O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N." 88.

RELATÓRIO.

SENHORES:

V^OM os orçamentos da Receita e Despesa do Estado, que tive a honra de vos apresentar, ficaram descriptos opporlunamcnte os encargos que pesam sobre o Thcsouro, e os recursos precisos para lhes lazer face. No llelatorio que precede aquelles documentos, encontrareis, com todo o desenvolvimento possivcl, as razoes de calculo que me aconselharam a propor os meios, que ali se indicam, a íim de occorrer ás despesas do serviço. Com estas» o com os encargos extraordinários, de que lambem já dei conta, e que devem pesar no anno económico próximo futuro, íica completo o quadro das despesas a que me proponho occorrer com os meios que já deixei indicados -na respectiva Proposta de Lei, e 'que reputo suffi-cientes para a gerência da Fazenda no anno económico próximo futuro.

Também e ocioso fallar agora das medidas tomadas pelo Governo antes da reunião das Cortes. O que havia de importante, cm quanto ao Ministério a meu cargo, relativamente a essa época, foi tudo presente a esta Camará com os actos da ultima Dictadura, que ainde se conservam pendentes da sua consideração; c apenns me resta, por agora, dar-vos conta, como devo, dos créditos extraordinários e supplemcntares, que se abriram) pelos diííerentes Ministérios, c que constam.dos Documentos de n.° l a n.° 85, que vão juntos ao presenta Relatório.

Examinando aquelles documentos vereis que a somma d'estes créditos, cm relação a cada um dos Ministérios, para cujas despesas foram abertos, 6 a seguinte:

CRÉDITOS SUPPLEMENTARES.

Ministério do Reino......................................... 23:109/075

» da Fa/enda........................................ 12:921/978

» dos Estrangeiros..................'....____........... 38:470/029

74:501/082 CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS.

Ministério do llcino.........................................217:937/545

» da Fa/cnda....."................................... 40:302/004

» dos Estrangeiros..................................... 97:108/544

- 355:408/153

Para que a estás sommas, porém, sé ligue tão somente a altenção que cilas verdadeiramente merecem, cumpre advertir que nos créditos supplementares a favor do Ministério do Heino se comprehende o de 10:000/000 réis para as despesas corn a exposição dos productos de Industria Portugueza em Londres; — que na somma de 217:937/545 réis