O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 7.

SESSÃO DE 8 DE MAIO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Miguel Osorio Cabral.

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Vidal, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Antonio Emilio Brandão, Barros e Sá, Cunha e Sá, Seabra, Pontes Pereira de Mello, Breyner, Antonio de Serpa, Costa Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Possolo, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Pegado, Zuzarte, Alves de Sá. Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Macedo Pinto, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. de Matos, Luciano de Castro, Latino Coelho, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Passos (José), Sousa Cabral, Rebello da Silva, D. Luiz da Camara, Brown Junior, Paredes, Garcia da Rosa, Mendes Leite, Passos (Manuel), Paulo Romeiro, Jacome Correia, Nogueira Soares e Victorino de Barros.

Não compareceram—os srs. Affonso de Castro, Abilio Costa, Castro e Abreu, Heredia, Serzedello, Sousa e Menezes, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, B. C. do Amaral, Barata, Vivião Pessanha, Nazareth, Soares Franco, Pereira da Silva, Sant’Anna e Vasconcellos, Dias Grande, Fonseca Coutinho, Pinto Tavares, Benevides, José Guedes, J. J. da Cunha, Casal Ribeiro, Delorme Colaço, Mello Gouveia, Matoso, Trindade Sardinha, Sousa Feio, Placido d'Abreu, Sebastião Coelho de Carvalho e Visconde de Porto Carrero.

Abertura—ao meio dia.

Acta-approvada. Declarações.

1.ª—Do sr. Seixas e Vasconcellos, de que o sr. Cardoso Barata não compareceu á sessão de hontem, não comparece á de hoje e a mais algumas, por molestia.

A camara ficou inteirada.

2.ª— Do sr. Gouveia Osorio, de que o sr. Sant’Anna e Vasconcellos fallou á sessão de hontem, e falla á de hoje, por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª— Do sr. Francisco Coelho do Amaral, de que por justo impedimento não póde assistir á sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

4.ª—Do mesmo sr. deputado, de que o sr. B. Coelho do Amaral não compareceu ás duas sessões anteriores, não comparece á de hoje, e talvez á de ámanhã, por incommodo de saude.

A, camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA,

Officios.

1. º—Do sr. Soares Franco, participando que não póde comparecer ás sessões de hoje e de ámanhã, por motivo de doença.

A camara ficou inteirada.

2. º—Do ministerio do reino, participando, em resposta a um requerimento dos srs. conde de Samodães e Passos (José), que os requerimentos para se conceder no hospital da misericordia do Porto um consultório homeopathico, foram enviados á escola medico-cirurgica do Porto, para informar sobre elles.

Para a secretaria.

3.º—Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando a nota da despeza que se faz com a publicação dos Boletins e Annaes do conselho ultramarino, pedida pelo sr. J. M. d'Abreu.

Para a secretaria.

4.º—Do ministerio das obras publicas, acompanhando cento e cincoenta exemplares do Boletim n.º 1 d'esle ministerio.

Mandaram-se distribuir.

5.º—Do mesmo ministerio, participando que tendo o governo annuido a uma representação do agente dos paquetes britannicos n'esta córte, deve ser collocada na secção 8.º do orçamento a verba de 2:500$000 réis, mencionada na secção 5.º

A commissão do orçamento.

6. º—Do mesmo ministerio, acompanhando a nota das despezas feitas com as novas estradas do Minho, pedida pelo sr. Miguel Osorio.

Para a secretaria.

7. º—Do ministerio da justiça, acompanhando as contas daquelle ministerio, relativas á gerencia do anno de 1855-1856, a dos fundos postos pelo thesouro publico á disposição do mesmo ministerio no mencionado anno, ca do exercicio do anno de 1854-1855.

A commissão de fazenda.

Representações.

1.º—De alguns possuidores de diversos titulos comprehendidos na capitalisação auctorisada pela lei de 28 de fevereiro de 1851, pedindo prorogação.do praso para se verificar a capitalisação.

A commissão de fazenda.

2.º — Da junta de parochia de Segura, sobre divisão de. territorio. A commissão de estatistica,

Vol. V—Maio—1857,

7