O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(39)

decimentos á commissão de Inquerito pelo zêlo com que desempenhou o encargo, de que a Camara a encarregou, sem prejuiso todavia do juizo definitivo da mesma Camara sobre a apreciação moral do parecer. 5? — Silva Cabral.

Julgada urgente, entrou em discussão.

O Sr. Assis de Carvalho: — Eu não tenho duvida de votar agradecimentos que sejam merecidos; mas parece-me que sem termos conhecimento do merecimento da obra, não deviamos ser prodigos em agradecimentos. Eu estou convencido de que a commissão merece agradecimentos; mas parece que lhos não podemos dar por ora, porque não temos conhecimento senão da brevidade com que foi feito este trabalho, e da sua extenção; por tanto, parece-me que deve ficar para occasião opportuna a proposta do illustre Deputado, isto e para quando tivermos conhecimento do merecimento do parecer, a fim de não prevenirmos o juizo da Camara, e não estabelecermos precedentes que nos hão de causar difficuldades em casos similhantes.

O Sr. Presidente: — Queira mandar a sua proposta de adiamento,

Leu-se logo na Mesa a seguinte

Proposta. — Proponho que os agradecimentos propostos á commissão de Inquerito sejam reservados para quando o parecer fôr impresso e distribuido.» — Assis de Carvalho.

Foi apoiada e entrou em discussão.

O Sr. Avila: — Sr. Presidente, não digo que a proposta do illustre Deputado não podesse ser approvada, e depois de impresso o relatorio da commissão se votassem estes agradecimentos; mas isto devia ser antes da proposta feita pelo illustre Deputado pela Estremadura; mas depois de haver uma proposta na Camara para nós votarmos já estes agradecimentos, ficámos em uma posição que não podémos deixar de votar já.

Sr. Presidente, eu sei o que são estes trabalhos, e sem entrar no merecimento delles, só pela leitura que acabou de ser fel la, todos nós que estivemos com attenção vimos que a commissão comprehendeu perfeitamente a sua missão, e só quem tem sido encarregado de trabalhos desta ordem é que póde bem avaliar a responsabilidade que a illustre commissão tinha acceitado (apoiados). Eu muito sinceramente dou os devidos louvores á illustre commissão pela brevidade com que apresentou este resultado, e da maneira porque o apresentou, e não tenho noticia de. que commissão alguma em Portugal, que tivesse sido incumbida pelo Parlamento sobre trabalho desta ordem, e que o tivesse apresentado com a brevidade e desenvolvimento com que esta o fez. Por consequencia não é só pelo que fe/ esta commissão, mas mesmo para animar outras que se encarreguem de objectos similhantes, que nós devemos approvar a proposta do illustre Deputado pela Estremadura. Eu declaro que é com o mais profundo reconhecimento quedou este voto de agradecimento, não compromettendo a minha opinião sobre o estado dos trabalhos, estou convencido que quando o examinar hei de confirmar-me na idéa que a sua leitura me produziu: voas ainda que discrepasse em alguma idéa emittida pela commissão, não posso deixar de vêr que ella correspondeu plenamente ao que a Camara podia esperar do seu zêlo; por consequencia voto contra o adiamento, e approvo a proposta do illustre Deputado pela Estremadura, e creio que a Camara não póde deixar de se pronunciar por ella, e de votar contra o adiamento do Sr. Deputado pelo Algarve. — O Sr. Assis de Carvalho: — Eu não negarei os agradecimentos devidos á commissão, quando julgar que lhe devam ser dados, para o futuro, depois de examinada a materia; mas dou muito pêso aos votos de agradecimento de uma Camara, para que entenda que senão devem dar precipitadamente. Se perguntassem individualmente a cada um de nós se agradecia os trabalhos da commissão de Inquerito, cada um de nós deveria dar agradecimentos hoje mesmo; mas collectivamente, como Camara do povo, parece-me um objecto de muita consideração; mesmo por não estabelecer precedentes, que podem ser comparados com o preterito e futuro. Os votos de agradecimento dados pela Camara do povo, devem ser dados com toda a circumspecção, e senão, quero que me digam, porque havemos de dar estes agradecimentos? Porque a commissão apresentou um extenso trabalho e em pouco tempo? Se é só por isso, voto pelos agradecimentos, de outra fórma não.

O Sr. Poças Falcão: — Peço a V. Ex.ª, que consulte a Camara se a materia do adiamento esta discutida.

Decidiu-se affirmativamente, e pondo-se á votação o

Adiamento proposto pelo Sr. Assis de Carvalho — foi rejeitado.

E continuando a discussão sabre a proposta do Sr. Silva Cabral, disse

O Sr. Xavier da Silva: — Sr. Presidente, eu rejeitei o adiamento, porque entendi que mesmo tractando-se desta questão se podia muito bem resolver o tal adiamento; assim como entendia que quando se tractava do adiamento, se tractava da proposta do illustre Deputado: em qualquer das duas propostas se debate o negocio; mas tive em vista encurtar a discussão. Pelas poucas palavras que eu disser sobre este objecto, talvez em poucos dias se dirá tambem que sou suspeito; mas eu sou superior a esse modo de querer classificar os outros.

A proposta do illustre Deputado pela Estremadura o Sr. Silva Cabral, é o cumprimento de um dever; S. Ex.ª cujo nome e saber nós respeitamos, tendo ouvido attentamente, como toda a Camara, o relatorio que apresentou a illustre commissão de Inquerito, conheceu bem de perto os justos fundamentos com que apresentou a sua proposta, para que se votassem agradecimentos á commissão. Quando a materia se não recommendasse por si, bastava o improbo do trabalho, o complexo dos documentos examinados, a assiduidade com que a commissão tinha andado no negocio, e o tinha apresentado; não faltando ao mesmo tempo os seus membros um só dia ás discussões da Camara, comparecendo ás muitas commissões a que pertencem, de maneira que parece impossivel que em tão breve espaço podessem apresentar o trabalho que apresentaram, e já se vê que só o pouco tempo que lhes restava, e que lhes seria necessario para o seu descanso, era esse que applicavam para este objecto; e não é isto digno de louvores? Não merecerá os agradecimentos de toda a Camara? Sr. Presidente, quando se faz justiça, nunca se é prodigo A Camara votando agradecimentos á commissão não approva implicitamente toda a sua idéa; e eu desde já declaro, que respeito tudo quanto esta escripto,