O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1604-4 APPENDICE A SESSÃO DE 16 DE MAIO DE 1888

O sr. Eduardo Abreu: - Sr. presidente, a illustre opposição parlamentar está muito incommodada e afflicta com a acta, e tambem pelo facto de se ter negado ao sr. Arroyo que faltasse pela segunda vez sobre o modo de propor.

Começarei por esta segunda parte, declarando que se visse n'isso a menor desconsideração pessoal ou politica feita a s. exa., eu seria o primeiro a protestar contra esse facto, propondo que o sr. Arroyo fallasse as vezes que quizesse sobre o modo de propor. Mas não houve desconsideração alguma para com s. exa. É teima do illustre deputado - querer passar por martyr perante a camara e as galerias.

Já aqui por uma outra vez tambem s. exa. quiz passar por martyr affinnando a existencia de uma supposta desconsideração da parte do sr. ministro da fazenda para com s. exa.
(Interrupção do sr. Arroyo.)

Estou a dizer o que sinto, exactamente como s. exas. dizem o que sentem quando atacam a maioria.

Não houve desconsideração alguma para com o sr. Arroyo ; portanto é escusado s. exa. querer illudir o publico e illudir-se a si proprio.
(Interrupção do sr. Arroyo.)

Eu disse illudir-se a si proprio e illudir os outros, porque s. exa. julgava-se martyr de uma desconsideração, que não houve nem podia haver.
(Interrupção do sr. Arroyo.)

Eu respondo a s. exa. mas ha de sentar-se na sua cadeira com muito socego. S. exa. estava illudido, de boa fé, por isso de certo que illudia o paiz tambem de boa fé; isto não póde s. exa. contestar: estava illudido e illudiu tambem o paiz porque apregoa doutrinas de desconsideração parlamentar feita a s. exa., que não são exactas porque nunca existiram.

Ver insinuações pessoaes e politicas por não se lhe dar a palavra, quando n'isso não houve desconsideração alguma.
(Interrupção.)

Se não a houve para que é que insistem?
(Interrupção.)

N'esta parte não é exacto; antes da offensa ao regimento houve a desconsideração ao presidente, (Apoiados.) a todos nós e ao publico quando s. exas. pozeram os chapéus na cabeça (Apoiados.) sem estar fechada a sessão. Se se offenderam duas linhas de regimento offenderam-se tambem individuos, personalidades e principios que todos nós temos obrigação de respeitar. (Muitos apoiados.)
No meio de tudo isto a opposição está constantemente a batalhar para que seja apresentado o orçamento a fim de ser submettido á apreciação da camara e para serem tambem apresentados projectos sobre a crise agricola. Ao mesmo tempo está a fazer um obstruccionismo d'esta natureza! Perdeu-se a sessão de hontem e a sessão de hoje é completamente perdida.

O Diario das sessões é que narra o facto de s. exas. estarem aqui constantemente a instar pela apresentação de projectos, de interesse geral para o paiz, a fim de serem bem estudados e largamente discutidos.

Acompanham este pedido pelas declarações de que o periodo legislativo vae muito adiantado e que portanto é preciso trabalhar com a maior dedicação e utilidade.

Ao mesmo tempo porém aproveitam-se de todos os incidentes, para fazerem um obstruccionismo que prejudica gravemente a boa discussão dos projectos, e o rasoavel encerramento dos trabalhos parlamentares.

Se são realmente dedicados aos interesses vitaes do paiz, se querem trabalhar, se conhecem o valor do tempo e a importancia dos sacrificios feitos pela nação para sustentar este parlamento, então acceitem a proposta das sessões nocturnas.

Se a não querem acceitar, então o paiz ficará sabendo que s. exas., que tanto fallam nos interesses agricolas, nos interesses da industria, na discussão do orçamento, etc. preferem todavia ir á noite ver os gatos sabios (Riso), do que virem para aqui estudar e discutir os taes projectos que julgam necessarios para a vida do paiz.

Em vez do virem á noite trabalhar n'esta casa, em vez de virem para aqui analysar e estudar as questões, preferem ir para a rua do Norte fazer cocegas ao amor da patria. (Hilaridade.)

Eu não sei qual o motivo da hilariedade da camara, ao ouvir fallar no amor da patria!

eferi-me á rua do Norte, porque o partido regenerador tem o seu centro n'aquella rua, assim como nós temos o nosso na rua do Alecrim.

Á noite a missão de s. exas. como a nossa é certamente engrandecer e mimosear o amor da patria, sem o que não ha boa politica para contentar o paiz.

Sr. presidente, eu vendo a inutilidade d'este debate, se o regimento m'o permittisse, teria muita honra em ser o abafador da discussão.

O assumpto é esteril; não interessa ao paiz, nem a ninguem.

Emquanto á acta, ou é verdadeira ou não o é; se é verdadeira, não gastemos mais tempo com a questão.

Approve-se.

Disse.

87