O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(266)

N.º 16. Sessão em 24 de Abril 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

(Chamada — Presentes 55 Srs. Deputados.

Abertura — Á meia hora depois do meio dia.

Acta — Approvada.

Correspondencia.

Officios. — 1.º Do Sr. Passos Pimentel, participando que em consequencia do fallecimento de sua presada irmã a Sr.ª Viscondessa de Campanhã não póde comparecer a algumas Sessões. — Inteirada.

2.º Do Sr. Visconde de Campanhã, participando que em consequencia do fallecimento de sua presada esposa a Viscondessa de Campanhã, não póde comparecer em algumas Sessões: igualmente participa que o corpo se acha depositado na igreja de S. Pedro em Alcantara, aonde ámanhã pelas onze horas da manhã se lhe farão os responsos do costume.

O Sr. Presidente: — Segundo o regimento teem de ser desanojados os Srs. Deputados Visconde de Campanhã, e Passos Pimentel, pelos Srs. Secretarios, mas ha ainda mais a cumprir, que é nomear-se uma deputação, que haja de assistir ao funeral e enterro daquella respeitavel Sr.ª; e esta é uma prova de consideração que a Camara costuma dar aos seus membros; mas a Camara tem de mais a mais a considerar a circumstancia de ser a mesma Sr.ª esposa de um nosso collega, e irmã de outro; e os distinctos serviços feitos por seu marido: e por consequencia acredito que será do agrado da Camara que se nomeie uma deputação (muitos apoiados).

A deputação é a seguinte:

Antonio de Mello Borges e Castro.

Barão da Torre.

Cesar Ribeiro de Abranches Castello Branco.

Domingos Manoel Pereira de Barros.

Joaquim Rodrigues Ferreira Pontes.

Luiz do Pilar Pereira de Castro.

Sebastião Corrêa de Sá Brandão.

E continuando-se na correspondencia, leram-se mais os officios seguintes

3.º Do Sr. Lopes de Lima, participando que por incommodo de saude faltou ás sessões de hontem e de hoje, e faltará talvez a mais algumas. — Inteirada.

4.º Do Ministro da Marinha e Ultramar enviando o requerimento do major reformado da provincia de Angola, José Fortunato da Costa; e bem assim algumas informações a este respeito, satisfazendo assim ao pedido da commissão do Ultramar. - Á commissão do Ultramar.

5.º Do Ministerio do Reino, participando que o proximo Beijamão de 29 do corrente mez, anniversario do em que Sua Magestade Imperial, de gloriosa recordação, decretou e deu a Carta Constitucional, ha de ter logar no Paço das Necessidades pela um hora da tarde. — Inteirada.

Tambem se mencionou na Mesa o seguinte:

Representações. — 1.ª De vinte lavradores e cultivadores de vinhos do concelho da Lourinhã, apresentada pelo Sr. F. Antonio da Fonseca; pedindo providencias em beneficio do commercio dos vinhos. — Á commissão Especial de Vinhos.

2.ª Da camara municipal do concelho de Fafe, apresentada pelo Sr. Paes Villas-Boas: pede que o