O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N." 18.

Cessão

to

1845.

EM 20 D'ABRIL DE 1845.

D,

"epois do meio dia começaram a reunir-se na Sala das Sessões da Camará Electiva os Dignos Pares do Reino, e os Srs. Deputados da Nação Por-tu^ueza, tomando os jogares marcados no art. 19.' da Carta Constitucional.

Occupou a cadeira da Presidência o Sr. Conde de Villa Real, um dos Vice-Presidentes supplentes da Camará dos Dignos Pares, nomeou a grande Deputação (composta de doze Dignos Pares, e de doze Srs. Deputados) para receberem Suas Mages-tades á porta do palácio das Cortes.

Á uma hora e um quarto da tarde entrou Sua Mageslade a RAINHA, acompanhada por El-Rei, e precedida da Corte, Ofíiciaes-Móres do Reino, e da Deputação das Cortes Geraes. Guardado oce-remonial prescripto no respectivo Programnia, Suas Ma^estades Tomaram assento nas Cadeiras doThro-no, e Tendo a RAINHA permittido que se sentassem os membros das duas Camarás, leu o seguinte

DISCURSO.

ii DIGNOS PARES DO BEINO , E SENHORES DEPUTADOS DA NAÇÃO rORTUGUEZA.»

u Ao encerrar a presente Sessão, ultima da legislatura , compraz-Me dar-vos um publico testemunho de que soubestes corresponder á Minha Confiança, e da Nação. » •

«As muitas, e importantes medidas, que appro-v as t es para manutenção das instituições liberaes, da

paz, e da ordem ; e as que adoptastes para a orga-nisação da Fazenda Publica, e para o desenvolvimento das diversas fontes da riqueza nacional, serão um documento vivo da vossa devoção pelo Thro-no, e da vossa solicitude pela liberdade, e pela felicidade dos povos, que a Divina Providencia confiou aos Meus Cuidados. »

« Se os trabalhos parlamentares estão acabados, ainda vos incumbe um sagrado dever — o de instruir o povo no cumprimento dos seus deveres, e na obediência ás leis: Confio no vosso patriotismo, e fidelidade.»

«Agradeço ás Camarás os meios que votaram ao Meu Governo para occorrer ás despezas do serviço publico, e bern assim as dotações para os Meus muito presados Filhos o Príncipe D. -PEDRO , e o Infante D. Luiz FILIPPE.M

«Tenho a satisfação de poder assegurar-vos que reina perfeita tranquilidade em todo o Continente, e Possessões Ultramarinas.»

u Es tá fechada a Sessão, n

Terminada a leitura, Suas Magestades se levantaram, e sahiram da Sala com o mesmo cortejo, que havia tido logar na entrada.

Voltando a Deputação á Sala, e sendo uma hora e meia, retiraram-se os Membros do Corpo Legislativo.

O REDACTOR INTERINO,

FBANOISOO X.KS4A.