O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1710

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 8 DE JULHO

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Carlos da Maia

Chamada — Presentes 62 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs. Affonso Botelho, Alvares da Silva, Braamcamp, Soares de Moraes, Carlos Maia, Quaresma, Brandão, Pinto de Albuquerque, David, V. Peixoto, Palmeirim, Barão da Torre, Bento de Freitas, Oliveira e Castro, Abranches, Almeida e Azevedo, Conde da Torre, Rebello de Carvalho, Cypriano da Costa, Domingos de Barros, Poucas Falcão, Celorico Drago, Bivar, Fernandes Costa, Abranches Homem, Ignacio Lopes, Borges Fernandes, Gomes, F. M. da Costa, Guilhermino de Barros, H. de Castro, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Almeida Pessanha, Macedo, Sepulveda Teixeira, Ferreira de Mello, Matos Correia, Neutel, Ortigão, Faria Guimarães, Silva Cabral, José Estevão, Alves Chaves, Costa e Silva, Sieuve de Menezes, Pinto de Almeida, Oliveira Baptista, Gonçalves Correia, José Paes, Batalhoz, Julio do Carvalhal, Camara Falcão, Sousa Junior, Murta, Pinto de Araujo, Migue Osorio, Modesto Borges, Monteiro Castello Branco, Charters, Thomás Ribeiro e Ferrer.

Entraram durante a sessão — Os srs. Moraes Carvalho, Ayres de Gouveia, A. B. Ferreira, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Dias da Silva, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, A. Pinto de Magalhães, Arrobas, Fontes, Pequito, Mazziotti, Lopes Branco, Antonio de Serpa, A. Peixoto, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Barão do Rio Zezere, Garcez, Ferreri, Cyrillo Machado, Cesario, Claudio Nunes, Conde de Valle do Reis, Faustino da Gama, Fernando de Magalhães, Fortunato de Mello, Amaral, Dias de Sá, Izidoro Vianna, Bicudo Correia, Pulido, Chamiço, Gaspar Pereira, Pereira de Carvalho e Abreu, Magalhães Lacerda, Blanc, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, João Chrisostomo, Roboredo, Aragão, Calça e Pina, Noronha e Menezes, J. Coelho de Carvalho, J. Pinto do Magalhães, J. A. Gama, Lobo d'Avila, J. A. Maia, Infante Pessanha, J. Guedes, Luciano de Castro, J. M. de Abreu, Rojão, Alvares da Guerra, Silveira e Menezes, Mendes Leal Junior, Freitas Branco, Mendes de Vasconcellos, Alves Guerra, Rocha Peixoto, Almeida Maia, Pereira Dias, Vaz Preto, Placido de Abreu, Ricardo Guimarães, Pitta, Moraes Soares, S. Coelho de Carvalho, Velloso de Horta, Teixeira Pinto, Visconde de Pindella e Visconde de Portocarrero.

Não compareceram — Os srs. Ferreira Pontes, Aristides, Seabra, Barão de Santos, Basilio Cabral, Carlos Bento, P. Coelho, Conde de Azambuja, Mendes de Carvalho, Sousa Machado, Simas, Ferreira da Veiga, Galvão, Figueiredo de Faria, Feijó, D. José de Alarcão, Frazão, Camara Leme, Affonseca e Simão de Almeida.

Abertura — Á meia hora da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

1.° Uma declaração do sr. Almeida Pessanha, de que o sr. Feijó, por motivo de molestia, não comparece á sessão de hoje e talvez a mais algumas. — Inteirada.

2.º Do sr. Batalhoz, de que por motivo justificado não pôde comparecer á sessão de 7 do corrente. — Inteirada.

3.° Um officio do sr. Bazilio Cabral, participando que não póde comparecer a algumas das sessões da camara por ter de ir tomar banhos thermaes na sua origem. — Inteirada.

4.° Do sr. Seabra, participando que em consequencia do seu mau estado de saude é forçado a saír da capital por algum tempo. — Inteirada.

5.° Do ministerio do reino, acompanhando os documentos, pedidos pelo sr. Serpa, relativos á diligencia administrativa feita na typographia universal. — Para a secretaria.

6.° Do ministerio da guerra, acompanhando os documentos, pedidos pelo sr. Coelho de Carvalho (Joaquim), relativos ao contrato feito pelo governo com o sr. Cascaes para escrever a historia militar do nosso paiz nos primeiros quinze annos d'este seculo. — Para a secretaria.

7.° Do ministerio das obras publicas, acompanhando os documentos pedidos pelo sr. Sieuve de Menezes, relativos ao estabelecimento do celleiro dos pobres na ilha Terceira. — Para a secretaria.

EXPEDIENTE A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS

1.° Requeiro que se inste pelas informações pedidas ao ministerio da guerra, em officio de 28 de maio de 1860, sobre o requerimento de Francisco Fournier, e que sejam depois enviadas á respectiva commissão. — Pereira de Carvalho de Abreu.

2.° Requeremos que, pelo ministerio do reino e repartição competente, se remetta a esta camara uma nota, da qual conste: 1.°, o contingente de recrutas que tocou a cada um dos concelhos do districto de Braga para o recrutamento do anno de 1860; 2.°, o numero de mancebos isentos ou excluidos do mesmo recrutamento em cada um dos ditos concelhos e os numeros que lhes caíram em sorte; 3.°, quantos dos não recrutas ou excluidos assentaram praça ou se substituiram legalmente, e os numeros que tinham no sorteamento; 4.°, quantos se intimaram para assentar praça, que