O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

183

uisterio Regenerador ; nuo espero nada deste Ministério, nau confio nelle, não gosto delle (Riso). Ao meu distiiclo ainda nenhum fez tanto mal como este lhe tem feito, e eu hei de nioslral-o, tenho uma . -Inlerpcllação pendente que hei de fazer ao Sr. Ministro do Reino; se fosse a fazer quantas devia, gastava todo o tempo á Camará.

Senhores, eu não lenho confiança nenhuma neste Ministério, rào !he tenho dado nenhum voto,, nem lh'o dou a respeito do oojeclo em questão, não volo.

O Sr. Rodrigues Cordeiro (Si/brc-a ordem).: — Peco a V. K x." que verifique se na Casa ha nume---ro, porque a não o haver escusado e questionar nesta discussão, porque a final- não se pôde vir a' uma co_n-clusão por-isso mesmo que n" ao ha MU meio para votar.

O Sr. Secretario (Rcbcllo Carvalho.) . ( Depois dz verificar):—Ha numero na Casa.

C) Sr. Presidente: — Na Casa ha numero suffi-cientc para votar, por tanto pôde continuar a discussão, e tem a palavra o Sr. Deputado Rebello da Silva. • .

O Sr. • Rcliello da Silva : -~ Direi poucas palavras ; nem a hora nem o estado da Camará per-niillem discursos. Voto e approvo plenamente a Proposta, Requerimento ou -corno-melhor norriv! se queira dar áquelle papel que o Sr. Ministro ,da Fa-. /(inda'mandou para a Mesa, papel que tinha todo o direito de mandar, porque todo o homem publico, atacado e injuriado na sua honra, tem direito de sollicilar do corpo collectivo uma declaração tendente a provar que uma palavra offensiva e de injuria lhe e inapplicavel 'Apoiado). • ••

Sr. Presidente, todas as vex.es que este procedido Cio vê r no, ou

mento apparecer cia parte "!o Cio verno, ou de qualquer Kmpregado Publico, quando se reputar otlen-dido na. sua honra, hei de approval-o E eslim» esta occasião para mostrar- aos Sr

ler

Ministros e á,

Camará, que qualquer que seja o Deputado a quem isto acontecesse, de qualquer dos lados da Camará, . o comportamento ha de ser igual.— N'ão tenho direito de cunhar moeda falsa, e calumnia contra ninguém (Apoiado») ; nern quando a cunhasse havia de guardar completo silencio perante aquelles que fossem minhas viclimas. Approvo pois a Proposta ou Requerimento do Sr. Ministro da Fazenda ; approvo o bei lo- rasgo do Ministro ol'1'endido, assim corno já approvei da parte do illu.stre Depu-

tado q.uc. »« a.enia no lado dir.eilo. (o Si. Ávila) rg.iial comportamento ; procedi ide n H eu mente, a res:-peilo', deste Sr. Deputado,' como já outros Srs.. Deputados procederam e approvararn iguaes pedidos a este respeito de outro.s homens públicos, q.uc por ca-zos idênticos tem defendido a sua honra, como fez o Sr. Passos (Manoel) que em 1837 foi a única coiza. a que se dignou, dar uma resposta, por uma accusação que se lhe fez' nesta Ca/a.

Do lado, Direito da Camará approvando a Propos.-ta do Sr. Ministro da Fazenda, não ha geaeros.ida-de, ha sim o. cumprimciRôrde u.m dever; o lado Direito acata os princípios,, não. faz generosidade, cumpre o seu dever votando pela 'Proposta, cio Sr. Ministros f Apoiado.) e ne.in eu sei que- haja algweua. nesta Camará que deixe 'de a approvar, sein que-tenha na. mão os doeu meu tos que o. convençam ( Apoiados).

O Sr. tíonorato Ferreira.: ^— Peço. a V. Ex.R que consulte a Camará sobre se a matéria está s.ufficien-temente discutida.

D-ccidiú-se afjinnativanicntc.

E pondo se logo á voÀaçáo a, . •

Proposta, do Sr. Ministro da Fazenda — foi ap~ p:ni>vada. •

Q Sr. Atuila (Corno explicação) : — Sr. Presiden-' te, quando eu volei ha pouco, contra differenles. artigo? respectivos ao. modo e meios-eomo a Commis-são de Inquérito devia funccionar, não foi para privar a Com missão de Inquérito ados meios de funccionar, mas sim por i,nten.der que eram inúteis; porque urna vez votadíi a Com missão de Inquérito eslja j.)Ot; este simples faclo linha direito de funccio-MIM', do modo, t'.o m os meios, e corno julgasse rnais: conveniente para chegar ao seu í-nii OITI ordem a cumprir plenamente a. missão de que era encarregado por esta -Camará. .Foi este o sentido cm que vo-; l:ci, assim como o foi de todo. o lado Direito da Camará (ApoiadoA).

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã e a continuação da discussão do Projecto das. Sete Cíisasj e na hora pro.pria-as Interpellaçòes pendentes. .Lsta levantada a Sessão. — Eram ij-uasi a^is flor as da tarde.

O 1." REDACTOR,

J. B. GASTÃO.

N.U.

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanchcs.

f

tiíi'tn,ada — Presentes 91 Srs. Deputados. ALcrlitra — As on/.e hoias e meia. Acta — Appiovada.

COlillKSPONDENCI A.

OFFICIOS : — 1." Do Sr. Deputado Silva Vieira, participando que por incouimodo de saúde não tern compaiecido ás duas ultimas Sessões, e não comparecerá a rnais algumas. — A Camará ficou inteirada.

2." Do Ministério do Reino, remettendo uma .Relação com as Representações e informações dirigidas

ao mesmo jVIinistcrio, relativamente á pcrtenção das Camarás Municipaes de Saneia Cruz e Machico, na Ilha da Madeira, sobre alterações na divisão terrilo-, rial doo mesmos Concelhos. — Para a Secretaria.

3." Do Ministério da Justiça, declarando não lhe ser possível proceder á feitura do mappa das conciliações effectuadas desde 1834, como requereu o Sr. Ferreira Pontes; e rernettendò o resumo do mappa numérico das conciliações effectuadas, e das que deixaram de eííecluar-se em cada um dobarmos de 1847, 1848 e 184Í). — Para .a Secretaria.