O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

323

N; is.

Presidência do Sr. Silva Sane/te*.

hamada — Presentes 81 Srs. Deputado?. dbertura--Ãs onze horas e meia.. /teta — Approvada.

COUKUS1'ON1).ENCI A.

Dp;cr..AKAçõiís.— I." Do Sr. Moraes Soares — de que o Sr. António Roberto de-Araújo e Cunha não U;m comparecido por molivo-de moicslia, e o fará logo que lhe seja possível. — // Camará ficou inteirada.

Q.a Do Sr. Vellez'Caldeira — de que o Sr. Alvim não comparece á Sessão de hoje e a mais algumas, por incommodo de saúde. — Inteirada.

OFFICIOS.— l.° Do Sr. Pítia, participando qne por motivos justos não pôde comparecer á Sessão'de hoje e a mais algumas. — Inteirada.

2." Do Sr. F. J. da Cosia e Silva, comrnunican-do não ser possível assistir á-Sessâo de hoje, e a mais algumas, por incommodo de saúde. —Inteirada. •,

3.° Do Ministério da Guerra, rerneltendo nove Requerimentos de Offieiaes Reformados da Guarda Municipal de Lisboa, acompanhados de uma relação conr o» esclarecimentos respectivos. — A" Commissão Militar. ' •

RiiPiiiíS^NTAÇõiis.— l.4 Da Direcção da Associação Commcrcial da cidade de Vianna do Castejlo, - acompanhando o Regimento da mesma Associação, e pedindo a sua approvação. -— A*s Secções.

2." Da Camará Municipal do Concelho de lirvc-dal do districto da Guarda, a pedi'r para escolas, paços da Camará e caclea, c para fonte alguns edifícios c um terreno nacional. —.//' Cominifuâo encarregada de conhecer dos pedidos sobre cdijicios e terrenos nacionaes, ouvida a de Fazenda.

RicanuiiiM.HNTO. — Dos Correios e Contínuos das Secretarias de listado, a pedirem augmenlo de ordenados.— /f Connnissáo de Fazenda.

,S !:'. G U N I) A S I. V. l TU II AS. • .

R.KQU.EKIMIÍNTO.— uRequeiro que pela Secretaria dos Negócios do Reino se enviem a esla Camará os trabalhos estatísticos, e mais documentos, que lhes sejam relativos, sobre a divisão territorial administrativa, e dos Concelhos, a que o Governo deve ter mandado proceder em virtude da auclorisação que , lhe í'()i concedida pelas Legislaturas transactas. «—r-S. M. de Gouvéa. • Foi odmittido— H logo approvado.

O Sr. Leonel Tavares: — Mundo para a Mesa vima Ropiesen.tação de alguns Negociantes da praça de Lisboa, queixando-se dos vexames que soffre o Oommerci.o com as medidas adoptadas pelo Conselho de Saude, a respeito dos navios que Ficam em q u;uon tena.

Sr, Presidente, eu- não sou dos mais competentes

1852.

para iniciar este negocio, que aliás deve ser traclado com consideração, atlendendo a que o commcrcio soffre bastante, e o Paiz perde, porque um grande numero de Porluguezes que vem do Brazil, c que trazem avultados capitães, são, para assim dizer, espancados pelo rriáo iradamente <_ que='que' a='a' vexames='vexames' respeito.='respeito.' intender='intender' uma='uma' proponha='proponha' peço='peço' esla='esla' n='n' o='o' representação='representação' p='p' este='este' remettida='remettida' commissão='commissão' lhes='lhes' fazem.='fazem.' qual='qual' conveniente='conveniente' seja='seja'>

Ficou para ter destino na Sexsáo seguinte. O Sr. Ferreira Fontes: — Sr. Presidente, depois da repugnância que o Sr. Ministro da Fazenda teve em responder ás Inlerpellações que se lhe dirigiram, sobre a capitalisação ou amorlisação do Papcl-Moeda, já a illustre Commissão, encarregada de dar-o Parecer sobre o meu Projecto, pôde saber como se ha de haver j-sc ainda julgar preciso o conferenciar com o-Sr. Ministro, promova essa conferencia de modo que não haja grande demora, porque c tempo de se tomar cm consideração o pagamento desta divida, c não deve ficar adiado para outra Sessão ; por isso e necessário que venha com as outras Propostas da des-peza do Es lado.

Peço lambem, licença á illustre Commissão, para lhe lembrar a conveniência d ç lhe serem presentes Iodas as Representações que existem na Secretaria, e que na Legislatura passada, e na actual Sessão tem vindo á Camará, das Misericórdias, Irmandades e Confraiias, a pedirem o pagamento desta divida, porque delias constam os avultadas sommas desta antiga moeda, que conservam em seus cofres, que foram obrigadas a receber por dividas contraídas em melai, ou sendo na formo, quando tinha um ágio muito pequeno um relação ao que agora tem.

Destas Representações vê-se a sem-razão com que se pertende lançar um certo desfavor sobre esla divida, com o pretexto de'que a maior parti; dos credores são agiotas, quando é c.erto que uma. grande porção está em poder das Innandades que o receberam pelo nominal. Também se perlendeu insinuar os que advogavam a causa das portadoras do Papel, como advogados da agiotagem ; eu despreso simi-lluiril.es insinuações; quando pugno por umu medida, e por estar-profundamente convencido de (pie e. fundada em justiça ou conveniência publica; e hão duvido HÍfirmar que nenhuma divida do listado deve - merecer tanta altenção como esta, pelas eircjirnstan-cias que a acompanham, o que tenho .mostrado por muitas vez.e.s, e continuarei amostrar quando for