O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 245 )

tem os legisladores. Por consequência advirta o Sr. Deputado que nesta Tabeliã é que vai o grande recurso; e ainda vai outra grande-vantagem que, a meu ver, também o nobre Deputado não adverte, ainda que e o antídoto para que elle reputa grande mal, e vicio radical; e vem a ser, que se previne e evita todo o choque dos. interesses entre o.povo, e os Parochos; porque como o negocio d'aqui vai marcado, não se podem queixar senão dos legisladores ; e nós podemos bern com essas intrigas, ou porque nem somos particularmente conhecidos de cada .indivíduo a quem a Lei vai affectar, ou porque tractamos do bem gera], e lhe sujeitamos os interesses particulares.

Devo também advertir ò nobre Deputado, e a Com-' missão, que a sua lembrança de encarregar da der-Tama das côngruas as Juntas dos lançamentos da Decima, e inteiramente deslocada, e impossível; porque quem sabe o estado em que se acham os lançamentos correntes, e que dutros de novo se lhes vão -

/encarregar, só por inadvertência se podia lembrar de lhes encarregar a derrama das côngruas! Por está parte estou ate convencido, que á Commissâo não quer defender o seu projecto ; -mas então é preciso ver quem hade fazer alai derrama, «calcular quando isso seconcluirá? Quantoa mira só as Camarás podern arbitrar, e as Juntas da parochia derramar, porque só estas têern os conhecimentos dos teres década contribuinte. Sobre osjá notados ainda ha mais umgra--ve defeito no parecer da Commissâo; e vem a ser, compor a Junta do arbitramento das pessoas mais interessadas, qnaes os dous Ecclesiasticos, de sorte que vem a n o STH: ar urna grande parte da Commissâo de pessoas que se não são interessadas por si imme-diatamente o são por espirito de classe; e senão veja-se a Lei

« ter o seu parocho,.e os seus arranjos, e festas, da parochia em separado, e por isso não querem por nenhum modo largar isto, e sujeitar-se a outras fre-guezias; leva-los por força é muito impolitico, e

ninguém tal proporá; então o rneio e'leva-los pelo seu próprio interesse; em quanto sobre elles pesar a côngrua do seu parocho, elles.conhecem que interessam em'se unir a outras parpcilias, porque se divide o ónus do pagamento, e para lhes poupar o incom-modo de iretii longe á missa, e receber os sacramentos, etc. , ha um meio éxcellente, único, a meu ver, que poderá produzir enfeito; e vem a ser, a're-dondar as parqchias civilmente, e deixar em todas as que ficarem dentro do circulo uma espécie de capelania, ou annexa, de sorte que o parocho central fica sendo.unia espécie de areyprcste, a quem oscuras, oucapellães estào subordinados. ÍVias pelosystetna da Commissâo lá vai toda esta possibilidade, porque desde o momento em que se diz a cada parochia , a desxpeza das côngruas e corninum ao distrieto , não ha nenhuma pequena que largue o seu parocho,.porque é ella que paga menos, e-que tira maiores commodi-dades da parochia, que fica mais cornmoda: e taes serão'seguramente os resultados, e a bondade do projecto da Commissâo! !! Alas em fim concluirei só com mais uma observação. Disse o Sr..Deputado, que elle, e.a Commissâo, o que quer é que se pajíue aos parocivos; e eu digo, acredito nas suas boas intenções, mas vejo, e todos hão de ver igualmeut-3, que a Commissão dispõe tas cousas para que os Parochos no anno próximo, que se vai seguir, nât> recebam nem real; porque embàralham-lhes. o arbitramento com laes difficuldades, que pp l o seu systert>a duvido ainda que d'aqui a um anno houvesse reaul-' tado para a maior parte dos parochos. O meio único é adoptar a Lei de ô de Março, com alguns artigos da substituição por emenda, porque só d'ahi lhes poderá vir pão ; e não se assuste o nobre Depu-; tado com a difaculdade de arrecadar o pagamento em géneros, que na substituição se Jembfa; porque isso já.está na Lei de ô de Março, e quem os pode cobrar e' o recebedor', mas note que este meio é talvez o único, e o melhor para a promptidào do pagamento; porque os povos dão os géneros sem diffi» culdade, e o dinheiro não, porque o não têeru. Per esta /orava não se pode admíltir o sy s terna da Commissâo, que mataria os Parochos á fome, pflo menos neste arino; e eu desejo que eíies se sustentem , com a parcimonia possível, e que as nossas circumó-tancias exigem.

. O Sr. Presidente: — A hora deu; a Ordem do Dia para amanhã é a continuação desta discussão. Está levantada a Sessão. — Eram rnai» de,4 horas.

N.° 17.

Sessão í>e 26 ite 3bril.

Presidência do Sr. José Caetano de Campos.

~LÍ-b&rtura—Ao meio dia.

Chamada—Presentes 105 Srs. Deputados; entraram mais alguns, e faltaram os Srs. — Agostinho Líbano — Alheira — Bispo Conde — Carvalha e Mello — Celestino Soares — Souza Guedes — Dias $ Azevedo—• Frederico Gomes— Marec&s — Henri-ques Ferreira-—e Xavier d* Araújo.

Acta — Approvada. / x

Expediente — Teve o seguinte destino: Ministério do Reino — Ôffic-io remei tendo uma ré» presentação da Commissâo de Saúde Publica, propondo algumas alterações ao Decreto de 3 de Janeiro de 1837.— ^' Commissão de Saúde.

Outro remettendo os esclarecimentos pedidos sobre o numero d'estudantes que frequentaram as aulas d'instr«cção primaria, secundaria, e superior nos annos posteriores a 1834.—A* Commissão d*Instruc» cão Publica.