O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

127

não consta que fosse nomeado depois da eleição, e crn quanto fios outros dois, então a respeito desses não ha documento de qualidade nenhuma: por consequência não havendo prova senão a respeito de um Eleitor, deduzindo um voto da maioria absoluta ainda o Sr. Deputado eleito ficava com maioria absoluta (Deu a hora).

Sr., Presidente, esta discussão é muito importante; eu apresentei proposições que preciso sustentar, e quando não estava presente o Sr. Ministro do Reino disse que linha censuras fortes que. fazer a respeito do seu procedimento nesta eleição; a hora j:'i. deu. por consequência peço .a V. Ex.° que r.ue reserve a palavra para amanha.

O Sr. /. M. Grande: — E\\ peço a V. Ex. consulte a Camará sobre se quer piorogar ale se concluir esta discussão (fozes: —

ue

a. Sessão Não pócle

'

. .

O Sr. Presidente: — Não posso deixar de consulta r a Camará sobre a pi;o rogação.

O Sr. Cunha Sul l o- Maior : — Depois do pedido

do Sr. Hollrc.utur» caducou o Requerimerrto ; depois do Sr. Deputado'dizer—r não posso continuar, estou fatigado, peço que me fique reservada a palavra para amanhã — a discussão não pôde progredir hoje.

O Sr. Presidente;-^ São considerações que a Camará pôde ter ern vista, mas eu não posso deixar de a consultar.

O Sr. J. M. Grande :• —Para que se,não intenda que eu peço a prorogação indefinidamente, peço que a Sessão se prorogue .por mais uma hora; ternos muito que fazer.

Consultada a Carneira, rejeitou o Requerimento para a prorogaçáo.

O'Sr. Presidente : —* A ordem dó dia para sexta, feira e a continuação da que vinha para hoje. Esta levantada a Sessão. T— Eram mais de quatro horas da .tarde. ' . ,

O R10 D ACTO R, JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N." 8.

1852.

C.

Presidência do Sr. Silva Sunchc*.

'hamada — r- Presentes 86 Srs. Deputado?. Abertura — As onze horas e meia. /l c t a,-— A ro v a da.

CORRKSrONPENClA.

Dr.cí.AUAçpes : — 1." Do Sr. Queiroz — de que o Sr. Mello e Carvalho não pôde assistir ao principio-da Sessão de: hoje por ler de ir ao Supremo Tribut nal de Justiça. -í- A Cantara ficou inteirada.

2.11 Do Sr. Ribeiro cie Almeida— -de que o Sr. Mendonça Pessanlia não pôde assistir á Sessão de hoje e a mais algumas por estar doente.. — Inteirada.

OFFICIOS; — 1.° Do Sr. P.cssanha, participando que por incommodo de saúde, não lhe foi possível concorrer ;i ultima Sessão e ainda hoje o não pôde lazer. — A Camará ficou inteirada.

2-" Do Sr. Adrião Acacio, participando que por incommodo de saúde não comparecia á Sessão de hoje, e talvez a mais alg.urnas. — A Camará Jicou inteirada.

3." Do Ministério da Guerra, enviando a cópia da consulta do Supremo Conselho de Justiça Militar, relativa ao Capitão addido ao 1.° Batalhão de Veteranos, Rodrigo Affonso de Atouguia Sousa Cou-linho. — A* Commisado Militar.

4 ." Do Ministério do Reino, remetlendo as intbrr mações havidas sobre a- natureza e pagamento das expropriações feitas para o melhoramento, das e.slra-i.las do Reino, satisfazendo assim aos Requerimentos dos Srs. Hollrernan, e Alves Vicente. — Para a Secretaria.

í).° Do mesmo Ministério, participando que na-quelle Ministério não existe Convenção alguma sani-laria. — l 'a rã a Secretaria.

fí.° Do Ministério da Marinha e Ultramar remei-lendo alguns dos documentos pedidos pelo Sr. Simão José da Luz, e declarando mandar o resto log.o que si; achassem copiados. — Para a Secretaria.

7." Um Requerimento de António José Leite Braga, pedindo que a Camará conceda licença para que o Sr. Doulor Francisco José Alves. Vicente possa ir servir de testemunha ern uma causa que o Suppli-cante promove contra Luiza 'Ferreira Lima, da cidade de Braga. ' ,

Declarando o Sr. Deputado que não tinha duvida em tr\dcpor como se requeria. — A Camará concedeu ,'a licença.

O Sr. Secretario (Rebcllo de Carvalho) : — Estão sobre a Meza alguns Pareceres de Com missões, que concluem pela remessa a outras Commissões; e outros que pedem esclarecimentos. Dá-se-lhes, destino.

O Sr. Presidente: — Consta-me que está nos corredores desta Casa o Sr. Deputado Francisco Joaquim da Costa e Silva: convido os Srs. Secretario Avelino, e Conde de Satnodãea a introduzirem-no na Sala.

Foi introduzido, prestou juramento c tomou assento.

O Sr. Barj.ona: —A viàta da resposta que deu a Secretaria do Reino, faço ó seguinte'.

REQUERIMENTO.—r " Roqueiro que a' Convenção sanitária seja remettidà pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros »•— tiarjona.

Julgou-se urgente.— K expediu-se. *

O Sr. Ferrer: -r— Mando para a Mesa o seguinte.

PARECER. N..° 80 'A — A Comrnissãò de Verificar cão de Poderes achou regular'o diploma do Sr. Deputado eleito por Thomar, João da Costa Sousa e Alvirn ; e e de Parecer que seja proclamado Deputado da Nação.

Sala da Cornmissão 11 de Junho do 1852. —José Caetano de Campos. — F. Ferrer. — J. M. Snarea e Vascohcellos. •.— Leonel Tavares Cabral. — Ribeiro f/oltreman.

Foi logo approvado.— E em seguida foi proclamado Deputado ó Sr. Alvim.