O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

321

Nº20.

Sessão 27 de Abril de 1857

Presidência do Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretários os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pequito de Seixas e Andrade

Chamada-presentes 54 srs. Deputados.

Entraram durante a sessão-os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Abilio Costa, Thedim, Sá Nogueira, Girão, Breyner, Pinto d'Albuquerque, Veiga, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Barão das Lages, Dias e Sousa, Bento de Castro, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Seixas e Vasconcellos, Cyrillo Machado, Possolo de Sousa, Barata, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias, Rezende, Alves Vicente, Pegado, Sant’Anna e Vasconcellos, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Macedo Pinto, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Carvajal, Pinto Soares, Teixeira de Queiroz, Sousa Cabral, Vellez Caldeira, Brown Junior, Paredes, Trindade Sardinha, Tenreiro, Mendes Leite, Passos Manuel, Balthasar de Campas, Jacome Correia, Menezes Pita, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Victorino de Barros.

Não compareceram-os srs. Mello e Carvalho, Osorio, Sousa e Menezes, Castro Guedes, Vivião Pessanha, Nazarelh, Dias Grande, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Judice Samora, Benevides, Delorme Collaço, Mello Gouveia, Aboim, Garcia da Rosa, Sousa Feio, Placido d'Abreu e Sebastião Coelho.

Abertura-ao meio-dia.

Acta-approvada.

De que o sr. Rosa não comparece á sessão de hoje e talvez a mais algumas por incommodo de saude.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.ºUm officio do ministerio do reino, acompanhando as representações pedidas pelo sr. Paes de Figueiredo, em que a faculdade de medicina da universidade Coimbra pede que se augmentem os ordenados do ajudante do preparador do theatro anatómico e do bedel da mesma faculdade.

Para a secretaria.

2.º-Do mesmo Ministerio, acompanhando o officio do governador civil de Beja, com o parecer do respectivo conselho de districto, sobre" a pretenção da camara municipal da Vidigueira, para que seja novamente restaurado o julgado daquella villa; satisfazendo assim a um requerimento do sr. Baião Maloso.

Para a secretaria.

Vol. IV. — -Abril-1857.

3.º-Do mesmo ministerio, participando que no dia 29 do corrente pela uma hora da tarde ha de haver beijamão no paço das Necessidades, por ser o anniversario da outorga da carta constitucional.

 camara ficou inteirada. ¦

4.º— Do ministerio da marinha e ultramar, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos pela commissão de fazenda relativamente ao orçamento daquella repartição.

A commissão de fazenda.

5.º-Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que foram pedidas, o requerimento dos officiaes de infanteria n.ºs 6 e 18 e do batalhão de caçadores n. ° 9, para que os officiaes que das guardas municipaes e do batalhão naval foram para o exercito, sejam considerados os mais modernos das suas classes.

A commissão de guerra.

6. º—Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento, em que os secretarios e officiaes das secretarias militares pedem vantagens para as suas reformas.

A mesma commissão.

7.º-Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas o requerimento do coronel reformado Antonio Florencio Reixa.

A mesma commissão.

8.º-Do sr. Deputado eleito José de Magalhães Menezes Villas Roas, dando novamente os motivos por que não assiste às sessões da camara.

A commissão de poderes.

9.º—Do presidente da junta do credito publico, acompanhando a relação dos possuidores de titulos de divida fundada, que se habilitaram eleitores e elegiveis na eleição a que se deve proceder dos membros da mesma junta.

Para a secretaria.

Representação.

De dois continuos da secretaria do commando em chefe do exercito, pedindo que de novo sejam apresentados á commissão de fazenda o requerimento e parecer n. ° 46 De 10 de abril de 1855, que lhes diz respeito.

A commissão de fazenda.

EXPEDIENTE

A que se deu destino pela mesa.

Requerimentos.

1.°-Lendo-se na tabella da despeza extraordinaria do estado para o anno economico de 1857 a 1858, a que se re-

20