O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 19.

RELATORIO

DO

MINISTERIO DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS.

1850.

SENHORES:

Em desempenho das funcções do meu cargo, tenho a honra de levar à vossa presença, o Relatorio do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, que Sua Magestade se dignou confiar-me por Decreto de 18 de Junho do anno findo.

Poucas alterações tem havido no pessoal da Secretaria d'Estado, e do Corpo Diplomatico, e Consular desde o ultimo Relatorio, que vos foi apresentado pelo meu illustre antecessor; e os trabalhos da mesma Secretaria, incluindo os da respectiva Contadoria, tem progredido com a necessaria regularidade.

O orçamento para o anno economico de 1850 a 1851, já vos foi apresentado, incluido no Orçamento geral do Estado, é por elle melhor podereis conhecer os encargos desta Repartição.

Pelo que respeita á Administração Geral do Correio, ainda que as innovações, desde o anno passado, introduzidas no serviço não sejam tantas quanto era para desejar, comtudo podem dizer-se de interesse publico.

Foi estabelecido um terceiro Correio semanal entre o Porto, e Guimarães, por via de Braga.

Abbreviou-se notavelmente o gyro da correspondencia de Portel, sendo reduzida a metade do tempo que gastava.

Sentou-se o estabelecimento de um Correio diario para Setubal, e para Santarém, e terras de caminho; porém, nada foi possivel realisar, porque as circumstancias, e o systema actual do serviço dos Barcos de Vapôr de modo algum se póde accommodar ao serviço do Correio; e só depois que as obras da Valla da Azambuja tiverem levado a navegação até perto de Santarém, e a Companhia dos Barcos de Vapor houver feito algumas alterações em relação ao seu estabelecimento de Valle de Zebro, especialmente mudando-o para outro ponto, como se diz, é que se poderá novamente tratar de aproveitar os Barcos das Carreiras entre aquelles dois pontos para a conducção das mallas do Correio.

Julgou-se conveniente nomear uma Commissão, composta de dois habeis e probos Empregados do Ministerio da Fazenda, para proceder ao exame do estado de arrecadação, escripturação e pagamentos a cargo da Sub-Inspecção Geral dos Correios o Postas do Reino a fim de se conhecer o methodo, porque n'aquella Repartição se fiscalisam os rendimentos, que constituem a sua receita.

Esta Commissão correspondeu á confiança que o Governo de Sua Magestade nella depositam; e propoz algumas medidos relativas á organisação da respectiva Contadoria e The-

1