O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°17

SESSÃO DE 25 DE ABRIL DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Sr.Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada-presentes 75 srs. Deputados.

Entraram durante a sessão-os srs. Affonso de Castro, Barão das Lages, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Rezende, Sousa Pinto Bastos, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Latino Coelho, Teixeira de Queiroz, Matoso, Rebello da Silva, Osorio Cabral, Paulo Romeiro, Rebocho, Jacome Correia, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Não compareceram-nos srs. Albino de Figueiredo, Castro e Abreu, Thedim, Heredia, D. Antonio da Costa, Antonio Emilio, Lousada, Cunha e Sá, Serzedello, Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Antonio de Serpa. Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Dias e Sousa, Pereira Garcez, Barata, Vivião Pessanha, Nazareth, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Castello Branco, Roboredo; Benevides, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, J. J. de Maios, J. M. d'Àbreu; Casal Ribeiro, Delorme Collaço, Gentil, Mello Gouveia, Oliveira Baptista, Aboim, Camara Leme, Brown Junior, Tenreiro, Sousa Feio, Placido d'Abreu e Coelho de Carvalho.

Abertura — á meia hora da tarde.Acta-approvada. Declaração.

Do sr. Girão, de que o sr. D. Antonio da Costa não compareceu á sessão de hontem nem comparece á de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º — Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimenlo do capitão de artilheria Luiz Bernardo Leitão.

A commissão de guerra.

2.º-Do mesmo Ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimenlo do tenente reformado Frederico Augusto da Camara Leme.

A commissão de guerra.

3.º-Do ministerio do reino, participando, em resposta á communicação da nota de interpellação do sr. D. Antonio da Costa, que o processo sobre o legado que Izidoro Ignacio Alves de Aguiar deixou ao hospital das Caldas da Rainha foi remettido ao conselheiro procurador-geral da corôa para interpor parecer, e não voltou ainda.

Para a secretaria.

Vol. IV. -Abril — 1857.

4.º-De Antonio Feliciano de Castilho, offerecendo cento e cincoenta exemplares de um opusculo sobre o ensino primario pelo methodo repentino.

Mandaram-se distribuir.

Representações.

1.º- Da camara municipal de Villa do Conde, pedindo que a freguezia de Labruge seja novamente annexada ao seu concelho.

A commissão de estatistica.

2.º-Da camara municipal de Alcacer, pedindo que se crie uma cadeira de latim para aquelle concelho.

A commissão de instrucção pública.

3.º-Da camara municipal do Porto, pedindo auctorisação para crear uma barreira na estrada que conduz á Foz, para o seu producto ser applicado aos reparos da mesma estrada.

A commissão de administração pública.

4.º-De cento e quarenta e oito officiaes da guarnição de Lisboa, pedindo que se declare que são mais modernos os officiaes que das guardas municipaes e do extincto batalhão naval passaram para o exercito.

A commissão de guerra.

5.º — Da misericordia da cidade do Porto, pedindo providencias para serem pagas as sommas que possue em papel-moeda e em titulos de juros de padrões reaes.

A commissão de fazenda.

6.º — Dos habitantes da villa de Torrão, polindo a reconstrucção do seu concelho. A commissão de estatistica.

7.º — Da misericordia de Vizeu, pedindo providencias para o pagamento do papel-moeda. A commissão de fazenda.

EXPEDIENTE

A que se deu destino pela mesa. Requerimentos.

1.° - Requeiro que se torne a officiar ao governo que satisfaça ao meu requerimenlo, approvado na sessão de 19 de fevereiro último, relativo á remessa, por cópia, das consultas do supremo conselho de justiça militar. = Barros e Sá.

2.º— Requeiro que se peça com urgencia ao governo, pelo ministerio das obras publicas, que informe esta camara:

I. Da cifra da despeza que se tem feito com a abertura da estrada de Coimbra ao Porto.

II. Da cifra em que esta orçada esta estrada, comprehendendo as respectivas obras de arle.

17