O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTCRNA DE 30 DE MAIO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.

José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral
Francisco José Machado

SUMMARIO

Lida a acta, o sr. Arroyo pede á mesa que lhe declare qual foi o resultado da eleição dos membros dos conselhos de administração e fiscal dos tabacos, porque não ouviu o que se leu na acta a este respeito. O sr. segundo secretario informa, e seguidamente é approvada a acta. - Dá-se conta da ultima redacção do projecto de lei n.º 58.

Na ordem da noite continua em discussão o orçamento rectificado, e usa largamente da palavra o sr. Ferreira de Almeida, proseguindo no seu discurso começado em uma das sessões anteriores. - O sr. Serpa Pinto, tendo pedido a palavra para antes de se encerrar a sessão, refere-se á noticia dada pelos jornaes com respeito a um tratado celebrado entre o governo inglez e algumas tribus do Zambeze. Responde o sr. ministro da marinha.

Abertura da sessão - As nove horas da noite.

Presentes á chamada 70 srs. deputados.

São os seguintes: - Serpa Pinto, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Antonio Caatello Branco, Baptista de Sousa, Guimarães Pedrosa, Moraes Sarmento, Pereira Carrilho, Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Barão de Combarjua; Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Eduardo Abreu, Eduardo José Coelho, Elizeu Serpa, Góes Pinto, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Feliciano Teixeira, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Firmino Lopes, Almeida e Brito, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Guilherme de Abreu, Sá Nogueira, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Teixeira de Vasconcellos, Correia Leal, Silva Cordeiro, Simões Ferreira, Amorim Novaes, Alves de Moura, Avellar Machado, Ferreira Galvão, José Castello Branco, Ferreira de Almeida, Eça de Azevedo, Abreu Castello Branco, Alpoim, Rodrigues de Carvalho, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Pinto Mascarenhas, Abreu e Sousa, Julio Graça, Julio Pires, Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Espregueira, Manuel José Correia, Martinho Tenreiro, Matheus de Azevedo, Miguel da Silveira, Dantas Baracho, Vicente Monteiro, Estrella Braga e Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Moraes Carvalho, Alfredo Brandão, Anselmo de Andrade, Antonio Villaça, Tavares Crespo, Miranda Montenegro, Augusto Ribeiro, Lobo d'Avila, Emygdio Julio Navarro, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Severino de Avellar, Izidro dos Reis, Santiago Gouveia, Alves Matheus, Oliveira Martins, José Maria de Andrade, Oliveira Matos, Santos Moreira, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Manuel d'Assumpção, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Marianno de Carvalho, Miguel Dantas, Pedro Monteiro e Pedro Victor.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello, Campos Valdez, Antonio Cândido, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Pereira Borges, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Fontes Ganhado, Jalles, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Bernardo Machado, Conde de Fonte Bella, Elvino de Brito, Mattoso Santos, Francisco Mattoso, Lucena e Faro, Soares de Moura, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Candido da Silva, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Joaquim da Veiga, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge de Mello (D.), Jorge O'Neill, Barbosa Colen, Pereira do Matos, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Guilherme Pacheco, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, Ferreira Freire, Barbosa de Magalhães, Simões Dias, Santos Reis, Mancellos Ferraz, Bandeira Coelho, Brito Fernandes, Marçal Pacheco, Marianno Prezado, Pedro de Lencastre (D.), Sebastião Nobrega, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torre, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Leu-se a acta.

O sr. Arroyo (sobre a acta): - Sr. presidente, pedi a palavra única e simplesmente para fazer uma pergunta a v. exa. Não se ouviu n'este lado da camara o que consta da acta sobre quaes foram os cavalheiros eleitos para os logares do conselho da administração e conselho fiscal dos tabacos. Peço por isso a v. exa. se digne informar-me a este respeito.

O sr. Secretario (José Maria de Alpoim): - Foram eleitos para o conselho de administaçSo, vogal effectivo o sr. Antonio Centeno, com 68 votos, e para substituto o sr. Francisco Limpo Lacerda Ravasco, com 53 votos.

Para o conselho fiscal foram eleitos, como vogal effectivo o sr. Vicente Monteiro, com 50 votos, e para substituto o sr. Mazziotti, com 51 votos.

Foi approvada a acta.

Deu-se conta da ultima redacção do projecto de lei n.° 58.

ORDEM DA NOITE

Continuação da discussão sobre o orçamento rectificado

O sr. Ferreira de Almeida: - Prosegue no seu discurso, começado em uma das sessões anteriores. Compara os orçamentos de Portugal com os de outras nações, para mostrar - que é perigosa affirmação de que o déficit colonial portuguez não deve assustar.

Sustenta que algumas despezas com a marinha e com o pessoal não devem ser tiradas ás colonias para pesarem sobre o orçamento da metropole. Que n'este caso estão tambem, a seu ver, os subsidios dos deputados do ultramar.

Refere-se longamente aos deficit das diversas províncias ultramarinas e manda para a mesa uma moção de ordem.

Fica ainda com a palavra reservada.

(O discurso será publicado em appendice, a esta sessão, quando s. exa. restituir as notas tachygraphicas.)

O sr. Presidente: - Tem a palavra o sr. Serpa Pinto, que a pediu para antes de se encerrar a sessão.

O sr. Serpa Pinto: - Vou ser muito breve, e se eu tivesse sabido que o sr. ministro da marinha está incommodado, nem mesmo teria pedido a sua comparencia para o fim da sessão, visto não me ter sido possível fallar antes da ordem da noite.

Peço desculpa a s. exa., e repito que, se o tivesse sabido, apesar da importância do assumpto, eu não teria concorrido para o incommodo de s. exa., forçando-o a conservar-se na sala até ao fim da sessão.

S. exa. sabe que ha dois dias tem apparecido nos jornaes a noticia de que o nosso consul no Cabo participou

99