O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

284

çào formal f; positiva por parte do Governo sobre este objecto, não esperava de certo que o illustre Deputado que acaba de fallar, insistisse ainda sobre este ponto; mas o illuslre Deputado satisfaz ao seu propósito, c eu desgraçadamente cumpro o rneu fado, que é, continuar a inanter-me na reserva, que já disse, e minha obrigação guardar sobre este objecto. O que eu digo ao illustre Deputado, é, que me parece que em assumptos desta natureza não devia haver nem Direita, nem Esquerda, nem Centro (Apoia-dos) j (OSr. Ferreira Pontes: — Nem ha) e o illustre Deputado que rnc faz uma Interpellaçao de oppo-sição, faz mais desserviço aos possuidores do Papel-Moeda do que ao próprio Governo: engana-se com-pletamentc nos seus ineios. Se o illustre Deputado seguisse o caminho que eu lhe indiquei, era melhor: podia fazer bem áquelles credores, mas no caminho em que se melteii apesar das minhas reflexões, per-mitta-me que ihe diga, fez um gravíssimo mal aos possuidores do Papel-Moeda, o islo apesar da declaração solcmnc que eu tinha feito de que nfvo havia nas palavras do Governo cousa alguma que indicasse que elle faria ou deixaria de fazer o que os illustres Deputados indicam.

Por consequência, eu não posso ainda pela nresm» razão porque o não fiz a outro illustre Deputado, e elle teria até, de certo, motivo para se escandalisar se eu respondesse agora ao Sr. Deputado Ferreira Pontes, não tendo respondido a S. Ex.*; mas não posso, digo, dizer mais nada ern relação ao assumpto de que se tracta, porque se respondesse agora ás observações do illustre Deputado, precisava defini-tivamento a questão como S. EA.* deseja, e u respeito da qual eu intendo que não devo dar mais resposta, nem mais explicações á Camará (Apoiados}. Peço aos illuslres Deputados que acreditem que não é por falta de deferência ou de menos consideração, que deixo de responder mais explicitamente (Apoiados).

Ó Sr. Ferreira Pontes: — Sr. Presidente, não posso comprehender o que acaba de dizer o illustre Ministro da Fazenda — que a minha Inlerpellação fez gravíssimo mal aos possuidores do Papel-Moeda ;

j ú decliirtii o motivo porque a tu, ibi para promover explicações da parte do Governo, e também para que a Camará tenha occasião de manifestar a sua opinião, e estou certo que hade ser favorável a estes credores; não posso saber que prejuízo daqui lhes possa vir; se é porque a recusa de S. Ex.a em responder hade influir no credito desta moeda, e a íiade fazer descer, por se acreditar que não será tão cedo tomada em consideração, permitla-se-me observar que nenhum prejuízo lhes pôde daqui resultar, porque as esperanças que até agora havia, breve se desvaneceriam logo que apparecesse o Orçamento e a grande capitalisação sem esta divida ser compre-hendida; ficariam todas essas esperanças perdidas, e o Papel desceria, como descerá talvez agora pela declaração do illustre Ministro; e então a differença apenas seria de alguns dias.

Sr. Presidente, se não ha para se pagar a todos os credores, haja igualdade e reparta-se por todos segundo os seus créditos, mas não se pratique a injustiça de se pagar a uns, e deixarem-se outros votados no mesmo abandono em que tem cslado ha perto de vinte annos. Torno a repetir que não ha razão alguma que justifique a capitalisação que se decretou no Decreto de 3 de Dezembro, e deixar-se ficar de fora o Papel-Moeda, a não se prover por outro modo á sua amortisação.

Concluo Sr. Presidente, por que não é esta a occasião de entrar em maior desenvolvimento sobre este assumpto, o que farei se o meu Projecto vier á discussão, e por isso não faço agora mais observações; c peço a V. Ex.* haja de consultar a Camará para ver se convém em que se de a palavra a todos os illuslres Deputados que quizerem entrar nesta Interpellaçao.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã é a continuação da de hoje, que é o Projecto das Sete Casas, e na ultima hora Interpellações. Está levantada a Sessão. — Eram quatro hora» c tneia da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ BB CASTRO FRBZRB DE MACEDO*

N." 16.

cm 22 fr$ ihinii*

Presidência do Sr. Silva Sanc/ies.

'hamada — Presentes 82 Srs. Deputado*. Abertura — As onze horas c meia. Acta — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

DECLARAÇÕES. — 1.* Do Sr. Fernandes Thoraaz, de que o Sr. Leonel Tavares, por incommodo de saúde, não pôde comparecer á Sessão de hoje. — A Ca-mara ficou inteirada.

2.* Do Sr. Marques Baptista, de que o Sr. Francisco Maria de Carvalho não pôde comparecer á Sessão de hoje c a mais algumas, por incommodo de saúde. — Inteirada.

OFFICIOS. — 1.° Do Sr. Deputado Francisco Xavier Ferreira, participando que no primeiro do cor-

1852

rente mez mandou apresentar na Camará o seu diploma, e declarou que optava pela Cadeira de Deputado, e que só se demoraria na cidade do Porto, até que o Governo indicasse a quem devia entregar o commando das duas Divisões a seu cargo, visto que o seu immediato, o Barão de Palme, que também era Deputado, estava doente ; porém como até hoje não tenha visto no Diário a sua declaração, e estejam a completar-se os trinta dias em que ella deve apparecer, vinha por este modo ratifica-la; e igualmente mandava pedir ao EK.mo Presidente do Conselho que haja de providenciar de modo que possa quanto antes apresentar-se na Camará.—Ficou inteirada.

2.° Do Sr. Deputado Mello Archer, communi-cando que por doença não comparece á Sessão de hoje e a mais algumas.—Inteirada.