:_-='jnn:_-' governo='governo' tag1:_='_:_' nnctorisando='nnctorisando' o='o' conceder='conceder' camará='camará' _-i.='_-i.' _100='_100' tag0:i='i:i' ici73='ici73' cie='cie' _10='_10' xmlns:tag0='urn:x-prefix:i' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_' xmlns:tag2='urn:x-prefix:jnn'>!ii'icl))íi! de Vixcu cerca do 501) metros qiiadra-.lus do fcrreuo jvrí^ií-ente. á liui-ti! do quartel de in-ianteria n." 14, para o alargamento da rua do, íj. 1'YancÍFco ; n." 1G4, nnncxando á comarca do Funchal o julgado de l'orto Santo. — Foi tanibt-rn approvado. depois de breve discussão, o projecto n." lí/1, tendente a dar uma no vá orjranisM vão a actual direcção geral das iilfairJeg.is e contribuições indirectas, e a íisar os quadros do oosoal cio serviço interno c externo (ia.s aliandogns. — Approvou-

poosoa co serviço

se o parrc(-r das coininissíes

do

scudo

iuzen-.Ui o rio ultramar sobre as

emundas apresentadas ao projecto ns 141, que estabelece a verba da 4.00:000^000 róis para obras publica* 1:0 ultr mnr. — Nomeou-se a deputação que no dia 29 lia do felicitar Sua Magcstade pela outorga da carta. — Leu-se o decreto que. proroga as cortes até ] 5 de maio. — E por proposta do er. M ariano t!o Carrnllio conclui n-sc a disuiissão do cvcair.pnto do mini tcrio da jiiEli^íi iipjirovados os capítulos 2.° a K."

Á!>erfu;-a. — As duas horas e um quarto da tarde CliaviaJa. — 00 srs. deputados.

â abertura fia setsílo os srs. : — Alexandre de

Avngíio, Alfredo de Oliveira, Alvos Carneiro, Alves da Fonseca, 1'çreira du Miranda. Rodrigues Ferreira, Sousa c Silva, Fialho Machado, A. J. d' Ávila. António Enncs, Bi-goíto, Arrobas, Magalhães Aguiar, Kç.-i » Costa, Soare* de Azevedo, Victor di>s Sanh-s, Rarfio de Coinbarjua, L5a-

rào de Pato Vieira, Conde du Honitim

Diogo

-

xe teiro

Conde

du Macedo, Pedroso Brandão, F. J. Tei-

Castro M 011-Gau

jira," Fernando Caldeu», Cunha rioutu Maior, Castro iro, F. J. Medeiros, Pereira Calda*, Gomes Barbosa, dencio Pereira, Guilherme de Abreu, Henrique de Mar.edu,

" ' " '" ' Cândido de

Fernandes Vaz, Rodrigues ' Lemos e Nápoles, Ponte e Horta.. SimoVs Dia?, Júlio Rainha, L. J. Dias, Luiz Jardim, M. C. Emygdio, Almeida Brandão, Macedo Sotto Maior, Pereira Dias, Mariano de Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Dias de Freitas, Pedro Franco, Thomás Bastos, Visconde de Bousõea, Visconde dás Devezás.

Entraram durante a sessão os srs.:—Adriano Machu-

NSo compareceram á sessão os srs.: — Guerra Junquoiro, Albino das Neves, Azevedo Caatello Branco, Autonio Can-

EXPEDIENTE Oí3cio3

.1.° Da camará dos dignos pares do reino, acompanhando a proposição de lei, datada de 5 de abril do corrente anno, que tem por tini acabar com as quotas da receita .publica que percebiam os governadores civis, e fixar-lhes ordenado certo, á qual foram fritas algumas alterações.

Enviado á comniissão de administração publica.

i-?.0 Do ministério do reino, participando quo não poda i-er satisfeito o requerimento do sr. deputado António de Azevedo Castcllo Branco, em que pedia a correspondência dirigida ao governo pelo governador civil do districto da Villa Real com relação ao plano destinado a ser assaltado o cofre do districto, por ser de natureza confidencial.

Enviado á secretaria.

Representações

t.* Da claífO de ourives da cidade do Porto, pedindo quo sejam reformadas as tarifas actuaea, elevando o direito liso nas obras de oiro, por forma que o direito protector fixo nunca si-ja inferior a 50 por couto a-1 valorem.

Apresentada pt l

ií." Da eaiuiirn municipal do Porto, pedindo que n3o soja adiado por mai.-i tempo o prolongamento do caminho do ferro do Douro.

A pretextada- pelo yr. deputado Magalhães Aguiar, en-viudu, d • detibrus publicas, ouvida a da fazenda, i! ttiandnda publicar no Diário do governo.

;}." Dos guardas,a pó da alfândega de Idanha a Nova, pedindo melhoria de vencimento.

Apresentada pelo ar. deputado Sousa e Silva} 6 enviada á comnristão de fazenda.

Certidão

líanclou-Be publicar no Diário do gowirno uma ceetidílo aprctontada pelo sr. Hintzo Ribeiro, tendente a mostrar que ij inventario judicial da herança do fallecido conde dó Ferreira havia terminado, nào teudo havido recurso algum.

SEGUNDAS LEITURAS

Projecto cie lei

Senhores. — A carta do lei que rc.organisou o real observatório fisirouomico de Lisboa teve por fim o desenvolvimento d'esto utilissimo instituto, dotando o corn recursos necessários para a sua boa administração o com pessoal habilitado para a elevada commiss^o scientifica que tinha de desempenhar. A falta, porem, de varias obras indispensáveis no observatório e suas dependências, para que os trabalhos scientificos se podcssora fazer com a regularidade deviria, tem demorado a nomeação de parto do pes-K0>il tni'hnií-.n. {íc,in(]n d'fist.1, forma innnmnlptii nn. nrnti/»a

sonl toehoJSQ