O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 377 )

' Idem , in fine — in clinação — Iêa-se •— illustração.

Idem in fine, e 2.a col. in principio — porque tiunca em tempo algum se disputou em Portugal sobre aquelles princípios, que senão visse oarchipela-go dos Açores na ultima luta , senão d frente como vio menos tomando uma parte mais conspícua em iodos esses movimentos. ' Estas ultimas linhas leam-se assim : -que se não visse o archipelago dos Açores, como na ultima luta, senão á frente, ao menos tomando uma 'parte mui conspícua em todos esses movimentos. ' Idem — não me opponho — lea-se — não me op-pondo.

Idem — expusâo—lea-se — expulsão.

Idem — intriseco — lea-se — intrínseco.

Idem —falsificados — l ea- se f a Isiftcadas.

Idem — deparecer — lea-se desapparecer.

Pag. 212, 1.* col. restringui-la — lea-se — restringi-la.

Col. 2.a — cartas de Portugal — lea-se — cosias de Portugal.

Observação do Empresário.

Alem das erratas acima, se publicará novamente outro discurso do' Sr. Moniz, que também saiu com alguns erros. Muitos dos acima notados são de tal forma palpáveis e conhecidos que não mereciam erratas; e nem elles se teriam commettido, se a letra das entendas, feitas pelos Srs. Deputados, se tivesse podido entender; e se não *e vissem os copistas e compositores na precisão de muitas vezes terem de advinhar o que copiam , e o que compõem.

No discurso do Sr. Silva e Malta.

Pag. 305, onde se lê aboletamento.

recrutamento— lêa-se —

N.° 25.

te 6 te Jttata.

1839.

Presidência do Sr. Fice Presidente Fieira de Castro.

.bertura — Meia hora depois do meio dia. Chamada — Presentes 98 Srs. Deputados; entra-Tam depois mais 8, e faltaram os Srs. Quelhas — Fernandes Coelho — Marreca — Feres da Silva — Bispo Conde — Conde da Taipa — Carvalho e Mello

— Celestino Soares — 'Sousa Guedes—Dias d' Aie-vedo — Jl/,ineida Garrett — João Gualbcrto Pina Cabral— Vellbso da Crn*> — José Caetano de Campos

— Marecos—Henriques Ferreira—Fontoura—Xavier d"Araújo — José Maria .Esteres — e Barata Salgueiro

Acta — A pprovada.

Participações — O Sr. Castello Branco participou que o Sr. Marreca não comparecia por moléstia : o ÍSr. \ax Lopes pelo Sr. José Maria Esteves. O Sr. Ribeiro* Saraiva declarou haver faltado á Sessão de •Sachado por motivo justo. — A Camará Jicou inteirada.

Expediente — Teve o seguinte destino:

Um Officio do Sr. Presidente da Camará participando que não podia assistir á Sessão. — Inteirada.

Ministério da Marinha e Ultramar acompanhando o requerimento de José' Ribeiro dos Santos, e outros, e copia do Decreto de 11 d'Abril acerca de certas concessões aos mesmos de porções de terreno no Archipelago de Cabo-Verde. — A1 Commissão do Ultramar.

Outro remettendo requerimentos, e outros papeis pertencentes aos Capitães de Fragata LourençoGer-tnak Possolo, e outros, sobre certos direitos, ou antiguidade dos mesmos. — A* Commissão de Marinha. '

Representações—Da Camará Municipal de Santa An na, Diàlricto do Funchal, para que sejam ap-v provados ostrabalhos da Commissão creada no Funchal para propor as reformas necessárias na Pauta Geral das Alfândegas. — A1 Commissão deConimer-do e, dites, ouvindo ã do Ultramar.

Da Camará Municipal de Marvão para que os habitantes do seu município sejam aliviados do aboletamento dos Officiaes de guarnição na Praça; e para que se estabeleça nella uma Companhia fixa de Veteranos. — A Commissão de Administração Publica, e á de Guerra.

Da Junta de Parochia de Santa Iria, e annexas da Ribeira da Villa de Santarém , offerecendo ai* gumas considerações relativas ás côngruas dos Pa-rochos. — A* Commissão E eclesiástica.

Da Regente e Recolhidas no Recolhimento de Santa Maria Magdalena do Paço do Conde em Coimbra sobre Foraes. — *& Commissão Especial dos Foraes.

Da Sociedade Pharmaceutica Lusitana sobre o pieço-dos medicamentos. — A* Conímissão Especial de Saúde.

Foram mandados imprimir, por oferecerem Pró* jectos de lei, os seguintes

Pareceres — Foi presente á Commissão de Guerra um Ofiicio do Governo expedido pelo competente Ministério, acompanhando differentes papeis, relativos á pertenção de Gertrudes do Carmo, vi u vá'do Soldado de Caçadores N.° 10, Luiz António, a qual pede o beneficio da Lei de 20 de Fevereiro de 1835.