O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

365

desses credores, mas era relação ao credito publico, que sustento, e em resultado heide apresentar alguma verba no Orçamento conforme as circumstancias o exigirem, ou grande ou pequena. Não posso dizer mais nada a este respeito (Muito bem).

O Sr. Mendc» Leal: — Sr. Presidente, e um uso quasi banal darem-se os Deputados inlerpellantes, depois que o Ministro falia, por satisfeitos. Direi a S. Ex.B que na presença das suas declarações e achando-se de accôrdo com os interessados cm dar providencias a este respeito, nada mais tenho que dizer, senão recommendar a diminuição possivcl nest.i divida, assim como em todas as outras, porque os rneus desejos são o não se accumularem juros de dividas que se possam satisfazer. Agora seguirei o uso banal—estou satisfeito. , •

O Sr. Presidente: — Ha outra Interpellação do Sr. Loureiro a S. Ex.tt a respeito dos foros na ilha de Santa Maria. Não sei.se o Sr. Ministro da Fazenda estará habilitado a responder a cila.

O Sr. Ministro da Fazenda (Fontes Pereira de Mello): — Sr. Presidente, a respeito dos foros na ilha de Santa Maria, neste momento não posso estar habilitado a responder ao illustre Deputado, porque não posso estar habilitado a responder a todas. São vinle ou trinla Interpellaçòes; habilito-rne para a primeira ou para três ou quatro, mas não e possi-vel vir o Ministro todos os dias para aqui carregado de papeis paia responder a todas as Interpellaçòes.

O Sr. Presidente: — Então não ha mais Intcr-pellações que se possam verificar hoje. A ordem cio dia para segunda-íeira, e, na primeira parte, reunião das Secções ás onze horas, para tractarem dos seguintes objectos :

1.' Nomeação de Cornmissões :

1." Para conhecer dos Requerimentos de particulares c corporações que andam pelas Secções, e dos mais que vierem á Camará, t: a que só não possa dar outro"destino.

£." í}a/a dar o seu Parecer sobre o* eidart:ci/íi

3.a 'Para dar o seu Parecer sobre o Projecto N.° 9 acerca do Cornmando em Chefe.

4.a Para dar o seu Parecer sobre a Proposta do Sr. Corrêa Caldeira, acerca do perdão de Acto, e dispensa de Exames e Th^ses.

5.* Para tractar dos melhoramentos de agricultura e commercio dos vinhos do Alio Douro, e dos outros do Reino e Ilhas.

()." Para dar o seu Parecer sobre o Projeclo N." 41. do Sr. Benevides pura serem admitlidas na Alfândega-de Faro certas fazendas da classe ll.a da Pauta Geral.

2.° Representação da ilha da Madeira para o estabelecimento de uma Companhia de pesqui/as e la-v rã de minas.

Projecto N." 78 para a reducção dos direitos de importação do algodão estrangeiro, estampado nas» fabricas nacionàcs.

Projectos N.0" 71 A o 71 13, sobre ser igualada a alçada dos Juizes de Darnão e Diu á dos Juizes de Direito das Comarcas de Goa, e para ò* Governadores Geraes serem atictorisados a prover definitivamente os empregos, cujo vencimento não exceder a duas moedas por inez.

E tendo trabalhado desde as onze ate á uma da 'tarde, a e»ta ultima, -hora abre-se a Se.ii.aoj e acabado o expediente, tractar-hc-ha do Projecto1 N'." '1.7 sobre as Sele Canas; e das Inlerpcllações na ultima hora. E=lá levantada a Sessão. — Eram quatro horas c trcs aiiitrtos da tarde,.

O REDACTOR.

JOSÉ DB CASTRO FREIRES DE MACEDO

N." 20.

Presidência do Sr. Silva Sanchcx.

Chamada—r Presentes 98 Srs. Deputados Abertura— A. uma hora da tarde. Acta — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

DF.CI.AUAÇÕK.S : — l.a Do Sr. Maia. da Silva-^—de que o Sr. Barão de Almeirim não pôde comparecer á Sessão por se achar incommodado. — A Camará ficou inteirada.

2.a Do Sr. Sarmento — de que'o Sr. J. J. de Mat--tos não pôde comparecer á Sessão de hoje. — Inici-rada.

OFFICJOS:— Do Sr. Deputado Almeida c Silva,

cornrnunicando que, por incomrnodo de saúde, não

pôde comparecer ás próximas Sessões. — Inteirada.

ít2.° Do Sr. Holtreman, participando que lhe não

é possível comparecer á Sessão de'hoje.-—Inteirada

3." Do Ministério da Guerra, enviando uma Pro-.posta renovando a que se fox um 10 do Agosto de V o i.. •:>."— .J i.' N i f o — ! u :'> ci.

18'18, na quai sy concede urna pensFio ,a-D. Calha.-rina Krusse de Aragão, viuva do Major Joaquim de Freitas Aragão:—-A'' Comtnisiíáo de' l^a-cenda.

. 4.° Do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mencionando a dificuldade absoluta de se remeLt.ercm imirVedia-tamenle os modelos da escripturação observados cm cada uma das Contadorias dos diffcrentos Ministérios, e que lhe parecia se poderia vencer essa difíieuldade se a dita Commissão qui/esse commissio-nar algum ou alguns de seus Membros para irem a esta Secretaria ver e examinar iodos os modelos que portende, e apurar todos aquelles esclarecimentos de que se carecer. —:// Coinmixxrlo de l^az-cndu.

5." Um Requerimento d u dez OlViciacs do Exercito, pedindo uma medida Legislativa, que os indcru-nise da preterição que estão soffrendo.—si' Coin-missâo Militar